Já parou para pensar como usar um sistema para clínica de estética pode fazer a diferença no seu negócio?
Muitas pessoas sonham em abrir sua própria clínica de estética, impulsionadas pela paixão por cuidar da beleza e bem-estar dos outros. Porém, no meio do caminho, muitos empreendedores percebem que a gestão de uma clínica pode ser mais complexa do que imaginavam.
É comum se deparar com desafios como a organização de agendamentos, fluxo de caixa, e atendimento ao cliente. Felizmente, existem sistemas de gestão para clínicas de estética que podem transformar essa realidade. Com uma solução tecnológica adequada, é possível automatizar e simplificar diversas tarefas.
Neste texto te ajudamos a entender como funciona e como usar um sistema para clínica de estética. Veja!
Características de um software para clínicas de estética
Um sistema para clínicas de estética possui várias características que o tornam uma ferramenta indispensável para o sucesso e a organização do negócio. Primeiramente, para saber como usar um sistema de estética ele deve ser intuitivo e fácil de usar, para que a equipe se adapte ao sistema sem a necessidade de longos treinamentos.
Além disso, a flexibilidade é uma característica muito importante, já que o software médico para estética deve ser capaz de se adaptar às necessidades específicas de cada clínica, seja em termos de processos ou de personalização de funcionalidades.
Outro ponto importante é que software deve garantir que todas as informações dos clientes e da clínica estejam protegidas contra acessos não autorizados. Utilizando desde sistemas de segurança avançados até acesso limitado por perfil.
Por fim, a integração com outras ferramentas e plataformas também é essencial para facilitar a comunicação e o fluxo de informações entre diferentes sistemas utilizados pela clínica de estética.
Como usar um sistema para clínicas de estética
Encontrar uma lista com os principais recursos de um sistema é fácil, mas a verdadeira forma de saber como usar um sistema para clínicas de estética é saber aproveitar ao máximo os recursos que ele disponibiliza.
Atendimento
Afinal, como usar um sistema para clínica de estética para melhorar o atendimento? Um bom sistema deve facilitar o atendimento ao cliente desde o primeiro contato. Com recursos como cadastro completo de clientes, histórico de atendimentos e preferências registradas, sua equipe pode oferecer um atendimento personalizado e eficiente.
Para o cadastro completo registre informações detalhadas dos clientes, como dados pessoais, histórico de procedimentos, preferências e alergias. Em histórico de atendimentos, acompanhe todos os atendimentos realizados, para facilitar a consulta de informações e o planejamento de novos procedimentos.
Dessa forma, você consegue fornecer um atendimento personalizado utilizando os dados cadastrados para oferecer um atendimento que atenda às expectativas e necessidades de cada cliente.
Um cliente que tem uma boa experiência na clínica se torna um defensor da marca e ajuda a propagar uma boa imagem da empresa, além de indicar para amigos e conhecidos sempre que pode.
Pacotes de procedimentos
Oferecer pacotes de procedimentos é uma ótima maneira de aumentar a fidelização dos clientes e o ticket médio das vendas. Um software de estética permite a criação, personalização e controle desses pacotes de forma prática.
Se você tiver pacotes com diferentes combinações de procedimentos, acompanhe preços e condições de pagamento diretamente no sistema. É possível também acompanhar a utilização dos pacotes pelos clientes, verificando quantas sessões foram realizadas e quantas ainda estão disponíveis.
Orçamentos
É possível usar um sistema para clínica de estética para controlar orçamentos? A resposta é sim!
A elaboração de orçamentos pode ser um processo complexo, mas saber como usar um sistema para clínica de estética na gestão de orçamentos, é saber automatizar e simplificar essa tarefa. É possível realizar orçamentos detalhados para os clientes com base nos procedimentos escolhidos e nas condições de pagamento.
Uma prática muito positiva é conseguir montar um orçamento diretamente no prontuário, durante o atendimento de avaliação e enviar por e-mail ou WhatsApp para acompanhar sua aceitação.
Em caso de orçamento aceito, através do sistema ele é automaticamente direcionado para o financeiro para efetuar o pagamento da melhor forma.
Controle de agendamentos
O controle de agendamentos é muito importante para evitar conflitos de horários e garantir a melhor experiência para o paciente. Um sistema para clínica de estética ajuda a organizar essa tarefa da melhor maneira.
Com um bom sistema é possível visualizar de forma clara os agendamentos por data, profissional entre outros filtros. E em caso de imprevistos, dá para realocar agendas em massa, com todos os horários preenchidos, sendo repassados para outros disponíveis de forma simultânea.
A agenda facilita o processo de reagendamento, para permitir que a equipe e até mesmo o paciente encontrem novos horários disponíveis rapidamente. Para isso é possível integrar a agenda diretamente no site da sua clínica e ainda utilizar chatbots para WhatsApp para automatizar a tarefa.
Vendas e pagamento
O controle de vendas e pagamentos é focado principalmente na saúde financeira da clínica. Um sistema para clínicas de estética oferece ferramentas para gerenciar esses processos de forma segura e eficiente.
Você pode registrar todas as vendas de procedimentos e pacotes, mantendo um histórico detalhado de transações. Com o sistema, você pode disponibilizar diversos meios de pagamento, para facilitar a contratação por parte do paciente e ainda conseguir gerir de forma simples.
Nunca deixe de gerar indicadores de desempenho disponíveis em alguns dos sistemas, para acompanhar as receitas e despesas, para tomada de decisões estratégicas.
Bônus: Antes e depois em fotos reais e editáveis
Uma das funcionalidades mais impactantes de um sistema de gestão para clínicas de estética é a capacidade de criar comparações de antes e depois dos procedimentos. Essa ferramenta permite que a clínica registre fotos dos pacientes durante os tratamentos, ajudando a demonstrar a eficácia dos serviços oferecidos.
Com ele é possível armazenar fotos dos pacientes antes e depois dos procedimentos diretamente no sistema, mantendo um histórico visual das atividades. Em edição, é possível marcar pontos importantes da foto, a serem avaliados.
Por fim, é possível utilizar as imagens de antes e depois, com a devida autorização dos pacientes, para promover os serviços da clínica nas redes sociais e em materiais de marketing.
Como contratar um sistema para clínica de estética
É importante considerar que este texto foi elaborado com base nas funcionalidades do Clínica nas Nuvens. Vale lembrar que outros sistemas podem divergir e não oferecer as mesmas funcionalidades descritas aqui.
Com o Clínica nas Nuvens, você garante o controle total sobre o número de sessões contratadas, agendadas, executadas e quantas estão disponíveis.
Além disso, o recurso de proposta de orçamento dentro do prontuário facilita a venda durante as consultas de avaliação, organiza as vendas e ajuda a identificar o vendedor no momento da comissão.
Outro diferencial é a redução da falta de pacientes em até 50%, graças aos lembretes automáticos de consulta enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail, proporcionando um atendimento de primeira.
Com as ferramentas do Clínica nas Nuvens, você fortalece a relação entre profissional e cliente, controla as sessões de forma eficiente e transforma o dia a dia da sua clínica.
Se quiser conhecer ainda mais estas e outras funcionalidades, solicite uma demonstração gratuita!