Compartilhar Inscreva-se

Receba dicas para o seu negócio lucrar mais

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Cultura orçamentária: como a tecnologia pode ajudar?

Cultura orçamentária: como a tecnologia pode ajudar?

A organização das finanças das clínicas e consultórios é um elemento essencial para uma boa rentabilidade e atendimento de excelência. É preciso ir além do tradicional modelo de contas a pagar e receber, criando uma verdadeira cultura orçamentária. Quem investe em boas práticas de gestão que consideram o orçamento como um item primordial colhe muitos benefícios e resultados.

Quer entender melhor o que é cultura orçamentária? Que tal descobrir como a tecnologia ajuda nesse processo? Veja mais sobre o assunto neste artigo!

O que é cultura orçamentária?

Cultura orçamentária é uma forma de cuidar das finanças da empresa de maneira global, fazendo com que toda a operação seja pensada com base nos objetivos financeiros da empresa. Em um modelo de gestão que visa uma essa proposta, todas as áreas da empresa atuam em prol dos objetivos financeiros estabelecidos pelos gestores da clínica. Cada departamento ou empregado atuará dentro dos limites de sua competência, mas com indicadores que são relacionados ao objetivo maior da empresa.

Pensando na prática, funciona assim: o gestor da clínica ou consultório faz o planejamento estratégico do orçamento e cria métricas de desempenho para toda a operação. As informações referentes aos objetivos da empresa (que podem ser aumentar o faturamento, economizar recursos, ganhar mais clientes) são comunicadas a todos os envolvidos, que tratarão as metas orçamentárias como parte de suas atribuições na empresa.

A escolha do modelo para o orçamento da clínica ou consultório depende de vários fatores que só o gestor conhece. O mais importante é sair do ideal e partir para a prática, lidando com dados objetivos e específicos para a empresa.

Quais os benefícios de aprimorar a cultura orçamentária na clínica ou consultório?

As clínicas e consultórios trabalham com atenção a pessoas. Isso significa que nem sempre economizar é a melhor opção. Por isso, o orçamento de quem atua na área da saúde é sempre voltado para otimizar as vantagens para todos os envolvidos.

Desenvolver uma cultura orçamentária agrega valor ao trabalho da empresa, trazendo benefícios como:

  • gestão mais organizada;
  • foco nas metas específicas para cada setor;
  • maior clareza sobre prioridades;
  • comprometimento dos funcionários com resultados que realmente importam para a clínica ou consultório.

Como a tecnologia pode ajudar?

A planilha de orçamento com projeções e contas a pagar e receber é coisa do passado! Atualmente as clínicas e consultórios podem usufruir de sistemas de gestão customizados para sua atuação. Assim, não é necessário ficar pensando sobre qual tipo de informação é relevante ou não.

O sistema contribui para agilizar a coleta de dados financeiros e também na criação de relatórios gerenciais. Assim, a gestão orçamentária é mais precisa, tem foco em dados reais e não trabalha com tentativa e erro. O gestor tomará decisões mais precisas e com foco em dados reais!

A implementação de uma cultura orçamentária incentiva todos os envolvidos com o trabalho na clínica ou consultório a trabalhar com objetividade. A mentalidade de que o orçamento é prioridade, quando disseminada entre todas as áreas, cria um ambiente mais harmonioso com os objetivos da empresa, sem comprometer a qualidade no atendimento. A tecnologia tem um papel relevante no processo, atuando como facilitadora do trabalho dos gestores.

Gostou do artigo? Qual sua experiência com a cultura orçamentária? Aproveite para deixar um comentário e dividir suas impressões conosco e com outros leitores!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.