Veja como se destacar no mercado de estética em 2024 

Veja como se destacar no mercado de estética em 2024 

Todos os dias surgem novos procedimentos, tecnologias e produtos que transformam a dinâmica do setor de estética. Por essa razão, profissionais atentos buscam saber como se destacar no mercado de estética. 

Quem acompanha o ritmo das mudanças, se dedica a acompanhar as necessidades do público e se atualiza constantemente, costuma estar em evidência. Neste artigo, trabalhamos com algumas dicas valiosas que podem ajudar sua clínica estética a ter mais destaque no cenário profissional.  

Esperamos que goste e aplique para aumentar sua clientela e conquistar novos horizontes! Veja! 

Como alavancar minha clínica de estética? 

Este é um segredo que todo profissional da área deseja descobrir: 

  • O que eu posso fazer para destacar minha clínica de estética?  
  • O que fazer para ter mais clientes na clínica de estética? 
  • Como divulgar minha clínica de estética

Um conjunto de ações pode ser fundamental para alcançar seus objetivos, mas é necessária uma certa dedicação. É importante destacar que muitas vezes os resultados não vão ser instantâneos e que vão exigir uma constância, mas que podem agregar e impactar positivamente nos atendimentos. 

Continue lendo e confira as ideias para clínica de estética

Conheça as clínicas estéticas concorrentes 

Uma das coisas mais importantes de como de destacar no mercado de estética é conhecer o mercado, principalmente seus concorrentes. Entender as estratégias que eles estão usando, o perfil de clientes que usam seus serviços e produtos, e a forma como se comunicam e entregam sua proposta de trabalho para as pessoas.   

Dessa maneira você consegue observar quais vantagens e desvantagens que sua clínica tem em relação as demais. A ideia é acessar os sites, as redes sociais, visitar os espaços profissionais, observar as propagandas e comportamento da marca como um todo e analisar oportunidades de melhorias na sua empresa para se destacar. 

Observe e faça pesquisas 

Onde os outros acertam, você também precisa acertar, minimizar suas falhas, seus erros e propor algo melhor, novo, original, interessante, que mexa com o desejo das pessoas. Sua conduta precisa ser de observador, mas também ter estratégias para construir um caminho de sucesso. 

Também é possível fazer uma pesquisa de mercado para entender como sua marca é vista e o que você precisa fazer para melhorar. Diante desse comportamento, você certamente vai encontrar sua própria voz e seu diferencial no ambiente profissional, e assim destacar sua clínica de estética no mercado. 

Faça parcerias e lucre mais 

Esta é mais uma dica que, certamente, se você não está fazendo, saiba que seus concorrentes estão. Por isso mesmo é tão importante conhecer a concorrência. Fechar parcerias com estabelecimentos que convergem com o seu ambiente de trabalho, pode aumentar a fidelização de clientes e trazer novos para a sua clínica estética. As opções de parceria são vastas, mas você pode: 

  • Colaborar com empresas de cosméticos; 
  • Fabricantes de equipamentos estéticos
  • Salões de beleza; 
  • Academias; 
  • Entre outras.  

A colaboração pode incluir programas de indicação, compartilhamento de espaço ou promoções conjuntas, proporcionando benefícios tanto para a clínica quanto para a empresa parceira. 

Vamos trazer mais conteúdo sobre redes sociais em um tópico específico sobre isso, mas um outro tipo comum de parceria são posts em conjunto. Eles vão elevar seu valor de marca e melhorar seu networking, através de uma parceria nas redes sociais. 

Por fim, que tal propor convênios e promoções em parceria. Com as empresas que citamos, vocês podem oferecer descontos simultâneos, fazer promoções por indicação e colaborar em pacotes de serviços.  

Trabalhe o marketing digital e as redes sociais 

Você, definitivamente, não sabe como se destacar no mercado de estética sem conhecimento ou investimentos nas redes sociais. Todo muitos está lá! É óbvio que seus clientes ou potenciais clientes também estão. Cabe a você ir até eles e fazer com que eles venham até você.   

Sua empresa pode crescer muito em visibilidade e gerar grandes negócios atraindo clientes, pois um planejamento de marketing para redes sociais é uma ótima ferramenta para potencializar a clínica, melhorando a divulgação e a interação com os possíveis pacientes.    

Muitos profissionais se perguntam: mas como divulgar minha clínica de estética? Algumas dicas bônus a seguir vão mostrar caminhos e formas de se portar nas redes para atrair os usuários> 

Bônus: dicas para redes sociais 

  • Poste vídeos, compartilhe artigos e notícias, divulgue conteúdos relevantes para seus clientes e mantenha a página atualizada; 
  • Para as pessoas que seguem o seu perfil, você pode fazer ofertas atrativas, com valores especiais e condições diferenciadas para pagamento; 
  • Nunca deixe de responder às mensagens de seus seguidores e nem de tirar as dúvidas. Lembre-se de que o seu canal deve ser um centro de relacionamento com o cliente; 
  • A última dica é muito importante: Tenha um visual adequado, clean e organizado, que combine com a sua área de atuação. 
  • Seu site, redes sociais ou qualquer outro espaço virtual que você atue, mantenha o bom senso estético. Cuidado com as fotos, os textos, os vídeos. Mantenha tudo muito profissional, com qualidade e sem erros. 
  • Por fim, não misture sua vida pessoal com o ambiente profissional. Não poste suas divagações ou frustrações na página da sua empresa. Isso vai afastar as pessoas. 

Como já foi comentado, a criação de conteúdo, trazendo dicas e mesmo tutoriais de utilização dos seus produtos, gera engajamento do público nas redes. Isso faz com que encontrem seu perfil e se interessem mais por sua clínica, uma das principais formas de acompanhar como se destacar no mercado de estética. 

Faça uso da sua lista de contatos 

Com certeza você possui uma rede de contatos para iniciar a divulgação dos seus serviços e produtos. Use esta lista para propagar sua clínica estética. Com certeza, alguns bons negócios já serão feitos.  

Além disso, sua família, parceiros de negócio, amigos, conhecidos, todos podem ajudar a compartilhar sua mensagem, indicar sua clínica para terceiros e proporcionar mais visibilidade para você.  

Como estratégia de motivação das indicações, você pode oferecer algo para quem se propõe a te ajudar a trazer novos clientes, como oferecer condições especiais para compra de produtos ou mesmo alguns outros descontos em serviços. 

A importância do marketing pessoal para sua clínica estética 

É comum em muitas clínicas de estética, o próprio profissional se colocar como influenciador para aumentar a autoridade sobre o assunto. E o marketing pessoal tem o poder de influenciar as pessoas e fazer com que elas vejam você como uma referência na sua área. 

No mundo da estética, onde, muitas vezes, o(a) profissional representa a marca, acaba que a imagem da pessoa fica intimamente atrelada a sua clínica. Por isso, é vital que o trabalho de marketing pessoal seja muito bem feito. Acontece uma simbiose entre a pessoa e sua empresa, e os clientes ou potenciais clientes tem dificuldade de separar as coisas. 

Desta forma, é muito importante que você se mostre confiante, sorridente e demonstre todo o seu diferencial, sua influência e autoridade em todos os canais de comunicação. Explore suas habilidades, experiência e promova da melhor maneira possível! 

Tendências do mercado de estética 

Como dissemos, inúmeras tendências estão fazendo sucesso no mercado e você precisa ficar de olho. As técnicas, ferramentas e novas formas de trabalhar evoluem quase diariamente. 

Somente neste ano de 2024, diversos eventos de estética e beleza vão acontecer. É importante estar sempre buscando aprimoramento, fazendo novos cursos, conhecendo outras tecnologias para deixar sua clínica estética em destaque. 

Além disso, alguns assuntos como: Tecarterapia; Estética Íntima; Micropigmentação Capilar; Preenchimento Corporal; Teleconsultas; Produtos Home Care; Cosméticos Veganos; Bioestimuladores de Colágeno; Skincare, valem a pena serem acompanhados de perto para quem quer se conectar com assuntos atuais. 

Teleconsultas em consultas de avaliação 

A telemedicina entrou em evidência com a pandemia. Diante do problema vivido e do distanciamento social, fez-se necessário construir caminhos tecnológicos para minimizar os problemas. Neste cenário, as teleconsultas, nas áreas de saúde e estética, ganharam corpo e tornaram-se uma ótima opção, tanto para profissionais como para clientes.  

É claro que esta ferramenta não pode substituir todas as etapas, mas é muito útil quando não há necessidade de contato físico, como em algumas consultas e prescrições de medicamentos.  

No mais, em termos financeiros, se a qualidade do atendimento e o trabalho executado nas teleconsultas for o mesmo do efetuado presencialmente, o preço cobrado pelo profissional também pode ser o mesmo.  

Para executar com eficiência as teleconsultas e manter uma experiência positiva de atendimento ao cliente, é necessário contratar um software para clínicas de estética. Com essa ferramenta exclusiva para clínicas e consultórios é possível controlar o financeiro e focar no melhor para o cliente. 

Tenha produtos e pacotes exclusivos na sua clínica estética 

Conquistar a clientela é uma estratégia que requer uma soma de fatores, e, dentre eles, está a possibilidade de oferecer exclusividades, produtos ou serviços diferenciados, pacotes de tratamentos e condições especiais. 

Condições Especiais 

Uma boa técnica para conseguir ampliar seu leque de clientes é criar alguns pacotes de tratamento. Uma dica é decidir pelos procedimentos mais buscados e, então, inserir condições especiais ou preços reduzidos, para aumentar a procura, fazer as pessoas experimentarem e, com talento e um trabalho primoroso, transformá-las em fiéis consumidores.  

É importante que o cliente perceba a vantagem de comprar com você. Como você tratou ele ou ela de forma diferenciada, oferecendo, além de conforto e bem-estar, uma vantagem financeira na compra dos procedimentos. 

Vale-presente 

Vale presente também funciona muito bem. O vale presente é uma maneira interessante e eficiente de chamar atenção, não apenas do(a) cliente, mas de quem será presenteado(a). Todo mundo gosta de ganhar um vale presente e poder escolher o que deseja fazer com ele. 

Você pode inserir uma vasta gama de produtos e serviços nesta experiência. E o mais legal é que a pessoa que vai receber o vale presente, pode receber de casa mesmo, sem precisar se deslocar para ir buscar seu vale.  

Promoções 

Promoções são sempre estratégias que geram bons resultados. O ideal é aproveitar as datas comemorativas, como dia das mães, dos namorados, o dia da mulher, por exemplo, e apresentar para sua clientela uma promoção imperdível.  

Produtos com valor reduzido; compre um e leve dois; faça determinado procedimento e ganhe algum produto; desenvolvimento de venda de planos recorrentes, quando você sugere o retorno do paciente para manutenção; entre outras possibilidades.  

Existem muitas ideias de ações promocionais para ganhar o cliente nessas datas especiais, e elas são sempre bem-vindas. Seja criativo ou criativa e explore todo o potencial que as promoções tem a oferecer para sua clínica. 

Tenha uma super equipe de esteticistas 

Uma equipe qualificada vai trazer um diferencial para sua clínica. Começando pelo atendimento, ao estabelecer um protocolo bem estruturado, que faça com que o paciente tenha uma jornada satisfatória pelo ambiente, a clínica já sai ganhando pontos importantes. 

Quando os pacientes são bem atendidos, bem tratados, se sentem acolhidos e especiais, as chances de retorno e de que comprem outros produtos ou experimentem outros serviços disponíveis, é muito alta.  

Outro fator imprescindível, é contar com profissionais da área estética munidos das melhores competências e talentos. Assim poderão proceder, nos momentos mais sensíveis e que requerem maiores cuidados, com tranquilidade mantendo um clima agradável para com o(a) paciente e transmitindo total segurança.  

Não é segredo para ninguém que, diante de uma experiência agradável em determinado lugar, no caso, sua clínica estética, a pessoa atendida se transforma em divulgadora massiva das vantagens. Por isso, tenha uma equipe nota 10. 

Tenha um software para clínicas de estética 

Para fazer a gestão de todos estes pontos que levantamos durante o texto, é necessário manter processos de gestão claros em toda a jornada do paciente, desde o agendamento até o retorno para um próximo atendimento. É aqui que entra o software para clínicas, como o Clínica nas Nuvens. 

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Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
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