O Dia Mundial da Saúde Bucal foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados odontológicos para prevenção de doenças e garantia de qualidade de vida.
Celebrada no dia 20 de março, essa data pode ser explorada por clínicas de odontologia por meio de ações de conscientização, que informam o público e instiguem a manter um cuidado rotineiro com a saúde da boca. A seguir, confira alguns exemplos que podem ser realizados.
Ações em espaços sociais
Conscientizar a comunidade por meio de palestras e cursos, por exemplo, é uma grande ação social que a sua clínica de odontologia pode se propor a realizar no Dia Mundial da Semana Bucal.
Em escolas, igrejas, ONGs ou quaisquer outros espaços sociais que reúnam um significativo número de pessoas, a clínica pode levar informações importantes por meio de vídeos e demonstrações, por exemplo, sobre a forma correta de higienizar os dentes e a importância de visitar um dentista.
Quanto mais espaços receberem informações valiosas, maior será a contribuição da clínica e dos profissionais não só para a saúde bucal da comunidade, mas para o bem-estar das pessoas.
Lives ou webinars
Não é apenas de forma presencial que a clínica pode propagar informações e realizar ações importantes para o Dia Mundial da Saúde Bucal. Por meio de espaços digitais, como lives e webinars, também é possível atrair um grande número de pessoas e disseminar questões importantes.
A clínica pode realizar transmissões ao vivo, compartilhando maneiras de cuidar da saúde da boca e respondendo a possíveis dúvidas. A clínica também pode definir um tema específico, chamar vários profissionais da área e contar com a presença de fornecedores de produtos, por exemplo. Ainda é possível realizar sorteios entre os espectadores.
Enfim, vale usar a criatividade para atrair pessoas e se conectar ainda mais com o público de uma forma diferenciada, que além de contribuir para a comunidade, pode ajudar a tornar a clínica odontológica mais reconhecida no mercado.
Publicações informativas nas redes sociais
Outra forma de propagar informações na data é por meio das redes sociais. Dessa forma, a clínica pode divulgar publicações durante alguns dias, com dados importantes sobre a saúde bucal dos brasileiros, a saúde bucal infantil, as doenças mais comuns causadas pela falta de higiene, entre outros assuntos, por exemplo.
Publicações com teor informativo alcançam mais pessoas e aumentam a conscientização sobre o Dia Mundial da Saúde Bucal, podendo ser compartilhadas e gerar um engajamento interessante entre quem acompanha a página da sua clínica nas redes sociais.
Distribuição de materiais impressos
Materiais impressos também podem ser uma alternativa de ação para o Dia da Saúde Bucal. Dessa forma, a clínica pode distribuir folders e flyers para os pacientes, com todas as informações necessárias sobre o assunto.
A distribuição também pode ser feita em escolas, ONGs, centros comunitários, entre outros espaços sociais, a fim de alcançar mais pessoas e possibilitar que o assunto se torne pauta do cotidiano da comunidade.
Voluntariado em projetos sociais
Mais que ajudar a difundir esse assunto na comunidade, junto dos profissionais, a clínica também pode ser voluntária em projetos sociais da região, por meio de atendimento gratuito às pessoas carentes, por exemplo.
A clínica pode firmar uma parceria com ONGs locais e fornecer uma ação exclusiva do Dia Mundial da Saúde Bucal para os atendidos pelas instituições. Além do atendimento, a clínica pode disponibilizar kits gratuitos de higiene, por exemplo.
Além disso, a clínica pode firmar parcerias com outras empresas do mesmo setor para colocar essa ação em prática. Contando com mais verba e auxílio de um número maior de pessoas, é possível alcançar um público ainda mais amplo e contribuir com a comunidade.
Participação em eventos e entrevistas
Participar de eventos e conceder entrevistas para veículos de comunicação sobre o Dia Nacional da Saúde Bucal é uma forma de divulgar a importância de cuidar da saúde da boca e tornar a clínica e os profissionais referências na área da atuação odontológica.
Isso porque esses canais são formas eficazes de ganhar visibilidade, fazendo com que a clínica seja reconhecida por mais pessoas. Portanto, é importante que a clínica se coloque nesses espaços e aceite os possíveis convites que surgirem.
Ofertas exclusivas
Até agora, falamos muito mais de ações sem foco no lucro. Porém, a clínica também pode realizar algo voltado à venda dos serviços. Lançar ofertas exclusivas, com valores atrativos para o público, é uma forma de atrair mais pessoas e aumentar o número de vendas durante a data.
A clínica pode selecionar determinados serviços, colocar uma porcentagem de desconto em cima deles e determinar um prazo de validade para o público aproveitar. Para divulgar isso, vale usar as redes sociais, a televisão, o jornal e outros canais considerados relevantes para o negócio.
Conte com ferramentas de marketing para ajudar na divulgação
Independentemente de qual seja a ação adotada pela clínica no Dia Mundial da Saúde Bucal, utilizar ferramentas de marketing pode auxiliar na divulgação. Com o Clínica nas Nuvens, é possível enviar e-mails com muito mais facilidade e rapidez, informando os clientes sobre as ações realizadas.
Além disso, é possível realizar muitas outras estratégias. Para conhecer mais sobre essa funcionalidade e entender de que forma ela pode ajudar no marketing da sua clínica odontológica, acesse o site e confira mais detalhes.