Como avaliar a produtividade do consultório médico?

Como avaliar a produtividade do consultório médico?

Existem muitos médicos bem-conceituados e consultórios de qualidade espalhados por todo o país, e quem deseja entrar nessa área, deve buscar e oferecer ao mercado um serviço primoroso e diferenciado, a fim de melhorar a produtividade do consultório médico.

Uma boa maneira de garantir o êxito nesses aspectos é realizar uma análise da produtividade. A partir disso, você e sua equipe vão saber como agir, o que mudar e como melhorar. Quer saber mais sobre como avaliar a produtividade do seu consultório? Então veja nossas dicas!

Invista em software médico

Graças ao avanço da tecnologia, hoje em dia, existem vários softwares capazes de acompanhar o desempenho de consultórios médicos, além de avaliar e otimizar sua produtividade.

Esses sistemas de gestão permitem que os profissionais da área médica acessem e remarquem suas agendas, verifiquem as informações dos pacientes, contabilizem os dados financeiros e muito mais, tudo de maneira prática e rápida — e em qualquer local ou hora do dia, se o sistema estiver na nuvem.

Quando toda a equipe se automatiza, as chances de a produtividade aumentar são grandes, já que as tarefas são realizadas de maneira mais organizada, proporcionando tomadas de decisão mais ágeis e eficazes.

Além disso, os softwares produzem relatórios que podem ser analisados e interpretados para gerar informações mais interessantes para a clínica, auxiliando na rotina do estabelecimento.

Sistema para clínica

Analise a satisfação dos pacientes com o atendimento

A busca pela satisfação do paciente deve estar sempre em primeiro lugar em um consultório ou clínica médica, inclusive porque essa é uma ótima maneira de verificar se a produtividade é eficiente.

Para realizar essa avaliação, é possível pedir para que as pessoas que frequentam o estabelecimento, preencherem formulários ou questionários avaliando o atendimento, local e outros pontos importantes que o profissional julgar necessário.

É sempre bom ouvir o feedback do paciente e tentar mudar ou melhorar as questões mais pertinentes, afinal de contas, o que seria da produtividade do consultório médico sem os pacientes? Uma boa dica para aumentar essa satisfação é por meio de estratégias de fidelização.

Os sistemas de gestão possibilitam que os profissionais da área médica tenham um bom relacionamento com os pacientes e estejam sempre em contato, além de facilitar as confirmações de consultas ou mandar mensagens em dias de aniversários ou em outras datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães.

agenda médica online

Verifique o tempo de espera dos pacientes

O tempo que os pacientes esperam antes de serem atendidos é essencial para avaliar a produtividade de um consultório médico, sem falar que isso também influencia na satisfação dessas pessoas.

Então, é fundamental que o estabelecimento pense em formas de verificar quanto tempo o paciente leva para ser atendido, além de buscar formas de reduzir esse período, para que o feedback seja mais positivo e os pacientes voltem cada vez mais.

De fato, ninguém gosta de ficar esperando, ainda mais se o seu ambiente não proporciona estrutura para que as pessoas se sintam confortáveis no local de espera. Nesse caso, vale ter bons sofás ou cadeiras, um ambiente bem iluminado, cheiroso, limpo, com um som ambiente agradável e, se possível, uma máquina de café ou, ao menos, um bebedouro de qualidade para que as pessoas possam tomar uma água enquanto aguardam.

Procure o melhor sistema para o consultório

Para que o software tenha eficácia em um consultório, é necessário que ele tenha as funcionalidades certas e adequadas para proporcionar benefícios ao seu estabelecimento.

É necessário que os donos do consultório procurem sistemas que atendam suas preferências e exigências. Não adianta o software contar com muitas ferramentas se a sua utilização for difícil e não permitir que a equipe o acesse de forma eficaz, por exemplo.

software médico

O sistema de gestão deve economizar tempo, custos, atender as necessidades e, acima de tudo, garantir o suporte sempre que precisar. Portanto, investir em softwares é, hoje, uma atitude elementar para o sucesso do seu negócio, mas, é claro, você precisa escolher bem.

Com esses sistemas, será possível avaliar a satisfação dos clientes, verificar o tempo de espera e saber o que pode ser mudado ou melhorado, a fim de gerar melhorias na produtividade do consultório médico.

O software ideal para sua clínica ou consultório

Você já sabe que precisa de um software para fazer a gestão do seu negócio, pois isso vai aumentar a produtividade do consultório ou clínica médica. Então, software que você está buscando é o Clínica nas Nuvens.

O Clínica nas Nuvens possui um leque de funcionalidades para agilizar os processo e otimizar o trabalho no seu ambiente profissional. Conte com Prontuário Eletrônico, Agenda Médica, Telemedicina, todo o Controle Financeiro, ferramentas de Marketing Médico para você melhorar a relação com seus paciente e atrair novos, além de muitos outros benefícios.

Hoje, muitas clínicas estão migrando para o software de gestão Clínica nas Nuvens, com milhares de usuários utilizando as ferramentas diariamente. Tome a decisão certa e venha para o Clínica nas Nuvens, você vai se surpreender com todas as vantagens disponibilizadas pelo software e vai simplificar sua vida no local de trabalho.

Peça já uma demonstração gratuita e suba de nível!

evite fraudes na clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se