Como cobrar sessão de fisioterapia: um guia completo 

Como cobrar sessão de fisioterapia: um guia completo 

Saber como cobrar sessão de fisioterapia pode deixar muitas dúvidas para os profissionais e gestores de clínicas. É preciso encontrar um equilíbrio entre oferecer um serviço de qualidade e garantir que você receba uma compensação justa pelo seu trabalho. 

Mas afinal, como cobrar sessão de fisioterapia? Vamos ver neste artigo, alguns meios de precificação, uma base para referência e ferramentas que podem te ajudar nesse processo. Continue a leitura! 

Como calcular o valor de uma sessão de fisioterapia 

Antes de considerar os diversos aspectos que ajudam a determinar como cobrar a sessão de fisioterapia, você deve começar sabendo como calcular o valor de uma sessão de fisioterapia, utilizando como base o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF). O documento administrado pelo COFFITO, mostra o valor mínimo a ser cobrado por diferentes procedimentos. 

O RNPF define os procedimentos realizados por fisioterapeutas, com base em evidências científicas e nas necessidades epidemiológicas atuais. Ele também estabelece os valores mínimos a serem cobrados por cada sessão de fisioterapia, considerando análises financeiras e estudos científicos  

Cada procedimento recebe um valor no Coeficiente de Honorários Fisioterapêuticos (CHF) que deve ser convertido em reais. De acordo com a última atualização, por exemplo, uma Inclinometria Vertebral possui 120 CHF, que convertendo, fica em R$ 72,00. 

Existe uma tabela de preço de fisioterapia que pode ser consultada em site oficial. Mas lembre-se, os valores são apenas referencias. Existem outros critérios que você vai ver abaixo. 

Como determinar o preço das sessões de fisioterapia 

Seja na gestão de uma clínica ou na prática individual, existem alguns critérios que te ajudam a entender como cobrar uma sessão de fisioterapia. Considere: 

Entender seu público 

Uma das etapas mais importantes para descobrir quanto um fisioterapeuta deve cobrar por consulta é entender seu público. A maioria dos profissionais já possuem essa informação antes mesmo de dar início as atividades de sua clínica ou consultório para realizar ações de marketing. 

Inclusive a sustentabilidade e saúde financeira da sua clínica dependem de um conhecimento aprofundado de quem utiliza seus serviços. Existem aquelas que se posicionam como clínicas populares, geralmente os preços são mais acessíveis e muitas vezes recebem uma quantidade maior de pacientes. 

Já outras oferecem um serviço mais exclusivo, estão localizadas em regiões com o público com maiores condições socioeconômicas e que consequentemente tem sessões mais caras. Essas questões determinam o preço a ser cobrado. 

Avaliar a concorrência 

O nome já fala por si só: concorrência. Há uma disputa silenciosa entre seus serviços e os da clínica ao lado.  

É necessário ter uma média de quanto é cobrado por clínicas que oferecem um serviço equivalente, com estrutura similar a sua. Afinal, você não vai querer perder atendimentos por discrepâncias nos valores.  

É importante estar atento as características dos concorrentes analisados e sem dúvidas, ter uma amostra ampla, ou seja, comparar com pelo menos mais três outras clínicas para entender os valores que elas têm aplicado. 

Verificar os custos operacionais  

Analise seus custos operacionais totais, incluindo aluguel, salários, equipamentos, materiais e despesas administrativas. Calcule o valor que você precisa cobrar por sessão de fisioterapia para cobrir esses custos e garantir uma margem de lucro razoável. 

Essa verificação ajuda também a entender como e quando realizar mudanças nos valores baseado nos investimentos que você realiza em sua clínica. 

Boas práticas para a cobrança de sessões 

Entender como cobrar sessões de fisioterapia de forma eficiente requer uma combinação de estratégias bem pensadas, transparência e um compromisso com o atendimento ao cliente. Abaixo você vai ver que ações podem fazer com que todo o processo de cobrança seja positivo e você consiga proporcionar uma experiência positiva aos seus pacientes. 

  • Defina uma estrutura de preços clara e transparente; 
  • Ofereça opções de pagamento flexíveis
  • Estabeleça políticas de cancelamento e reagendamento; 
  • Invista em um sistema de gestão eficiente; 
  • Priorize sempre o atendimento ao cliente. 

Ações como estas vão tornar o processo de cobrança mais simples, consciente e qualificado.  

Utilize um sistema de cobrança online 

Integre a rotina com um sistema para clínica que pode facilitar o processo de pagamento tanto para a gestão quanto para pacientes. Com o sistema de cobrança do Clínica nas Nuvens automatiza muitos dos processos relacionados à cobrança passam a ser automatizados, como cobrança automática em cartões de crédito, envio de boletos e muito mais! 

Ao automatizar processos de cobrança com o Clínica nas Nuvens, você reduz a chance de erros humanos, como cobranças duplicadas ou cálculos incorretos. Além disso você pode acompanhar facilmente os pagamentos recebidos e os saldos pendentes de pacientes, uma forma de lidar com a inadimplência no seu negócio.  

Quer saber como ter estes e outros benefícios? peça a sua demonstração gratuita! 

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se