Saber como trabalhar em clínica médica é algo essencial a todos os profissionais que atuam nesse espaço. Isso porque o ambiente lida com a saúde e a vida das pessoas.
Para te ajudar a entender mais sobre quais atitudes tomar ao trabalhar em clínica médica, desenvolvemos este conteúdo com dicas importantes. Continue a leitura e confira.
Focar na humanização
Adotar uma postura humana é essencial quando se fala em como trabalhar em clínica médica. Por meio de um atendimento humanizado com o paciente, é possível conquistar a confiança da pessoa atendida.
Dessa forma, desde o momento em que o cliente entra em contato com a clínica até o pós-tratamento, é essencial saber ouvi-lo, entender as necessidades dele, conversar olhando no olho e dedicar toda a atenção necessária para ele se sentir bem atendido.
Tenha em mente que cada paciente possui a própria personalidade. Dessa forma, é importante se moldar e saber dialogar com todos. Crianças e idosos, por exemplo, possuem muitas diferenças na forma de se expressar. Prestar atenção nisso evita falhas no atendimento.
Sabendo como trabalhar em clínica médica de forma humana, é possível aumentar o número de pacientes e fazer com que os atuais não busquem por outras empresas na hora de tratar da própria saúde.
Dar atenção ao paciente durante a jornada na clínica
Outro ponto importante sobre como trabalhar em clínica médica é saber acompanhar a jornada do paciente. Enganam-se os profissionais que pensam que basta atender o paciente quando ele visita a clínica na data marcada e retomar o contato apenas na próxima consulta.
Em vez disso, é importante adotar uma postura mais atenciosa em relação ao paciente. Imagine que o cliente entrou em contato com a clínica para informações sobre valores de determinado serviço, por exemplo. Nesse caso, além de informar o valor, a secretária pode perguntar mais sobre o desejo do cliente, convidá-lo para conhecer a clínica e apresentar os profissionais.
Quando o cliente contratar a clínica, é essencial continuar acompanhando a jornada dele, identificando os procedimentos clínicos que ele realizar e entrando em contato regularmente para saber sobre a recuperação. Além disso, é importante atentar-se ao retorno de consulta do paciente, evitando que ele esqueça.
Manter a comunicação e o acompanhamento de toda a jornada do paciente na clínica é um fator fundamental para conquistar a confiança dele e fazer com que a empresa seja vista sempre como um ambiente que oferece cuidado total.
Saber dialogar com toda a equipe
Saber como trabalhar em clínica médica também exige uma ótima comunicação entre os próprios colaboradores. Independentemente do setor ou do cargo, é importante que todos conversem para criarem um ambiente confortável e prazeroso.
Reuniões semanais são ótimas maneiras de unir todas as pessoas e entender as dificuldades de cada setor: quais pontos podem ser melhorados, quais resultados foram alcançados e quais estratégias estão sendo desenvolvidas.
Muitas vezes, a perda de um paciente pode ser evitada quando a equipe se reúne para discutir sobre novas formas de atendimento, por exemplo. Além disso, é muito importante que o gestor compartilhe os objetivos que a empresa possui, possibilitando que todos foquem na mesma meta.
Imagine que o foco do líder seja aumentar o faturamento em determinado mês, por exemplo. Sabendo disso, a equipe financeira pode dialogar com o setor de atendimento para todos entenderem qual é o valor a ser alcançado e quais são as melhores formas de abordar os possíveis clientes.
Como em toda empresa, uma clínica médica também precisa da união de pessoas para os resultados serem alcançados, independentemente de quais sejam os objetivos.
Entender todos os processos da clínica
Quando se fala em comunicação entre a equipe, outro ponto que não deve ser deixado de lado no trabalho de clínica médica é o entendimento geral dos processos realizados.
É muito importante que os médicos da clínica entendam o que acontece antes do paciente entrar nas salas e qual é o próximo passo que ele realiza após finalizar o atendimento.
Da mesma forma, é importante que a profissional que trabalhar como recepcionista em clínicas entenda como os procedimentos realizados funcionam, pois caso o paciente tenha alguma dúvida, normalmente, entrará em contato com ela.
Quando toda a equipe está ciente de como todos os processos acontecem, a comunicação fica mais fácil, o desenvolvimento dos trabalhos acontece com mais qualidade, e a forma de atender o paciente é feita com excelência.
Por isso, como citado no item anterior, é importante que haja diálogo entre toda a equipe, independentemente de cargos e funções exercidas. Dessa forma, a clínica entra em harmonia.
Manter-se atualizado sobre o mercado da saúde
Pessoas que buscam emprego em clínicas precisam entender do mercado da saúde, até porque é uma área que está em constante desenvolvimento. Há alguns anos, por exemplo, a agenda médica era organizada de forma manual, com anotações em um caderno.
Hoje, já é possível utilizar softwares para clínicas que proporcionam a organização da agenda médica de forma totalmente digital. Saber sobre essas atualizações do mercado é algo fundamental para as secretárias que desejam se colocar no mercado ou crescer na profissão.
No caso de médicos, a situação é igual. É preciso acompanhar o que há de mais novo no mercado e saber como implementar isso no dia a dia da clínica, contribuindo para a própria empresa, o crescimento profissional no dia a dia de trabalho na clínica médica e a qualidade de vida dos pacientes.
Assine nossa newsletter e acompanhe outras dicas
Se você gostou dessas dicas sobre a postura profissional que a equipe deve adotar na clínica médica, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos como este direto no seu e-mail.