Gestão da clínica: o segredo para sobreviver e prosperar em tempos de crise 

Gestão da clínica: o segredo para sobreviver e prosperar em tempos de crise 

Quando acontecem crises no setor de saúde, existe um diferencial que separa empreendimentos que sobrevivem dos que acabam encerrando as atividades: a gestão da clínica.  

Conhecer a fundo as características do negócio é essencial para conseguir criar alternativas para reduzir os efeitos da crise em clínicas. E para isso, a gestão deve coordenar todos os recursos que garantem seu bom funcionamento e sustentabilidade. 

Mas isso pode ser um grande desafio! Em tempos de crise, deve existir uma atenção redobrada com o desempenho da equipe, a utilização de recursos, a satisfação do paciente e a rentabilidade do negócio. 

Neste artigo vamos mostrar como a gestão da clínica pode reduzir os efeitos de uma crise através de recursos fundamentais. Confira! 

Sistema de controle financeiro para clínicas

Estratégias para gestão da clínica 

Lidar com incertezas é bastante comum, mas quanto maior o controle sobre as operações da clínica, melhor ela vai lidar com uma crise. Entre os principais pontos de atenção estão:  

  • Eficiência operacional 
  • Diversidade de fontes de receita 
  • Comunicação eficiente e empática 
  • Investimento em inovação e tecnologia. 

Tudo isso aliado a uma gestão proativa, seguir os passos abaixo torna tudo mais simples e as chances da sua clínica se manter estável são maiores.  

Se basear em dados e informações é fundamental 

Muitas empresas, em momentos de crise, partem direto para o corte de pessoal, mas se esquecem de que qualquer mudança brusca pode gerar despesas extras. Por isso, antes de tomar qualquer iniciativa, você precisa saber como está a realidade da sua clínica e criar formas de controlar todos os processos desempenhados para ter certeza sobre quais decisões tomar. 

Para começar, faça uma análise ampla de todos os rendimentos e despesas e verifique em que ponto estão os gargalos. Localize algum valor que esteja acima do necessário e práticas que podem ser modificadas.   

Um sistema para clínicas eficaz pode fornecer dados valiosos sobre o desempenho financeiro, eficiência operacional e muito mais. Com essas informações em mãos, os gestores podem tomar decisões estratégicas para enfrentar os desafios que vierem. Depois, é hora de planejar as ações. 

Planejamento e execução 

Depois de conhecer a real situação a gestão financeira da clínica deve planejar tudo o que será feito para reduzir custos. Iniciativas simples podem fazer com que melhores resultados sejam alcançados.  

Caso você tenha verificado que a conta de luz está muito alta, substituir lâmpadas pode ser necessário; na área financeira, pode-se apostar em boas práticas de gerenciamento de fluxo de caixa que mantenham recursos na empresa por mais tempo e assim por diante.  

Tendo conhecimento das necessidades da clínica e conseguindo elaborar relatórios que acompanham o desempenho, processos e finanças, o planejamento para lidar com a crise fica mais prático. Softwares médicos como o Clínica nas Nuvens possuem os mais variados tipos de relatório em tempo real para ajudar na gestão da clínica. 

fluxo de caixa para clínica

Inovar é preciso 

Esse discurso parece clichê, mas é pura verdade. Buscar a inovação em todos os setores da sua clínica é uma excelente forma de contornar a crise. Esse momento, aliás, é ideal para quem precisa de um impulso para encontrar novas oportunidades. 

Então, nada de se abalar porque o movimento diminuiu e os rendimentos caíram. É hora de pensar fora da caixa! 

Nesse processo de inovação, ouvir a participação dos funcionários que atuam diretamente na operação na clínica pode ser fator decisivo, pois eles têm a visão diária do negócio e podem contribuir muito. Essa também é a hora de procurar por lideranças dentro da equipe. Esses líderes natos serão grandes incentivadores dos demais funcionários, ajudando a melhorar a produtividade. 

Contar com a ajuda de um software para clínicas na hora da gestão de todas as dicas apresentadas neste também será essencial para manter o controle dos custos e investimentos certos na clínica. Um sistema como o Clínica nas Nuvens, flexível e adaptável pode facilitar a implementação de iniciativas inovadoras e garantir que a gestão da clínica permaneça eficiente. 

Racionalizar os investimentos 

Em momentos de crise, é hora de cortar investimentos, certo? Errado! É hora de investir no que é certo, naquilo que vai garantir mais frutos num futuro próximo. 

Pode não ser a hora de ampliar o espaço da clínica, mas investir em um sistema para clínicas, que poupe tempo e recursos com impressão e arquivos físicos, pode trazer retornos e ajudar a superar o momento da sua clínica ou consultório. 

Durante uma crise, um sistema como o Clínica nas Nuvens, pode ajudar as clínicas a se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado e nas preferências dos pacientes. Isso inclui a implementação de sistemas de telemedicina para consultas virtuais, plataformas de agendamento online e prontuários eletrônicos de saúde. 

Ao abraçar a tecnologia e a inovação, as clínicas médicas podem aumentar sua eficiência, melhorar a qualidade do atendimento e se destacar em um mercado competitivo, mesmo em tempos de crise. 

Agora que você já viu como uma boa gestão pode ajudar seu consultório na redução da crise, é preciso colocar essas ações em prática. Comece pedindo sua demonstração gratuita do Clínica nas Nuvens! 

Software médico
Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se