Organograma de uma clínica médica: como fazer para trazer vantagens e benefícios para sua clínica

Organograma de uma clínica médica: como fazer para trazer vantagens e benefícios para sua clínica

O organograma de uma clínica médica precisa ser uma estrutura que oriente todos os envolvidos no negócio (toda a equipe, gestores, especialistas, fornecedores e pacientes) para que o estabelecimento funcionar como um relógio suíço.

Neste conteúdo, trouxemos informações sobre o que é organograma de uma clínica médica. Primeiro, explicamos o que é um organograma. Em seguida, mostramos como ele pode ser aplicado na sua clínica e quais vantagens proporciona.

O que é organograma

No mundo corporativo, o organograma empresarial é bastante conhecido. Os empresários mais experientes e que comandam empresas bem sólidas trabalham com essa ferramenta/método o tempo todo.

Basicamente, o organograma é uma ferramenta para estruturar a equipe no ambiente corporativo. Ao que parece, é utilizado há mais de um século, segundo alguns estudiosos que citam o ADM  Daniel McCallum como o criador, no ano de 1856.

Existem vários tipos de organograma. Por isso, é interessante que a empresa entenda qual é o melhor modelo para seu nicho de mercado, deixando as coisas mais claras possíveis para todos.

Existe o organograma funcional e o vertical, por exemplo. Enquanto o primeiro se preocupa mais com as funções do colaborador, o segundo se volta mais para a orientação dos cargos e menos para o que cada um deve fazer.

Como o organograma funciona

Com o organograma, você insere os cargos da empresa (presidente, diretor, auxiliar, gerente, etc) em caixas ou retângulos. Esses nichos são ligados por linhas, que formam uma estrutura hierárquica, ou seja, os cargos de maior importância ficam na parte de cima e, sucessivamente, vão descendo na escala.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Como fazer organograma na sua Clínica

Agora que você já sabe o que é essa ferramenta, precisa aprender como estruturar o organograma de uma clínica médica. Trouxemos algumas boas dicas que podem ajudar:

  • Cada nível da hierarquia deve ser separado por cores distintas; 
  • Com a tecnologia atual, em vez de papel ou quadros e canetão, use softwares para criar seu organograma;
  • Identifique as funções de cada profissional. Se for necessário, conte com ajuda externa para fazer isso;
  • Caso você já tenha algum organograma na clínica médica, use-o para avaliar os avanços e as mudanças, além de entender o que deve ser feito no futuro;
  • Todos os profissionais da clínica precisam estar cientes dos eventos e integrados ao processo de construção do organograma;

É elementar que você apresente o organograma para o pessoal de forma simples, clara, direta e objetiva, para não restarem dúvidas quanto à estrutura e à organização.

Entenda que criar um organograma para sua clínica é uma decisão muito importante, pois permite uma visão panorâmica do seu negócio, das relações entre as pessoas e do processo de trabalho.

organograma de uma clínica médica

Quais são as vantagens de ter um organograma na sua clínica

O organograma é um instrumento extremamente relevante para melhorar a assertividade na tomada de decisões na empresa. Confira quais outras vantagens são possíveis ao elaborar o organograma de uma clínica médica. 

A produtividade aumenta consideravelmente na clínica

Muitos profissionais sentem-se desmotivados por falta de orientação e organização. O organograma funcional é um modelo que expõe didaticamente a estrutura e as funções, servindo como uma luz em alguns momentos de dúvida.

A ausência de um bom organograma na sua clínica prejudica a produtividade. Isso se dá em qualquer empresa.

A comunicação interna da clínica torna-se muito melhor

Com o organograma estruturado, o profissional X sabe que deve falar com o profissional Y em caso de dúvida, assim como o colaborador Z sabe que deve comunicar o colaborador W para resolver determinado problema.

Assim, a comunicação interna torna-se muito mais fluida e dinâmica, exatamente pelo fato de que todos conhecem a estrutura hierárquica que o organograma traz na composição.

A clínica torna-se um ambiente de trabalho muito mais organizado, dinâmico e transparente

Todo profissional deseja trabalhar em um ambiente organizado, sabendo exatamente qual é sua função, seu cargo, quem são seus superiores e como se relacionar com a equipe.

O organograma de uma clínica médica é uma ferramenta que ajuda muito nisso tudo. Com ele, é possível compreender qual é a dinâmica de trabalho. Além disso, ele é essencial para criar uma imagem de empresa bem orquestrada e transparente.

Leia também: Equipe multidisciplinar de saúde: o que você precisa saber para ter uma grande equipe na sua clínica.

Software para clínicas

Tenha o software ideal para ajudar sua clínica a organizar-se e lucrar

Com o Clínica nas Nuvens, você tem um software para gestão de clínicas que proporciona a melhor organização já vista no seu ambiente profissional.

São muitas funcionalidades para você manter sua clínica ágil, dinâmica e eficiente, otimizando o tempo dos profissionais, desburocratizando os espaços de trabalho e integrando todos os setores.

Conte com a agenda médica digital, o prontuário eletrônico, a telemedicina, o controle financeiro, o faturamento TISS, a integração contábil, o sistema de cobranças, o controle de estoque, o cartão de benefícios e muito mais.

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se