Desde 2000, o Dia do Dermatologista é comemorado no país. Essa data remete à criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 1912, marcando a existência de uma profissão que cresce anualmente.
Para falar mais sobre essa importante data, desenvolvemos este conteúdo com informações sobre a profissão e o mercado de atuação. Antes de tudo: um feliz Dia do Dermatologista a todos os profissionais.
O mercado da Dermatologia
O Dia do Dermatologista é comemorado no Brasil em 5 de fevereiro. Ele reforça a importância da área que cresce e conquista cada vez mais profissionais e pacientes.
De acordo com dados da última pesquisa de Demografia Médica no Brasil, realizada pelo curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2020, o número de dermatologistas no país correspondia a 9.685.
Em 2018, esse número era menor. Na mesma pesquisa realizada naquele ano, a quantidade de especialistas na área era de 8.317. Em 2 anos, houve um significativo crescimento de profissionais especializados em Dermatologia que merecem ser parabenizados no Dia do Médico Dermatologista.
A dermatologia é a especialidade com maior número de mulheres atuantes. São 77,9% de médicas. Para cada um homem, 3 mulheres atuam na área dermatológica. O estudo de 2020 aborda que a média de idade dos profissionais é de 45,8 anos.
Um pouco de história
No Dia do Dermatologista, vale resgatar um pouco da história. A dermatologia moderna tem início entre os séculos XV e XVI, na Europa. Nessa época, começou a surgir o interesse de estudar problemas de pele. Em 1797, foi escrito o primeiro livro-texto sobre dermatologia, pelo doutor Robert Willian.
Nesse contexto, aos poucos, a medicina começou a entender mais sobre a importância da pele, não apenas como uma proteção do corpo, mas também como o maior órgão humano.
No Brasil, a dermatologia iniciou trajetória em 1882, com a inauguração do primeiro Serviço Clínico de Doenças da Pele na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Em 1912, nasceu a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), reconhecida como a terceira sociedade médica mais antiga do país. Hoje, ela conta com mais de 10.640 associados. O Dia do Dermatologista foi criado justamente em comemoração à fundação da SBD.
Qual é a importância da Dermatologia para a saúde?
O Dia do Dermatologista também contribui para reforçar a importância dessa profissão na área da Medicina, responsável pelo cuidado com o maior órgão do corpo humano. Por meio da análise de sinais e lesões, os profissionais especializados diagnosticam e tratam doenças que não se manifestam em outros órgãos, como câncer de pele.
Vale destacar que a dermatologia está integrada à medicina. Nela, existem outras áreas de atuação mais específicas, como tricologia (saúde dos cabelos) e onicologia (saúde das unhas). Portanto, vale prestigiar o Dia do Dermato em todas as frentes de atuação.
Como ter uma clínica dermatológica de sucesso
Agora que você sabe qual é o Dia do Dermatologista e a importância da data, vale a pena entender um pouco mais sobre como empreender nessa área de maneira assertiva.
Opte por uma boa localização
Se a sua intenção é investir em uma clínica de Dermatologia, é importante estar atento à localização do negócio. Para isso, observe se o público-alvo está presente e se há outras clínicas dermatológicas ao redor. Muitas vezes, a concorrência próxima pode ser um problema.
Optar por uma boa localização é um passo importante para o negócio atrair os clientes certos e receber um grande fluxo de pessoas interessadas nos serviços oferecidos.
Tenha equipamentos e produtos de qualidade
De nada adianta a clínica estar visível aos olhos do público se os equipamentos e os produtos deixam a desejar. Por isso, invista em bons itens, que, junto da expertise dos profissionais, entreguem qualidade nos tratamentos dermatológicos.
Para isso, antes de investir, observe se os equipamentos possuem os selos recomendados, como da Anvisa e do Inmetro. Confira as opiniões de outros profissionais sobre determinadas marcas do mercado.
Mantenha-se atualizado sobre o mercado
O mercado da Dermatologia, assim como as demais áreas da saúde, está em constante atualização, com novidades surgindo. Atentar-se a essas evoluções é a garantia de que a clínica estará sempre à frente, oferecendo o que há de mais moderno aos clientes.
Invista em divulgação
Fazer a divulgação da clínica e dos serviços oferecidos é outra forma de alcançar o sucesso desejado. É importante que a marca se torne referência ao público-alvo, e isso só é possível por meio das melhores estratégias de divulgação.
Portanto, vale apostar em boas ideias de marketing para a clínica, por meio de redes sociais, TV, rádio, jornal ou outros canais onde o público-alvo estiver. O intuito é sempre alcançar mais pessoas e conquistar o público ideal.
Foque na gestão
Por fim, mas não menos importante, focar na gestão é um ponto importante para clínicas que desejam alcançar o sucesso. Até porque clínicas desorganizadas, sem processos padronizados e com falta de planejamento demoram para alcançar os resultados esperados.
Portanto, é importante investir em ferramentas que facilitem esse processo, tornando a gestão muito mais eficiente, otimizada e ágil. O Clínica nas Nuvens é um software completo para clínicas de Dermatologia. Ele conta com as funcionalidades ideais para integrar todos os setores.
Leia também: Vantagens do prontuário eletrônico para clínicas de dermatologia.
Acompanhe outros conteúdos sobre Dermatologia
O que achou deste conteúdo sobre o Dia do Dermatologista? Para conhecer um pouco mais sobre o mercado da Dermatologia, você pode conferir outros textos produzidos em nosso blog.
Para começar, que tal conferir: Vantagens Do Prontuário Eletrônico Para Clínicas De Dermatologia? Assim, você entende mais sobre essa funcionalidade e como ela é importante para a gestão e o atendimento ao paciente.
Você também pode gostar destes conteúdos: