No universo feminino, é comum encontrar relatos de mulheres que realizam suas consultas ginecológicas exclusivamente com profissionais mulheres. A empatia e a identificação facilitam o contato entre a médica e a paciente.
Todavia, com a evolução do mercado, os homens também começaram a atuar neste segmento, seja em hospitais ou em clínicas e consultórios. Apesar dessa transformação, muitas mulheres ainda sofrem com a vergonha e o tabu de serem atendidas por um ginecologista masculino.
Dessa maneira, os ginecologistas precisam encontrar meios diversificados de atrair suas pacientes, apostando em credibilidade e confiança como pilares do seu atendimento. No post de hoje, compartilhamos algumas dicas para você iniciar esse trabalho. Confira!
Comunicação
Mais ouvir do que falar: esse é o segredo! Mostrar interesse no que sua paciente relata, estando atento e demonstrando real preocupação, é essencial para estabelecer um vínculo de confiança.
Overdelivering
Entregar mais do que a paciente espera, fornecendo informações extras sobre o seu problema, solucionando suas dúvidas e contribuindo positivamente para o sucesso do tratamento, também é uma boa maneira de atrair pacientes mulheres para o seu consultório.
Construir uma boa imagem
A participação em eventos relacionados à saúde da mulher – como Outubro Rosa – é uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento do fator confiança. Marcar presença nesses eventos é essencial para criar um vínculo de proximidade.
Incentivar a participação de alguém próximo
O médico ginecologista tem papel de fundamental importância na promoção do cuidado e da manutenção da saúde feminina. Dessa maneira, ele pode atuar como um incentivador para que pessoas próximas a ela – marido, filhos, mães e pais – estejam presentes nestes momentos e acompanhem-na. O objetivo é unir forças – da parte médica e da parte familiar – para estimular a paciente a manter a frequência ideal de consultas e exames.
Trabalhando com transparência e ética e priorizando uma relação de confiança, é possível atrair novas pacientes para o seu consultório, bem como fidelizá-las para oferecer um atendimento de qualidade e um tratamento efetivo.
Confira também: Conheça as principais recomendações médicas para evitar processos judiciais de pacientes.