A SOS Dr. é uma rede de clínicas especializada em saúde preventiva, que possui quatro anos de atuação. Com duas unidades em São Paulo, já atendeu mais de cem mil pacientes e possui um time composto por 28 colaboradores, entre eles médicos de várias especialidades.
Para fazer a gestão da clínica médica, organizar todo o time, atender os pacientes com mais qualidade e garantir o crescimento da empresa, a SOS Dr. conta com auxílio do Clínica nas Nuvens em todos os processos, desde dezembro de 2021.
De acordo com o cofundador da empresa, Caio Augusto da Penha Mestriner, desde o início do empreendimento se percebeu a necessidade de implementar um software na gestão e, após testar outros sistemas, contratou o Clínica nas Nuvens.
“Chegamos até o software fazendo uma pesquisa e pegando indicações com outros players no mercado, porque a gente precisava de um sistema mais completo, que pudesse atender nossas necessidades, deixando a clínica mais organizada e garantindo mais segurança nos processos internos”, explica.
Desde então, o objetivo de contratar um software que melhorasse os resultados, foi alcançado pela empresa. “Com o Clínica nas Nuvens, a gente realmente conseguiu melhorar os processos internos. O sistema tem ‘travas’ boas, que conseguem garantir que as coisas não saiam do padrão, não saiam do combinado e também mantenham tudo mais organizado”, pontua Caio.
Um software que automatiza os processos
Hoje, utilizar papel e caneta para fazer a gestão da clínica médica é um processo retrógrado, que exige mais tempo na organização e reduz a qualidade dos processos realizados.
No entanto, ao utilizar um software médico, tudo se torna digital, otimizando o trabalho da equipe e garantindo mais qualidade no atendimento prestado aos clientes.
Um exemplo, é a facilidade que o prontuário eletrônico oferece para clínicas que desejam modernizar a forma de atender e arquivar os dados dos clientes. Por meio da ferramenta, é possível, por exemplo, manter todo o histórico do paciente armazenado na nuvem, de forma prática e segura.
“Nossos prontuários estavam basicamente todos em papel. Através do sistema, conseguimos tornar tudo eletrônico. Então, hoje, quando o doutor precisa de alguma informação ou o paciente pede o prontuário dele por algum motivo, é muito mais simples, porque a gente entra no cadastro do paciente e está tudo lá, com todos os documentos arquivados, tudo num único lugar”.
Além do prontuário, um software de gestão ajuda também a automatizar outros processos. Na SOS Dr., por exemplo, a equipe automatizou as etapas de atendimento utilizando o Clínica nas Nuvens.
Isso porque, o sistema permite prosseguir com o atendimento do paciente, apenas se o procedimento já estiver pago. Dessa forma, caso o paciente esteja inadimplente, o sistema indica essa pendência à equipe.
Equipe contente e pacientes satisfeitos
Hoje, a SOS Dr. oferece serviços de mais de 20 especialidades e realiza exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, raio x, mamografia, densitometria óssea e exames laboratoriais.
Para garantir que os profissionais de todas essas áreas mantenham sua rotina dentro da clínica sempre organizada e ágil, é necessário que o software de gestão seja fácil de usar. E isso é uma das prioridades do Clínica nas Nuvens.
“Óbvio que teve uma certa dificuldade no início, quando o sistema foi implementado, porque qualquer mudança exige readaptação. Porém, o Clínica nas Nuvens é um sistema muito amigável, simples e didático. Para a equipe, isso foi uma vantagem muito grande”, afirma Caio.
Assim como a equipe ficou mais contente com a melhora dos processos e a facilidade de realizar a gestão da clínica médica, os clientes da SOS Dr. também vem sentindo o impacto positivo na forma de serem atendidos, seja por meio da agilidade do médico acessar seus dados, como na hora de agendar uma consulta.
“O sistema melhorou no sentido de facilitar a vida. Hoje, é mais rápida a questão dos prontuários, em que os próprios doutores podem atender no sistema. Além disso, o fato do software permitir integração com a IA.LUI, facilitou muito pro paciente que pode fazer um agendamento diretamente pelo WhatsApp, por exemplo”.
De fato, hoje, o agendamento online é uma das grandes vantagens que um software médico oferece para clínicas. Por meio dessa ferramenta, além dos pacientes agendarem as consultas com mais autonomia, é possível enviar mensagens automatizadas dias antes da consulta, solicitando a confirmação do horário.
Assim, caso o paciente dê ok no agendamento, o sistema recebe a confirmação automaticamente. Da mesma forma, se o paciente não puder comparecer, a secretária da clínica consegue encaixar outra pessoa no lugar, evitando buracos na agenda.
Em um ano, melhores resultados
Durante esse ano utilizando o software na gestão da clínica médica, a SOS Dr. conseguiu melhorar seus resultados, aumentando o número de agendamentos e mantendo o faturamento sempre alto.
“Em relação a avaliação do software, para mim é nota dez. A parceria vem avançando cada vez mais. E não só indicaria, como eu sempre indico o sistema quando alguém pergunta”, finaliza Caio.
E se assim como a SOS Dr., você deseja melhorar os processos internos e fidelizar os pacientes, conheça o software que já conquistou mais de 14 mil profissionais, graças às funcionalidades disponíveis no sistema.
Aproveite também, para conferir como o software vem ajudando a Dome Núcleo Avançado a melhorar a gestão da clínica médica e desenvolver um marketing mais assertivo para a conquista de pacientes.