Indicação médica: como atrair mais paciente para sua clínica

Indicação médica: como atrair mais paciente para sua clínica

Quantas vezes, em conversa com colegas, amigos e familiares, você recebeu ou fez indicação de um serviço ou produto? Provavelmente, isso já aconteceu em vários momentos da sua vida. Agora, imagine, enquanto profissional da saúde, ter o seu serviço sendo indicado por outras pessoas. 

A indicação médica é, com certeza, uma das maneiras mais eficientes de conquistar novos pacientes, sem gastos com publicidade, apenas apostando no famoso boca a boca. Mas como fazer com que essa indicação aconteça? Quais estratégias adotar? Continue a leitura e confira algumas dicas. 

Prestar um excelente serviço

Obviamente, o primeiro ponto que resulta na indicação de pacientes, é, com certeza, a qualidade do serviço oferecido pela clínica. Ou seja, é essencial que o cliente sinta-se satisfeito desde o primeiro contato até o término do tratamento.

Para isso, a clínica precisa implementar estratégias que vão além do atendimento médico. É preciso, por exemplo, reduzir o tempo do paciente na sala de espera, enviar lembretes para os pacientes não esquecerem das consultas agendadas, manter o prontuário do paciente sempre atualizado, entre outras ações. 

Somente garantindo que o paciente está satisfeito, é possível contar com uma indicação médica que aconteça de forma espontânea. Assim, cada vez mais pacientes chegarão até a clínica por recomendação de outras pessoas já atendidas. 

Oferecer bônus por indicação

Outra forma de aumentar o número de indicações e conquistar novos pacientes é apostar em uma estratégia de descontos. Ou seja, os pacientes atuais da clínica podem receber algum bônus caso indiquem outras pessoas para contratar os serviços oferecidos. 

Essa é uma prática comum em muitos tipos de negócios e que pode funcionar muito bem em clínicas e consultórios. Nesses casos, o estabelecimento pode, por exemplo, dar descontos em valores ou oferecer serviços gratuitos para clientes que fizerem uma indicação médica. 

Dessa forma, além da clínica aumentar a fidelização do seu público atual, é uma chance de conquistar mais clientes, sem gastar dinheiro com publicidade, por exemplo. 

Indicação médica

Apresentar diferenciais ao público

Outro ponto que a clínica precisa se atentar é em se manter atualizada no mercado. Ou seja, é importante entender quais as novas demandas do público, o que a concorrência está oferecendo de novo e quais as novidades em produtos e serviços no mercado.

Por exemplo, é comum encontrar clínicas odontológicas que oferecem outros serviços, como harmonização facial, justamente por conta da demanda desse tipo de procedimento. Nesses casos, a chance dessas clínicas serem indicadas por mais pessoas acaba sendo maior, pois ela não fica limitada a determinados serviços. 

Claro que essa não é uma regra, mas vale a pena observar as tendências e entender de que forma a clínica pode se adequar a elas. Assim, fica mais fácil alcançar mais pessoas e, consequentemente, mais indicações. 

Buscar por feedbacks

Conquistar indicação médica significa, entre outras coisas, que os serviços oferecidos estão sendo executados com excelência. Excelência essa capaz de conquistar o público a ponto dele recomendar a clínica para outras pessoas. 

Mas e quando essas indicações não acontecem, é sinal de que a clínica precisa de melhorias? Bom, para responder a essa pergunta é importante ir direto à fonte, ou seja, conversar com os próprios pacientes. 

Só assim é possível entender em quais pontos a clínica precisa melhorar, para que os clientes recomendem os serviços para outras pessoas. Dessa forma, a dica é enviar pesquisas de satisfação aos pacientes, solicitando que eles avaliem a clínica e deixem seus comentários sobre os serviços. 

Por meio dos feedbacks recebidos, será possível compreender quais os pontos fortes e fracos do negócio e focar em maneiras de melhorar o que precisa de atenção. Trabalhando nessas melhorias, com certeza facilitará aos pacientes indicarem a clínica a outras pessoas. 

marketing médico

Apostar em marketing 

Durante este conteúdo, falamos sobre como a indicação médica feita por meio do boca a boca pode ser barato para clínicas. Isso porque, é uma estratégia que não exige investimento em marketing. 

Porém, isso não significa que o investimento em marketing deixe de ser uma opção. Pelo contrário, uma comunicação bem feita também pode facilitar no processo de indicações. Imagine, por exemplo, que em uma roda de conversa alguns amigos estejam falando sobre o desejo de realizar um procedimento estético. 

Em uma situação como essa, é comum alguém citar uma propaganda que viu em algum canal ou falar sobre uma publicação nas redes sociais sobre determinada clínica. Ou seja, apostar em estratégia de marketing digital para médicos também é algo promissor na hora de aumentar as indicações. 

Realizando ações inteligentes de marketing médico, a clínica consegue ganhar mais espaço em diferentes canais. Além disso, ela pode ser facilmente lembrada até mesmo por pessoas que ainda não contrataram nenhum serviço, mas que mesmo assim se sentem seguras em indicar a clínica.

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Acompanhe outras dicas

Gostou deste conteúdo e deseja receber mais dicas sobre como atrair pacientes para sua clínica? Então, acompanhe outros conteúdos produzidos em nosso blog. Há muitas informações interessantes para você!

Para começar, que tal conferir o blog post: Dicas para conquistar novos pacientes para clínica? Acesse e veja como atrair mais pessoas para seu negócio e, consequentemente, aumentar a lucratividade.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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