A solução ideal para atender às mudanças no comportamento do consumidor é a estratégia omnichannel em clínicas. Essa medida tem sido muito difundida em diversos tipos de empresas, de distintos setores, inclusive no da saúde. São muitos os seus benefícios, como melhor potencial competitivo, mais agilidade e melhor experiência do paciente.
Na verdade, esse serviço permite que os clientes não sintam nenhuma diferença quando entram em contato com os seus diferentes canais de acesso. A experiência deve ser a mesma, não importa qual plataforma seja utilizada.
No entanto, você sabe como implementar uma estratégia omnichannel em sua clínica? Neste post, daremos algumas dicas. Confira!
Invista em tecnologia
Sem uma estrutura técnica enxuta e dinâmica, é quase impossível que as clínicas ou instituições médicas implementem serviços omnichannel. Principalmente porque você precisa garantir o acesso, a utilização e a qualidade do atendimento de cada canal. Por exemplo, é inútil prestar serviços nas redes sociais e passar alguns dias respondendo a e-mails.
A fim de aparecer na maior quantidade de canais, eles devem estar devidamente integrados, e para o serviço ter qualidade, você precisa de um software que faça o trabalho por você, automatizando e gerando informações de qualidade.
Analise a jornada do paciente
No entanto, tudo começou com a investigação de como o paciente foi ao médico. Por exemplo, uma instituição especializada em medicina estética encontrará um perfil completamente diferente de uma clínica de diagnóstico por imagem.
Além de compreender como os pacientes se comportam, os canais que mais usam também devem ser determinados. Dessa forma, você pode definir as prioridades desde o início, tornando a implantação mais fácil. O fato é que será mais complicado caso você tente concluir todas as operações de uma só vez.
Treine a equipe
Isso é novo para a equipe, e a equipe também precisa se adaptar e, principalmente, desenvolver uma cultura omnichannel para promover e incentivar a participação. Além disso, a equipe de funcionários precisará de treinamento para operar novos sistemas, novos aplicativos e novas soluções, que são essenciais para esse modelo.
Esteja presente em diversos canais
A estratégia omnichannel, com o objetivo de minimizar gargalos encontrados por pacientes ao se conectarem com diferentes plataformas, propõe que os variados canais disponíveis pelos serviços de saúde estejam devidamente conectados e funcionem de modo integrado.
Isso quer dizer que os dados do paciente precisam ficar disponíveis em todos os canais. Inclusive, precisa ser atualizada a jornada do seu paciente em tempo real, a fim de oferecer um atendimento mais ágil.
Além disso, o paciente precisa ter autonomia para poder escolher o canal que prefere utilizar. Por exemplo, em vez de receber lembretes por e-mail, SMS e telefone, somente um deles será escolhido. No entanto, todas as plataformas precisam estar integradas.
É importante ressaltar que a estratégia omnichannel é uma tendência significativa e, em um futuro próximo, todas as empresas deverão adotar esse modelo. O motivo é que os clientes usam vários canais todos os dias. Ademais, vale lembrar que é primordial ter um software para ajudar na gestão dessa estratégia em sua clínica.
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