Documentação odontológica: tudo que você precisa saber 

Documentação odontológica: tudo que você precisa saber 

Registrar as informações e manter a documentação odontológica guardada com cuidado e segurança são essenciais para manter um bom histórico do paciente, acessível a qualquer momento. 

Imagine ter apenas 1h para apresentar um documento do paciente à justiça, sua clínica conseguiria ou você perderia dinheiro com multas? Em situações como processos judiciais e pagamentos de seguros de vida, pode ser necessário esclarecer o histórico do paciente. 

Caso a clínica ou o dentista não apresente as documentações odontológicas do paciente, poderá ter que pagar danos morais ao paciente.  

 No Brasil, a guarda de prontuário médico tem prazo de 20 anos, a partir do último registro realizado. Sua clínica está preparada para guardar com segurança o prontuário do paciente durante todo esse tempo? 

Continue a leitura para saber mais pontos importantes da documentação na odontologia. 

sistema para clínica odontológica

Importância da documentação odontológica 

A documentação odontológica é o conjunto de informações relacionados a saúde bucal de um paciente registradas e armazenadas. Essa documentação inclui diversos dados como histórico médico, registros de tratamentos anotações clínicas, entre outras. 

O Código de Ética Odontológico determina que: 

“É obrigatória a elaboração e a manutenção de forma legível e atualizada de prontuário e a sua conservação em arquivo próprio seja de forma física ou digital.” (Art.17) 

E que: 

“O dentista é responsável pela documentação odontológica elaborada em decorrência de seu trabalho profissional. (Art. 14). 

Ou seja, trata-se de um processo muito importante (e obrigatório) por conter informações que constituem um histórico do paciente, facilitam o diagnóstico, ajudam a planejar tratamentos eficientes e a monitorar a evolução ao longo do tempo. Mas não se limita a isso.  

A documentação é necessária para facilitar a comunicação entre diferentes profissionais de saúde, por isso é necessário que esteja sempre completo e claro. Também leva em conta como evidência ética e legal em caso de litígios e reclamações, protegendo tanto o paciente quanto o profissional. 

Por fim, os registros do paciente desempenham um papel fundamental na identificação pessoal em situações de óbito. Eles são considerados meios primários de reconhecimento. 

Também existem os casos em que é necessário apresentar o histórico do paciente à justiça, para verificação. Caso o documento não seja apresentado à justiça, pode ser necessário que a clínica pague multa. 

Tipos de documentação odontológica   

A documentação odontológica pode conter diversos tipos de registros que são essenciais para a rotina do dentista e o atendimento ao paciente. Existem aqueles que são mais comuns e outros que aparecem eventualmente.  

Continue lendo e conheça os tipos de documentação odontológica

Anamnese odontológica: coleta de informações sobre a saúde geral, histórico médico e odontológico do paciente; 

Exame clínico: avaliação detalhada da boca, dentes, gengivas, língua, mucosas e estruturas adjacentes; 

Radiografias dentárias: captura de imagens de radiografias para visualização de áreas não visíveis durante o exame clínico; 

Diagnóstico: identificação de condições orais, como cáries, doenças periodontais, entre outros; 

Plano de tratamento: o plano de tratamento odontológico é o desenvolvimento de um plano personalizado para abordar os problemas identificados; 

Orientações preventivas: instruções sobre práticas de higiene oral, prevenção de doenças e cuidados específicos. 

Prescrições: se necessário, prescrições de medicamentos ou produtos para cuidados em casa; 

Consentimento informado: documento em que o paciente declara que permite e concorda com os procedimentos propostos após entender os riscos e benefícios. 

Registro clínico: documentação formal dos achados da consulta, incluindo diagnósticos, tratamentos realizados e planos futuros. 

Por quanto tempo guardar a documentação odontológica? 

Mas afinal, por quanto tempo guardar documentação odontológica? Está é uma questão importante, porque não fica a critério do profissional ou clínica escolher por quanto tempo guardar os documentos. Existem algumas informações a se considerar para saber quando eles podem ou não serem despachados. 

Se levar em conta o Código de Defesa do Consumidor, existe um prazo de 5 anos para que o paciente possa reclamar de algum procedimento feito. Então, em caso de possíveis ações judiciais, ter a documentação de fácil acesso é importante. 

Mas além disso, os artigos 32 e 33 do Código de Ética Odontológica dizem que: “O dentista deve assegurar a guarda da documentação odontológica por um período mínimo de 20 anos.” (Art. 32) 

“Em caso de transferência de pacientes, é permitido o envio de cópias dos registros, mantendo-se os originais sob a guarda do dentista responsável anterior.” (Art.33) 

Ou seja, até mesmo se o paciente não realizar mais o tratamento com um dentista, ele deve manter as documentações originais armazenadas. É um período bastante longo, por conta disso, papéis e arquivos físicos tornam o processo bastante complicado. Mas existem outras opções. 

Como armazenar e gerenciar documentos odontológicos 

Tradicionalmente, muitos profissionais usam arquivos físicos para manter registros de consultas odontológicas em papel, o que, apesar de ser uma opção, pode ser suscetível a perdas, danos ou dificuldades de organização.  

A opção de utilizar planilhas oferece uma abordagem mais digital, facilitando a busca e atualização de informações. No entanto seu funcionamento pode limitar a capacidade de personalização e a inclusão de funcionalidades específicas da área odontológica. 

Além disso, a segurança dos dados e a organização podem ser áreas vulneráveis, pois essas ferramentas podem não fornecer níveis adequados de proteção contra perdas de dados ou acessos não autorizados. 

A outra opção é a implementação de um sistema para clínicas odontológicas. O Clínica nas Nuvens oferece funcionalidades que vão tornar seu consultório integrado e funcionando de forma coesa, pois além de proporcionar organização, personalização e acessibilidade aos documentos odontológicos, oferece uma série de outras funcionalidades importantes. 

Em um único sistema você tem funcionalidades como agenda eletrônica, confirmação automática de consultas, relatórios de atendimento, prontuário eletrônico, odontograma, controle financeiro e muito mais! 

As informações de consulta ficam armazenadas no perfil do paciente onde também é possível encontrar informações de pagamento, orçamentos e muitas outras informações. Você ainda pode ver se faz sentido para o seu negócio antes de contratar, em uma demonstração gratuita

sistema para clínicas
Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se