Paciente não compareceu à consulta: por que isso acontece?

Paciente não compareceu à consulta: por que isso acontece?

O paciente não compareceu à consulta agendada nem avisou que iria faltar. Infelizmente, esse é um problema recorrente em clínicas, o que pode ser prejudicial para o andamento dos negócios. 

Então, por que isso acontece e como evitar que o paciente falte à consulta? Para ajudar você a solucionar essas questões, desenvolvemos este conteúdo com informações importantes. Continue a leitura e confira. 

Por que os pacientes faltam às consultas?

Os motivos por que o paciente não compareceu à consulta podem ser muitos, desde o surgimento de imprevistos até o esquecimento do horário agendado. 

Em muitos casos, a consulta é deixada em segundo plano, por conta dos demais compromissos que aquele cliente possui. A seguir, confira as principais causas disso e saiba como evitar esse tipo de problema. 

1. Compromissos e imprevistos

Nesta primeira situação, o paciente quer ir à consulta, mas esquece que já tem um compromisso no mesmo dia e horário ao marcá-la, pois não confere a própria agenda. Dessa forma, a consulta médica é deixada de lado, pois ele coloca o outro compromisso como prioridade.

Para evitar esse tipo de problema, é importante verificar com o paciente, no momento do agendamento da consulta, quais horários estão disponíveis e se ele não tem nenhum compromisso previamente marcado. 

Além disso, ligar para o paciente alguns dias antes da consulta agendada para confirmar o horário é uma boa maneira de lembrá-lo de comparecer ou, então, desmarcar a consulta. 

Também é interessante contar com uma agenda médica online. Assim, caso ocorra algum imprevisto um dia antes da consulta agendada, o próprio paciente consegue reagendar.

agenda médica online

2. Esquecimento

Diferentemente dos casos em que o paciente não compareceu à consulta por conta de outro compromisso, o não comparecimento por esquecimento ocorre quando o paciente realmente não se lembrou de que havia uma consulta agendada para determinado dia. 

Na maioria dos casos, isso pode ser interpretado como uma falha exclusiva da clínica, que não se preocupou em enviar um lembrete ao paciente sobre o compromisso. 

Portanto, para evitar isso, o ideal é contar com uma ferramenta tecnológica eficiente que auxilie nessa tarefa, enviando mensagens automáticas aos pacientes com avisos sobre os agendamentos realizados. Dessa forma, é possível reduzir, e muito, a chance de ele esquecer a consulta e não comparecer à clínica. 

3. O retorno não é visto como importante

Muitos tratamentos exigem várias consultas de retorno para verificação da evolução da doença e do sucesso de um determinado tratamento. Porém, após os sintomas iniciais passarem, muitos pacientes não percebem a importância de voltar ao médico após a primeira avaliação.

Para evitar pacientes ausentes por esse motivo, os profissionais devem mostrar que exames e consultas subsequentes são essenciais para a boa avaliação do paciente e que o não comparecimento pode trazer riscos sérios à saúde dele.

Além disso, vale enviar e-mails ao paciente com conteúdos que reforcem a importância do retorno da consulta. Em alguns casos, ligar e conversar pode ser a opção mais eficaz, dependendo do público que a clínica possui. 

4. O paciente não se dá bem com a equipe

Caso não goste do atendimento do médico ou de outro profissional presente na clínica, dificilmente uma pessoa terá vontade de retornar, independentemente das recomendações médicas ou do agendamento de uma consulta posterior.

Por isso, é importante que todos os trabalhadores da clínica recebam instruções e treinamento para lidar com os pacientes da maneira mais educada, ética, respeitosa e empática possível, o tempo todo. 

Principalmente os médicos devem ter foco em desenvolver uma boa relação com o paciente. Qualquer desvio dessa conduta pode resultar na evasão do paciente que, por se sentir desconfortável, deseja se manter longe da clínica.

Para saber mais sobre como manter uma relação de qualidade com o cliente durante toda a jornada dele na clínica, acesse o conteúdo: Atendimento médico: como garantir a satisfação do paciente.

5. Longo tempo de espera nos atendimentos

Clínicas desorganizadas, que marcam um horário com o paciente, mas só o atendem muito tempo depois de ele chegar ao estabelecimento, correm risco de perder clientes por impaciência ou compromissos inadiáveis.

Da mesma forma, a demora para responder o paciente pelos canais de comunicação utilizados na clínica também é um problema. Por exemplo, se o paciente chamou no WhatsApp falando sobre o agendamento de um serviço, mas levou horas para ser respondido, a chance de ele perder o interesse é grande.

Assim, para qualquer serviço de saúde, é fundamental utilizar um bom software para clínicas, que possibilite o controle rígido da agenda médica e dos prazos sob os quais seus profissionais trabalham, além de auxiliar no retorno ágil aos pacientes quando entram em contato. 

Com uma gestão organizada, é muito mais fácil manter um fluxo eficiente de pacientes, prevenir longos atrasos e garantir que os pacientes sempre voltem à clínica, evitando a falta na consulta. 

Software para clínicas

Conte com a tecnologia para reduzir a falta dos pacientes

Como você viu ao longo deste texto, se o paciente não compareceu à consulta, talvez sua clínica esteja falhando em algum processo. Felizmente, hoje, a tecnologia é uma aliada, entregando soluções eficientes para a resolução desse problema. 

Com um software para clínicas, por exemplo, é possível organizar melhor a agenda médica, evitar demora nos atendimentos, enviar mensagens automatizadas aos pacientes e muitos mais. Conheça mais sobre os benefícios que um sistema médico oferece para reduzir a falta dos pacientes.

sistema para clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se