Guia completo: como utilizar o marketing de influência para clínicas 

Guia completo: como utilizar o marketing de influência para clínicas 

O marketing de influência para clínicas vem ganhando cada vez mais destaque como uma estratégia para atrair novos pacientes, fortalecer a autoridade da marca e se conectar com o público de maneira mais próxima e humanizada. 

Como as redes sociais são parte da rotina de praticamente todo mundo, contar com a recomendação de uma figura de confiança pode ser um diferencial enorme para clínicas médicas, odontológicas, de estética e outras especialidades da saúde. 

Mas, ao contrário de outros segmentos, o marketing de influência na área da saúde exige cuidados redobrados. Questões éticas, regulamentações e o tipo de linguagem utilizada são determinantes para o sucesso (ou fracasso) da ação. 

Veja neste texto, como escolher os perfis ideais para marketing de influência na sua clínica, o que observar nas regras do CFM, como acompanhar os dados das campanhas e muito mais. 

O que é marketing de influência? 

Marketing de influência é uma estratégia em que marcas utilizam pessoas com grande alcance nas redes sociais, os influenciadores, para divulgar seus produtos ou serviços. Essas pessoas já possuem a confiança de um público específico e, por isso, podem ser uma ponte mais efetiva do que um anúncio tradicional. 

Esse tipo de marketing para clínicas, pode ajudar a desmistificar tratamentos, reforçar a credibilidade dos profissionais de saúde e atrair pacientes que talvez nunca descobrissem seus serviços por outros meios. 

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Como escolher influenciadores para sua clínica 

Um dos maiores erros ao usar marketing de influência para clínica é se deixar levar apenas pelo número de seguidores. Mais importante do que isso é entender se o influenciador: 

  • Tem valores alinhados com a sua clínica; 
  • Fala com um público que pode se interessar pelos seus serviços; 
  • Tem uma boa taxa de engajamento (comentários, curtidas reais, interação com os seguidores); 
  • É coerente e cuidadoso na forma de comunicar temas relacionados à saúde. 

Por exemplo, se sua clínica é focada em medicina preventiva, pode ser interessante montar um plano estratégico com de influenciadores ligados ao estilo de vida saudável. Se for uma clínica de dermatologia, perfis de beleza e cuidados com a pele podem fazer mais sentido. 

Muitas vezes, microinfluenciadores (perfis com 10 a 50 mil seguidores) geram melhores resultados do que grandes nomes, justamente por manterem uma conexão mais próxima com o público. 

Como fazer campanhas de influência para clínicas 

Depois de selecionar os influenciadores da área da saúde ideais, é hora de planejar as campanhas. Aqui vão os principais passos: 

1. Defina objetivos 

Você quer atrair pacientes? Aumentar o reconhecimento da sua clínica na região? Promover um novo serviço? Ter clareza do objetivo ajuda a definir o tom da campanha e os indicadores que serão analisados depois. 

2. Estabeleça um briefing detalhado 

É importante orientar o influenciador sobre o que pode e o que não pode ser dito, quais mensagens-chave devem estar presentes e qual o formato do conteúdo (story, vídeo, carrossel, live, etc.). O briefing também deve trazer as limitações éticas da área da saúde. 

3. Combine entregas e contrapartidas 

Pode ser por permuta ou por pagamento em dinheiro. O importante é formalizar tudo por escrito, definindo entregas (quantos posts, em quais datas, quais redes), formas de mensuração de resultados e possíveis cláusulas de exclusividade. 

4. Aposte na naturalidade 

Conteúdos muito roteirizados ou publicitários demais tendem a afastar o público. O ideal é que o influenciador fale com autenticidade, compartilhando a própria experiência com o serviço da clínica, desde o agendamento até o pós-atendimento. 

Regras e regulamentações para marketing de influência em saúde 

Ficar por dentro das regulamentações para marketing de influência em saúde é um dos pontos mais importantes. Diferentemente de segmentos como moda ou gastronomia, a área da saúde é regulada por conselhos profissionais que impõem regras rígidas sobre publicidade e divulgação de serviços. 

Para clínicas, por exemplo, é essencial seguir as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), especialmente a Resolução CFM nº 2.336/2023, que estabelece, entre outras coisas: 

O que é proibido: 

  • Depoimentos de pacientes ou influenciadores sobre resultados de tratamentos médicos. 
  • Promessas de resultados ou indução à cura. 
  • Usar médicos como celebridades ou influencers, principalmente com foco comercial. 
  • Divulgação de valores de consultas, pacotes ou procedimentos. 
  • Uso de linguagem sensacionalista ou autoengrandecimento. 

O que pode: 

  • Divulgação de informações educativas e informativas, sem cunho promocional exagerado. 
  • Postagens que promovam campanhas de saúde pública, prevenção e orientação médica. 
  • Indicação dos serviços oferecidos pela clínica, desde que feita com sobriedade. 
  • Participação de influenciadores que falem sobre a experiência geral com o atendimento (sem prometer cura ou resultado). 

Código de Defesa do Consumidor e Publicidade 

Além do CFM, o marketing de influência para clínica também precisa estar em conformidade com: 

  • Publicidade deve ser identificada: o influenciador precisa deixar claro que se trata de um conteúdo patrocinado (ex: #publi, #parceria, ou aviso claro). 
  • Proibição de propaganda enganosa ou abusiva. 
  • Influenciadores devem ter responsabilidade sobre o que divulgam, especialmente em saúde. 

Responsabilidade compartilhada 

Se uma clínica contrata um influenciador que infringe as normas do CFM ou o Código de Defesa do Consumidor: 

  • A clínica também pode ser responsabilizada. 
  • Médicos podem sofrer processos éticos e sanções, incluindo advertência ou suspensão do CRM. 

Boas práticas para fazer marketing de influência legal 

  • Contrate influenciadores com perfil informativo ou voltado à saúde, de preferência. 
  • Forneça briefings claros, proibindo menções a resultados, “milagres”, antes e depois, entre outros. 
  • Oriente o influenciador a não se posicionar como paciente satisfeito ou relatar tratamento específico. 
  • Use influenciadores para promover estrutura, atendimento humanizado, equipe multidisciplinar, e não o procedimento em si. 
  • Deixe os conteúdos com foco em educação em saúde, confiança, acolhimento, e não em “vendas”. 
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Como acompanhar os dados e resultados das campanhas 

Medir os resultados de ações com influenciadores na saúde é essencial para entender o que funcionou e ajustar estratégias futuras.  

Para isso, vale acompanhar métricas como o aumento nos agendamentos, o engajamento dos conteúdos publicados, os cliques em links personalizados, o tráfego para o site ou perfil da clínica e as interações dos seguidores nos comentários e mensagens. 

As ferramentas de marketing como Google Analytics, Instagram Insights e até relatórios compartilhados pelos próprios influenciadores são grandes aliadas nesse processo de acompanhamento e análise de desempenho. 

Para não errar 

Seja transparente: sempre que houver parceria, o conteúdo deve estar identificado como publicidade ou com hashtags como #publi ou #parceria. 

Capacite o time interno: recepcionistas e atendentes devem estar preparados para lidar com o aumento de demanda após uma campanha de influência. 

Mantenha coerência de imagem: se o influenciador apresenta sua clínica como moderna e tecnológica, seu atendimento precisa reforçar essa experiência. 

Aposte no longo prazo: relacionamentos contínuos com influenciadores tendem a gerar mais confiança do público do que ações pontuais. 

A aplicação consciente gera bons resultados 

O marketing de influência para clínicas pode ser uma ótima estratégia quando bem planejado e executado com responsabilidade. Ele aproxima a clínica do público de forma mais humana, cria conexões verdadeiras e amplia o alcance da sua marca. 

Mas lembre-se, é fundamental respeitar as regulamentações específicas da área da saúde, garantir que a mensagem transmitida esteja alinhada com os valores da clínica e, principalmente, mensurar os resultados para melhorar a cada nova campanha. 

Quer transformar sua presença digital e atrair mais pacientes com segurança? Invista em marketing de influência de forma ética, estratégica e inteligente, sua clínica (e seus futuros pacientes) agradecem. 

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Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
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