Compartilhar Inscreva-se

Receba dicas para o seu negócio lucrar mais

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Como fazer live no Instagram? Veja agora o passo a passo

Como fazer live no Instagram? Veja agora o passo a passo

Transmitidas pela internet, seja para difundir conhecimento ou para animar e aliviar a tensão, as lives têm se popularizado cada vez mais, especialmente em razão da pandemia causada pela COVID-19, que atualmente faz com que as pessoas não saiam de casa com frequência. Por conta disso, houve o aumento da curiosidade e, certamente, algumas pessoas se perguntam: como fazer live no Instagram?

Como exemplo desse aumento de audiência, podemos citar as transmissões da área da saúde, que têm atingido um bom número de pessoas, já que indivíduos, de maneira geral, estão se preocupando ainda mais com a saúde, a fim de evitar a contaminação pelo novo Coronavírus.

Se você tem uma clínica e deseja saber como fazer uma live no Instagram, quais cuidados adotar e como divulgar uma transmissão online, acompanhe este post, no qual apresentaremos todos os detalhes. Continue a leitura e confira!

Faça um roteiro voltado para o público da clínica

Por mais que as lives tenham a característica de ser um vídeo mais informal, é igualmente importante criar um roteiro voltado para o público da clínica antes de iniciar a transmissão de vídeo.

Ter um guia ajuda a certificar que o tema é interessante para o seu público, além de evitar que erros e gafes ocorram durante a live, garantindo que o vídeo sairá com todas as informações corretas — afinal, trata-se de uma transmissão ao vivo.

Para montar um roteiro, você pode, por exemplo, criar um documento que contenha a introdução do assunto, seus tópicos principais, informações relevantes sobre o tema (como nomes e datas específicas), entre outras características daquilo que deve ser apresentado.

Prepare temas relevantes sobre saúde

É fundamental que o tema da sua live esteja relacionado à saúde, afinal, como o seu estabelecimento é uma clínica médica, é esse o tipo de conteúdo que o seu público espera encontrar em sua página do Instagram.

Contudo, essa não é a única especificidade, uma vez que é fundamental que o tema tenha relevância para os seus expectadores. Nesse momento, uma boa ideia seria explorar os assuntos relacionados ao novo Coronavírus e ao isolamento social do ponto de vista médico, uma vez que esse é o tipo de conteúdo mais procurado ultimamente.

Aprenda a mexer na ferramenta

Antes de iniciar uma live, aprender a mexer na ferramenta disponibilizada pelo Instagram, bem como conhecer suas novas funcionalidades e saber como aplicá-las é ideal para que tudo ocorra de acordo com o planejado durante a transmissão.

Sendo assim, para entender como fazer uma live no Instagram, você pode, por exemplo, fazer um teste antes da data marcada para a transmissão oficial, apenas para descobrir como funciona o sistema da plataforma. Contudo, é válido ressaltar que, de maneira geral, trata-se de uma tecnologia simples e intuitiva, logo, você não deve encontrar grandes dificuldades.

Prepare o cenário da clínica

Por se tratar de uma transmissão ao vivo, é fundamental se atentar ao cenário da clínica. Um local com muitos detalhes ao fundo, por exemplo, costuma desviar a atenção do telespectador. A iluminação, por sua vez, também merece atenção, sendo relevante evitar ambientes muito escuros ou claros demais.

Ainda, é importante tomar cuidado com ruídos e barulhos externos, como buzinas, latidos de cachorros, sons de obras, entre outros, afinal, tudo o que estiver ao redor também será ouvido pelo seu público.

Invista em divulgação

Por fim, para que a sua live tenha o retorno esperado, é fundamental investir em divulgação para atingir mais pessoas. Logo, você pode criar uma imagem ou banner com o dia, o horário da transmissão e o tema e divulgar diariamente, inclusive em outras redes sociais.

A ferramenta “stories” do Instagram — em que vídeos, publicações e fotos ficam disponíveis por somente 24 horas — também pode ser usada para divulgar a live, afinal, quanto mais canais usar, maior deve ser o seu público durante a transmissão.

Agora que você já sabe como fazer live no Instagram, coloque as dicas em prática o quanto antes e faça uma transmissão ao vivo. Algo relevante para atrair ainda mais seguidores e novos clientes para a sua clínica!

Se gostou do post, curta a nossa página no Facebook para receber atualizações sobre os novos conteúdos!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.