Compartilhar Inscreva-se

Dicas para destacar sua clínica estética em 2022

Dicas para destacar sua clínica estética em 2022

Cada dia que passa, mais pessoas procuram uma clínica estética na preocupação com o corpo, a pele, os cabelos, o retardamento do envelhecimento e a saúde como um todo. 

E é normal, pois desejam de todas as formas amenizar a passagem do tempo ou algo que tem lhes incomodado. 

Neste artigo, trabalhamos com algumas dicas valiosas que podem ajudar sua clínica estética a ter mais destaque no cenário profissional. 

Esperamos que goste e aplique para aumentar sua clientela e conquistar novos horizontes!

Conheça as clínicas estéticas concorrentes

Uma das coisas mais importantes é conhecer o seu mercado de trabalho, principalmente seus concorrentes. Entender as estratégias que eles estão usando, o perfil de clientes que usam seus serviços e produtos, a forma como se comunicam e entregam sua proposta de trabalho para as pessoas. 

Com este conhecimento em mãos, fica mais fácil olhar para dentro de si e refletir sobre como sua clínica estética no mercado. Quais as vantagens e desvantagens sua clínica tem em relação aos potenciais e carências dos seus concorrentes.

Você pode acessar os sites, as redes sociais, visitar os espaços profissionais, observar as propagandas e comportamento da marca como um todo. Com todas as informações você pode construir ações para atingir o seu público-alvo com muito mais assertividade. 

Onde os outros acertam, você também precisa acertar, minimizar suas falhas, seus erros e propor algo melhor, novo, original, interessante, que mexa com o desejo das pessoas. 

Também é possível fazer uma pesquisa de mercado para entender como sua marca é vista e o que você precisa fazer para melhorar. 

Diante desse comportamento, você certamente vai encontrar sua própria voz e seu diferencial no ambiente profissional.

Agenda para clínica de estética

Faça parcerias e lucre mais

Esta é mais uma dica que, certamente, se você não está fazendo, saiba que seus concorrentes estão. Por isso mesmo é tão importante conhecer a concorrência.

Fechar parcerias com estabelecimentos que convergem com o seu ambiente de trabalho, pode aumentar a fidelização de clientes e trazer novos para a sua clínica estética

As opções de parceria são vastas, mas vamos focar em duas:

 01) Guest Post:

Vamos trazer mais conteúdo sobre redes sociais em um tópico específico sobre isso, mas fica aqui uma ideia para elevar seu valor de marca, através de uma parceria nas redes sociais.

Converse com outras marcas, empresas que podem alavancar o seu negócio, e faça uma troca onde você divulga um pouco do trabalho da empresa nas suas redes sociais, e a empresa parceira faz o mesmo, divulgando o seu trabalho nas redes sociais dela.

01) Promoções e Convênios

Vamos imaginar que você e seus esteticistas conheçam ou frequentem uma academia bastante requisitada. Porque não propor uma parceria, onde os clientes e funcionários desta academia ganham descontos com os seus serviços e produtos?

Você também pode propor uma relação de convênio com alguma empresa que tenha interesse e que seja relevante para o seu negócio.

Trabalhe o marketing digital e as redes sociais

Você definitivamente não vai mais conseguir destaque na sua clínica estética, sem conhecimento ou investimentos nas redes sociais. Todo muitos está lá! É óbvio que seus clientes ou potenciais clientes também estão. Cabe a você ir até eles e também fazer com que eles venham até você. 

Sua empresa pode crescer muito em visibilidade e gerar grandes negócios atraindo clientes em potencial, pois as redes sociais são ótimas ferramentas para potencializar o marketing médico, melhorando a divulgação da sua clínica estética e interação com os possíveis pacientes.  

Algumas das redes mais recomendadas para você criar seus posts, alimentar com conteúdos relevantes e trazer novidades, promoções e outras possibilidades, são o Facebook, o Instagram e o Pinterest. 

Crie seu perfil e mantenha-as atualizadas.

Agenda para clínica de estética

Fique atento com as seguintes dicas para redes sociais:

  • Poste vídeos, compartilhe artigos e notícias, divulgue conteúdos relevantes para seus clientes. Mantenha a página atualizada;
  • Para as pessoas que seguem o seu perfil, você pode fazer ofertas atrativas, com valores especiais e condições diferenciadas para pagamento;
  • Nunca deixe de responder às mensagens de seus seguidores e nem de tirar as dúvidas. Lembre-se que o se canal deve ser um centro de relacionamento com o cliente;
  • A última dica é muito importante: Tenha um visual adequado, clean e organizado, que combine com a sua área de atuação.
  • Seu site, redes sociais ou qualquer outro espaço virtual que você atue, mantenha o bom senso estético. Cuidado com as fotos, os textos, os vídeos. Mantenha tudo muito profissional, com qualidade e sem erros.
  • Por fim, não misture sua vida pessoal com o ambiente profissional. Não poste suas divagações ou frustrações na página da sua empresa. Isso vai afastar as pessoas.

Como já foi comentado, a criação de conteúdo, trazendo dicas e mesmo tutoriais de utilização dos seus produtos, gera engajamento do público nas redes faz com que encontrem seu perfil e se interessem mais por sua clínica.

Além disso tudo, um bom caminho para dar um UP a mais nessas estratégias e aumentar suas vendas, é manter contato através do WhatsApp ou do Direct do Instagram.

Também é uma ótima ideia disponibilizar o pagamento online dos seus serviços e produtos, assim você deixa tudo cada vez mais simplificado e acessível. Pense sobre isso! 

Para manter um bom relacionamento com o paciente e manter o fluxo de caixa com clareza, existem software de gestão para clínicas médicas que integram estas ferramentas de contato e pagamento online.

A lista de contatos

Com certeza você possui uma rede de contatos para iniciar a divulgação dos seus serviços e produtos. Use esta lista para propagar sua clínica estética. Com certeza, alguns bons negócios já serão feitos.

Além disso, sua família, parceiros de negócio, amigos, conhecidos, todos podem ajudar a compartilhar sua mensagem, indicar sua clínica para terceiros e proporcionar mais visibilidade para você. 

Como estratégia de motivação das indicações, você pode oferecer algo para quem se propõe a te ajudar a trazer novos clientes, como oferecer condições especiais para compra de produtos ou mesmo alguns outros descontos em serviços.

A importância do Marketing Pessoal para sua clínica estética

O marketing pessoal tem o poder de influenciar as pessoas e fazer com que elas vejam você como uma referência na sua área. É uma estratégia que amplifica sua imagem e transforma seu ambiente profissional.

No mundo da estética, onde, muitas vezes, o(a) profissional representa a marca, acaba que a imagem da pessoa fica intimamente atrelada a sua clínica. Por isso, é vital que o trabalho de marketing pessoal seja muito bem feito. 

Acontece uma simbiose entre a pessoa e sua empresa, e os clientes ou potenciais clientes tem dificuldade de separar as coisas.

Desta forma, é muito importante que você se mostre confiante, sorridente e demonstre todo o seu diferencial, sua influência e autoridade em todos os canais de comunicação. Explore suas habilidades, experiência e promova da melhor maneira possível!

Fique por dentro das novidades do mercado de clínicas estéticas

Inúmeras tendências estão fazendo sucesso no mercado e você precisa ficar de olho. As técnicas, ferramentas e novas formas de trabalhar evoluem quase diariamente. É importante estar sempre buscando aprimoramento, fazendo novos cursos, conhecendo outras tecnologias para deixar sua clínica estética em destaque.

Algumas tendências de 2022 envolvem: Tecarterapia; Estética Íntima; Micropigmentação Capilar; Preenchimento Corporal; Teleconsultas; Produtos Home Care; Cosméticos Veganos; Bioestimuladores de Colágeno; Skincare; entre outros.

Vamos focar em 2 tópicos para você ter uma ideia, se inspirar e aprimorar o ambiente da sua clínica.

 

Sistema para clínica de estética

As teleconsultas

A telemedicina entraram em evidência com a pandemia. Diante do problema vivido e do distanciamento social, fez-se necessário construir caminhos tecnológicos para minimizar os problemas.

Neste cenário, as teleconsultas, nas áreas de saúde e estética, ganharam corpo e tornaram-se uma ótima opção, tanto para profissionais como para clientes. 

É claro que esta ferramenta não pode substituir todas as etapas, mas é muito útil quando não há necessidade de contato físico, como em algumas consultas e prescrições de medicamentos. 

No mais, em termos financeiros, se a qualidade do atendimento e o trabalho executado nas teleconsultas for o mesmo do efetuado presencialmente, o valor cobrado pelo profissional também pode ser o mesmo. 

Para executar com eficiência as teleconsultas e manter uma experiência positiva de atendimento ao cliente é necessário contratar um software de gestão. Com essa ferramenta exclusiva para clínicas e consultórios é possível controlar o financeiro e focar no melhor para o cliente.

Os produtos home care

Serviços complementares estão em alta e podem trazer ganhos financeiros. 

Um dos serviço/produtos que estão tendo cada dia mais espaço no mercado da Estética, é o atendimento personalizado chamado Home Care. Esta proposta coloca você ou outra pessoa que trabalhe na sua clínica, dentro da casa de quem necessita dos seus serviços. 

É interessante para vendas de nutricosméticos, por exemplo, ou um ativo tópico, gerando uma renda extra para sua clínica. 

Você sai ganhando e sua cliente também, pois recebe seu produto sem sair de casa. 

Tenha produtos e pacotes exclusivos na sua clínica estética

Conquistar a clientela é uma soma de fatores, e dentre eles está a possibilidade de oferecer exclusividades, produtos diferenciados e condições especiais.

Condições Especiais

Uma boa técnica para conseguir ampliar seu leque de clientes é criar alguns pacotes de tratamento. Uma dica é decidir pelos procedimentos mais buscados, e então, trará condições especiais ou preços reduzidos, para aumentar a procura, fazer as pessoas experimentarem e, com talento e um trabalho primoroso, transformá-las em fiéis consumidores. 

É importante que o cliente perceba a vantagem de comprar com você. Como você tratou ele ou ela de forma diferenciada, oferecendo uma vantagem financeira na compra dos procedimentos.

Vale-presente

Vale-presentes também funcionam muito bem. Uma maneira eficiente de chamar a atenção não apenas do(a) cliente, mas de quem será presenteado(a). 

Você pode inserir uma vasta gama de produtos e serviços nesta experiência, e a pessoa que vai receber o vale-presente, pode receber de casa mesmo. 

As Promoções

Promoções são sempre estratégias que geram bons resultados. 

O ideal é aproveitar as datas comemorativas, como dia das mães, dos namorados, o dia da mulher, por exemplo, e apresentar para sua clientela uma promoção imperdível. 

Produtos com valor reduzido; compre um e leve dois; faça determinado procedimento e ganhe algum produto; desenvolvimento de venda de planos recorrentes, quando você sugere o retorno do paciente para manutenção; entre outras possibilidades. 

Existem muitas ideias de ações promocionais para ganhar o cliente nessas datas especiais, e elas são sempre bem-vindas. 

Sistema para clínica de estética

Tenha uma super equipe de esteticistas

Uma equipe qualificada vai trazer um diferencial para sua clínica.

Começando pelo atendimento, ao estabelecer um protocolo bem estruturado, que faça com que o paciente tenha uma jornada satisfatória pelo ambiente, a clínica já sai ganhando pontos importantes.

O atendimento, de fato, é um alicerce que sustenta uma boa parcela de tudo o que cerca o mundo dos negócios. Quando os pacientes são bem atendidos, bem tratados, se sentem acolhidos e especiais, as chances de retorno e de que comprem outros produtos ou experimentem outros serviços disponíveis, é muito alta. 

Outro fator imprescindível é contar com profissionais da área estética munidos das melhores competências e talentos. Assim poderão proceder, nos momentos mais sensíveis e que requerem maiores cuidados, com tranquilidade, assertividade, mantendo um clima agradável para com o(a) paciente e transmitindo total segurança. 

Não é segredo para ninguém que, diante de uma experiência agradável em determinado lugar, no caso, sua clínica estética, a pessoa atendida se transforma em divulgadora massiva das vantagens, benefícios, de como foi bem cuidada, como a clínica é sofisticada, tem profissionais de alto nível, ferramentas de primeira linha, tecnologia avançada, e por aí vai. 

Por isso, tenha uma equipe nota 10 e receberá um 10 de seus clientes!

Sistema para clínica de estética

Para fazer a gestão de todos estes pontos que levantamos durante o texto é necessário manter processos de gestão claros em toda a jornada do paciente, desde o agendamento até o retorno para um próximo atendimento. É aqui que entra o software de gestão, como o Clínica nas Nuvens.

Nosso software de gestão tem funcionalidades exclusivas para clínicas estéticas, para manter o controle total do fluxo de caixa, agendamento online e acompanhamento de pacotes. Conheça nossas funcionalidades e surpreenda-se.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.