Compartilhar Inscreva-se

Gestão de clínica: dicas para ter mais lucratividade

Gestão de clínica: dicas para ter mais lucratividade

Gestão de clínica não é fácil. Demanda muito planejamento, determinação, investimento em pessoas e tecnologia, além de um trabalho em equipe que faça a diferença no dia a dia da clínica.  

Se em qualquer setor de trabalho, o ambiente de gestão é sempre um desafio e um cargo que requer muito conhecimento e responsabilidade, na administração de clínicas não é diferente.

De fato, o aumento de performance e a melhoria na lucratividade possuem total sintonia com os recursos empregados na parte de gestão da clínica, pois é nesse setor que as decisões mais importantes são tomadas.

Neste texto vamos trazer algumas dicas que podem ser úteis para você que deseja saber mais sobre a questão da gestão de clínica médica e como melhorar o desempenho do seu negócio.

Acompanhe nosso conteúdo na sequência e fique por dentro das recomendações!

Tenha total clareza nos dados da empresa

Todas as empresas, seja no âmbito da gestão de clínica ou outra área profissional, precisam ter as informações e os dados relevantes ao seu negócio devidamente estruturados, controlados e bem alinhados, para que possam servir aos anseios e metas estabelecidas.

Saber como e quais informações devem ser capturadas, segmentadas e analisadas, para que se possa ter uma visão ampla do negócio, é essencial para o gestor de saúde compreender como conquistar a prosperidade da empresa.

Na gestão de clínicas médicas, o ideal é investir no Business Intelligence (BI) e integrar os dados colhidos, para definir as estratégias certas, os melhores processos e ter um desempenho muito mais positivo.   

Com o Business Intelligence do Clínica nas Nuvens (software para clínicas), por exemplo, é possível analisar ou mesmo criar vários indicadores para acompanhar a performance da clínica, como indicadores de atendimento, de custos, indicadores financeiros, de faturamento, de glosas, dentre outros.

Business Intelligence para clínicas

Foque no planejamento de recursos da clínica

Se você ainda não ouviu falar em ERP para clínicas, chegou o momento de conhecer um pouco sobre o que significa essa sigla e como ela pode ajudar sua clínica a melhorar o rendimento.

ERP, que em inglês significa Enterprise Resource Planning, ou seja, algo como planejamento de recursos da empresa, é uma série de ferramentas e ações que tem a função de organizar e melhorar a eficiência de processos na gestão de clínicas.

Para que essa otimização de rotinas aconteça com total eficácia, é preciso contar com um software para clínicas que seja capaz de gerir e integrar os mais diversos setores do ambiente de trabalho.

A ideia é aumentar a produtividade, controlar estoques, recursos, conectar setores com mais agilidade, facilitar a vida dos profissionais, diminuir o tempo de espera dos pacientes, dentre outras possibilidades.

Nesse sentido, o Clínica nas Nuvens é um software médico que tem a capacidade de ajudar sua clínica em todas essas questões e muitas outras, pois conta com várias funcionalidades que proporcionam uma experiência inovadora e satisfatória, tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

Acompanhe o fluxo de caixa da sua clínica

Por mais óbvio que possa parecer, nem toda empresa cuida adequadamente dessa parte e, por isso, acaba tendo problemas para controlar as contas e projetar os investimentos futuros.

É muito importante que sua clínica tenha total controle do fluxo de caixa. O profissional responsável precisa acompanhar o que entra e o que sai em termos de valores, de forma organizada e responsável.

Tendo uma padronização nesse sentido, ou seja, cuidando do dinheiro movimentado no mês e ano ou pelo período de tempo que for estabelecido, é possível construir um caminho para alcançar novos objetivos e melhores resultados.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Crie um cartão de benefícios para lucrar mais

O cartão de benefícios é uma estratégia de negócios bastante utilizada hoje em dia, pelas mais variadas empresas, dos mais diversos nichos. 

Na área da saúde, mais especificamente em relação às clínicas, é muito interessante investir em um cartão de benefícios, já que o paciente acaba percebendo um diferencial em relação a outras clínicas.

Além disso, não apenas o paciente tem vantagens, visto que o cartão pode proporcionar descontos em consultas, produtos ou procedimentos, mas a própria clínica sai ganhando, pois aumenta a fidelização e gera um ganho recorrente, com o pagamento da mensalidade do cartão.

Invista em marketing médico para subir de nível

Investir em marketing é uma premissa básica para o gestor da clínica que deseja se destacar no mercado. A probabilidade de melhorar o posicionamento no mercado aumenta muito com boas estratégias de marketing. 

O marketing médico é uma funcionalidade do Clínica nas Nuvens, que oferece ótimas ferramentas para sua clínica subir de nível, melhorar o valor de marca e despontar como uma empresa à frente da concorrência.

Com essa funcionalidade, você tem recursos como listas customizadas, envio de e-mails personalizados, criação de lembretes de aniversário, confirmação automática de consultas, integração com chatbot e com a ferramenta de automação RD Station e o software Pipedrive, além de muitas outras possibilidades.

marketing para clínicas

Fique por dentro!

Então, gostou do nosso conteúdo sobre gestão de clínica? Comente, compartilhe e acompanhe nosso blog. Se preferir, assine nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos disponibilizados.

Você também pode pedir uma demonstração gratuita do Clínica nas Nuvens e conferir todas as funcionalidades do nosso software de gestão para clínicas. 

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.