Nos últimos anos, a telemedicina tornou-se uma importante ferramenta de comunicação na área da saúde, proporcionando mais praticidade, conforto e agilidade. Mas muitos profissionais ainda possuem dúvidas em como atender pacientes por telemedicina, o que é normal tendo em vista que a prática é nova.
Para ajudar a entender como a telemedicina funciona, desenvolvemos este conteúdo com dicas e informações relevantes sobre essa ferramenta. Continue a leitura e confira.
O que é telemedicina?
A pergunta sobre o que é telemedicina ainda é bastante comum. E a resposta é simples: a telemedicina refere-se ao atendimento médico feito a distância, por meio da utilização de recursos tecnológicos, como internet, computador, celular ou outro dispositivo que possua câmera e tenha acesso à internet.
No Brasil, a prática da telemedicina vem ganhando mais notoriedade desde de 2020, por conta da pandemia de Covid-19, que tornou os atendimentos presenciais recomendados apenas para casos graves.
Por meio da telemedicina, é possível oferecer um atendimento com a mesma qualidade que o presencial, possibilitando, inclusive, o envio de receita digital para o paciente, por meio de um link. Além disso, quando o médico realiza um atendimento online, também é possível disponibilizar forma de pagamento online ao paciente.
Para utilizar uma plataforma de telemedicina basta abrir o aplicativo no qual será feita a chamada de vídeo, ajustar a câmera e o áudio, enviar o link ao paciente e aguardar ele entrar. É totalmente rápido, fácil e seguro.
Vantagens da telemedicina
Em maio deste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a telemedicina no Brasil, por meio da Resolução n° 2134/2022. Até então, a modalidade estava autorizada apenas para uso emergencial de Covid-19.
Com essa regulamentação em vigor, a perspectiva é que a utilização desse método de atendimento aumente ainda mais, por conta dos benefícios que oferece aos médicos e pacientes. Entre os principais, podemos destacar:
- Atendimento aos pacientes que se encontram afastados dos centros urbanos sem que esses precisem se deslocar para longas distâncias.
- Melhoria na qualidade dos laudos emitidos e resultados mais rápidos.
- Atendimentos mais rápidos e com menores custos para o profissional.
- Aumento da produtividade nas clínicas e consultórios e a oportunidade desses de oferecerem mais especialidades médicas aos pacientes.
- Maior troca de conhecimentos entre médicos, possibilitando aperfeiçoamento.
Em resumo, a telemedicina é uma prática barata, rápida, segura e que possibilita o acesso de mais pessoas à saúde, independente da localização geográfica em que se encontra.
Para ter uma ideia de como essa ferramenta é importante, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina, entre 2020 e 2021, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital. E esse número tende a crescer.
Como prestar um atendimento de qualidade por meio da telemedicina
Mas, afinal, como atender pacientes por telemedicina de maneira eficaz? Quais posturas adotar para garantir que a comunicação entre médico e paciente mantenha a mesma qualidade que um atendimento presencial? Para ajudar nisso, separamos algumas dicas importantes. Confira a seguir.
1. Converse com o paciente
Não é porque o atendimento acontece de forma digital, que a conversa não pode fluir naturalmente. É justamente por ser um meio de comunicação online, que o profissional da saúde deve aumentar o foco em como atender pacientes por telemedicina de forma humanizada, assim como faria se o contato fosse presencial.
Assim, é essencial demonstrar simpatia, preocupação e atenção para ouvir tudo que o paciente tem a dizer em relação a sua saúde. Mesmo a distância, a dedicação do profissional pode ser percebida pelo paciente.
E quando a qualidade do atendimento se mantém, o paciente com certeza não sentirá diferença em relação a forma como ele acontece, pois irá se sentir bem de qualquer forma.
2. Explique sobre a telemedicina
Alguns pacientes possuem pouco entendimento sobre como a telemedicina funciona. Em alguns casos, pode ser que eles nunca tenham sido atendidos dessa forma. Por isso, é normal que dúvidas surjam e é importante responder a todas elas.
Assim, antes do atendimento, certifique-se que o paciente aceitou consultar dessa forma e comece a conversa explicando, caso ele não saiba, que a telemedicina é uma prática regulamentada e que as informações trocadas ali estarão seguras. Se necessário, dê exemplos de telemedicina praticados em outros atendimentos.
E lembre-se de enfatizar que ele pode se sentir à vontade para falar e interromper sempre que desejar, da mesma forma que faria caso o atendimento fosse presencial.
3. Aposte na tecnologia durante o atendimento
Contar com a tecnologia, vai muito além de como atender pacientes por telemedicina. Além dessa ferramenta, é importante contar com o suporte de outras soluções, para garantir que a qualidade da consulta se mantenha.
O prontuário eletrônico, por exemplo, é uma ferramenta que agrega qualidade tanto para atendimentos presenciais quanto atendimentos feitos de forma digital. Isso porque, sem sair do próprio computador, o médico consegue acessar todas as informações sobre o paciente com apenas alguns cliques.
Os laudos à distância, chamados de prescrições médicas digitais, também é uma importante ferramenta tecnológica e mais um dos benefícios da telemedicina. Com ela, o médico tem a possibilidade de criar a receita digital, sem que o paciente precise sair de casa.
Garantindo assim, que a atenção ao paciente não seja perdida e o acesso aos dados importantes para a consulta seja feito de forma imediata, no mesmo instante em que o paciente conversa com o profissional.
4. Após a consulta, mantenha contato
O contato com o paciente não deve ser mantido apenas durante o atendimento médico, seja ele feito de forma online ou presencial, é importante que a relação com o paciente seja mantida, inclusive, após as consultas feitas.
Assim, após encerrar a conversa e a chamada de vídeo for desligada, é interessante, conforme o tratamento do paciente, enviar e-mail, mensagens de WhatsApp ou SMS com certa periodicidade.
Seja para relembrar sobre o retorno médico online ou presencial, para enviar felicitações de aniversário ou, até mesmo, enviar conteúdos com informações e dicas relevantes para o tratamento do paciente. Independente disso, o importante é manter o contato em dia.
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Durante este conteúdo você viu como atender pacientes por telemedicina é algo que pode beneficiar todos os envolvidos. Mas, para que isso seja feito com excelência, a principal dica é contar com um software de telemedicina, que ofereça todo o suporte necessário.
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