O mercado da saúde é um negócio gigantesco, englobando novas tecnologias, equipamentos e softwares, principalmente na área digital. De acordo com a Global Market Insight, ele irá movimentar quase 400 bilhões em todo o planeta até 2024.
Essa informação inspirou a criação deste post, que fala de um tema que já faz parte do dia a dia de muitos profissionais da saúde. Veja dados sobre os gadgets para médicos: o que são e quais são os tipos mais importantes. Boa leitura!
Entenda o que são gadgets para médicos
Os gadgets para médicos são equipamentos portáteis criados para simplificar o trabalho dos profissionais de saúde e ajudar os pacientes. De fato, o principal objetivo desses aparelhos é fazer com que os profissionais realizem as funções de forma mais prática e dinâmica, melhorando a vida dos pacientes.
Os gadgets para médicos são focados, principalmente, na questão do monitoramento, fazendo medições de batimentos cardíacos, por exemplo. Também existem os chamados atuadores, ou seja, que executam uma função, como aplicar uma dosagem de insulina no paciente.
Além disso, há os gadgets para médicos que podem ser “vestidos”, chamados wearables. Como as smartbands (pulseiras inteligentes) e os smartwatches (relógios inteligentes), eles oferecem muitos recursos importantes para a área da saúde.
É importante ressaltar que a evolução da tecnologia não substitui a relação pessoal entre médico e paciente. Porém, é inegável que os gadgets para médicos são cada vez mais imprescindíveis para a coleta de exames, diagnósticos e tratamentos de doenças.
Tipos de gadgets para médicos
Equipamentos como o oxímetro foram muito úteis durante a pandemia de COVID-19. Aliás, esse é um bom exemplo de como a tecnologia dos gadgets pode ser uma grande aliada em clínicas, consultórios e hospitais.
No campo da saúde, existem três tipos de gadgets. Eles se dividem em prevenção, tratamento e diagnóstico e acompanhamento. Confira as especificações de cada um deles abaixo.
Entenda o que são os gadgets de prevenção
Os gadgets de prevenção são os dispositivos que têm a missão de monitorar o paciente rotineiramente. O objetivo principal é prevenir doenças e o possível agravamento da situação clínica do paciente.
Imagine um atleta, profissional ou amador, que precisa, constantemente, conferir a condição física, os batimentos, a pressão arterial, a oxigenação, a queima de calorias, etc. Com a utilização dos gadgets eletrônicos, é possível fazer esse monitoramento e repassar isso ao médico que acompanha as atividades.
No mais, esses gadgets inovadores, voltados para prevenção, são muito úteis no planejamento de atividades. Entre os equipamentos que se enquadram nesse tipo, é possível citar medidores de ondas cerebrais, contadores de passos e controladores de ingestão de água.
Conheça os gadgets de diagnóstico + acompanhamento
Os gadgets de diagnóstico e acompanhamento servem para o médico ter em mãos informações precisas da condição do paciente, tomando as melhores decisões diante do diagnóstico apresentado.
Nesse sentido, por exemplo, uma pessoa com diabetes utiliza o gadget para medir glicemia para acompanhar os níveis de glicose no sangue e, consequentemente, agir da maneira mais adequada em caso de emergência.
Outro gadget importante é o aparelho para detectar queda de pessoas idosas. Esse equipamento é ligado a uma central de monitoramento e, caso o idoso sofra uma queda, avisa os profissionais de saúde.
Entenda a função dos gadgets de tratamento
Os gadgets de tratamento são destinados aos tratamentos de doenças ou males que afetam as pessoas de forma permanente ou temporária. Entre vários equipamentos, é possível citar o medidor de insulina, o marca-passo e o aparelho auditivo.
Também é possível destacar o gadget eletromagnético, bastante conhecido e muito utilizado para tratar estiramentos, torções e dores musculares, por meio de pulsos elétricos.
Vendas expressivas de gadgets no campo da saúde
Como já foi mencionado, durante a pandemia, os gadgets de Medicina tiveram um aumento de vendas. Diante disso, os aparelhos com mais destaque são os chamados vestíveis, que ganham novos recursos e se tornam cada vez mais tecnológicos.
Só no Brasil, entre 2020 e 2021, auge da pandemia, de acordo com a Amazon, a venda de balanças aumentou em até 950% em certas regiões. Além disso, as smartbands, tiveram um grande crescimento de vendas.
Assine a newsletter
Curtiu o artigo sobre os gadgets na área da saúde? Então comente, compartilhe e assine a newsletter para ficar informado sobre os novos materiais publicados no blog. Há conteúdos interessantes sobre o universo da Medicina, das clínicas e de assuntos correspondentes.
Você também pode gostar destes conteúdos: