E-mail marketing para clínicas: como funciona e benefícios

E-mail marketing para clínicas: como funciona e benefícios

Investir em publicidade e propaganda é fundamental para criar uma imagem positiva e sólida para a sua empresa. No caso dos estabelecimentos de saúde, isso também é relevante para conferir maior credibilidade e manter os pacientes informados sobre ações promocionais e novidades.

O e-mail marketing para clínicas é uma estratégia simples, econômica e bastante eficiente. Afinal, você fica em contato direito com seus pacientes de uma maneira mais pessoal do que a propaganda convencional.

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Entenda o que é e-mail marketing

A comunicação feita com uso do e-mail marketing é uma estratégia do marketing digital que se utiliza do endereço eletrônico para realizar ações diretas de publicidade e relacionamento com sua audiência. Não se trata de enviar e-mails em massa ou de maneira indiscriminada, mas sim de criar estratégias pautadas em um contato mais direto com o cliente.

É um ótimo recurso para divulgar aos seus pacientes novos serviços, ações promocionais, informações relevantes, horários especiais e a adesão de novos profissionais na sua equipe, por exemplo.

Você pode ainda utilizar o e-mail para avisar aos pacientes que está na hora de marcar um horário de retorno, confirmar consultas, parabenizá-los em datas especiais e realizar pesquisas de satisfação.

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Saiba como funciona essa ferramenta

Para utilizar o e-mail marketing para clínicas você vai precisar de uma lista de e-mails. No entanto, a forma como as informações são obtidas contam muito para o sucesso da ação. Evite comprar listas prontas. Ao registrar o paciente, peça seus dados eletrônicos e informe que eles serão utilizados para o envio de informações relevantes.

O maior desafio é fazer com o que o paciente abra o e-mail e realize as ações que você o convida a fazer a partir daí. Evite o envio de mensagens muito genéricas ou sem utilidade. Quanto mais o paciente pensar que aquele e-mail foi escrito especialmente para ele, melhores são os resultados.

Não se esqueça de inserir links no e-mail que direcionem o usuário para um site ou aplicativo onde ele possa cumprir alguma ação. Confirmar a consulta, inscrever-se em uma promoção ou conhecer um serviço novo, por exemplo. Caso contrário, pode ser que ele simplesmente se esqueça de entrar em contato mais tarde.

Conheça as principais vantagens do e-mail marketing para clínicas

Se utilizada de maneira correta, essa ferramenta melhora incrivelmente seu relacionamento com os pacientes e gera muitas vantagens para a clínica. Como se trata de uma forma de interagir diretamente com os pacientes, você tem um controle maior dos resultados e consegue saber quantas pessoas de fato abriram as mensagens e clicaram nos links.

Uma das maiores vantagens é o preço do investimento neste recurso. O e-mail marketing tem um custo bem mais baixo se comparado a outras estratégias de marketing, como o uso de material gráfico ou a divulgação na mídia tradicional. Além disso, essa estratégia apresenta um percentual de retorno bem atrativo, especialmente se executado adequadamente.

Outra vantagem é a facilidade de elaboração. Criar uma campanha é bem simples e exige procedimentos pouco complexos. Além disso, você consegue extrair relatórios muito precisos e acompanhar os resultados de perto, o que é mais difícil em iniciativas mais abrangentes.

O atendimento personalizado também é outro fator muito positivo. Você pode separar os pacientes por categorias e enviar materiais específicos para cada um deles. Assim, você melhora o relacionamento com as pessoas e consegue até mesmo fazer o agendamento de consultas, enviar lembretes e acompanhar tratamentos periódicos.

Utilizar o e-mail marketing para clínicas é uma ótima estratégia. É barato, prático e bastante eficaz. Uma boa publicidade por e-mail precisa ter uma lista de e-mails real, material específico, personalizado e sem exageros.

Capriche nos links para ações no website da clínica, desenvolva textos claros, objetivos, sucintos no assunto e convide o usuário a tomar alguma ação. Assim, você consegue mais que pacientes eventuais e fideliza-os por meio da criação de um vínculo entre eles e a sua marca.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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