54 horas de imersão no mundo das startups

54 horas de imersão no mundo das startups

“O Startup Weekend é uma imersão de conhecimento e ações, uma experiência incrível. Todos que tiverem a oportunidade devem participar e se permitir essa vivência”. Com essas palavras, Janine Lauschner Beltrame resume o sentimento de ter participado do evento que aconteceu em Xanxerê (SC) entre os dias 27 e 29 de maio. 

Voltado para a troca e o desenvolvimento de ideias inovadoras, o Startup Weekend é uma ação que já foi realizada em mais de 150 países, com a participação de mais de 420 mil pessoas. Este ano, chegou em Xanxerê pela primeira vez, contando com o patrocínio de importantes empresas locais, entre elas o Clínica nas Nuvens. 

O objetivo do evento é incentivar que cada grupo de participantes tire ideias do papel e desenvolva startups em apenas 54 horas. Quanto mais inovadora e útil para a sociedade a ideia for, maior a chance de ser premiada. Ao todo, 10 grupos participaram da edição e três deles saíram vencedores. 

“Desenvolver uma startup não é tarefa fácil, mas, ao mesmo tempo, pode ser algo muito prazeroso e inovador. O evento permitiu mostrar exatamente isso, desafiando cada um dos participantes a entregarem o melhor de si. Para o Clínica nas Nuvens, foi um imenso prazer patrocinar essa ação e contar com a participação de nossas colaboradoras, que apresentaram grandes ideias. Um parabéns especial a cada uma delas por abraçar esse desafio”, pontua o CEO do Clínica nas Nuvens, André Forchesatto. 

Janine foi uma das colaboradoras que participou pela primeira vez do Startup Weekend, com apoio do Clínica nas Nuvens. Ela, que atua no setor de atendimento ao cliente, se encantou com o evento e, junto de sua equipe, desenvolveu o Connecteen, um aplicativo voltado para pais e tutores de adolescentes que possuem dificuldade de socialização no ambiente familiar. A ideia levou a Menção Honrosa, pelo esforço e dedicação da equipe.

software médico

“O aplicativo envia notificações diárias aos pais, instigando-os a se reunirem diariamente com os filhos adolescentes, por meio de jogos, atividades práticas e de lazer, tendo como grande diferencial um acompanhamento psicológico para melhorar situações de conectividade e convívio físico desses adolescentes no espaço familiar”, explica Janine. 

Para ela, a experiência de trocar ideias com pessoas até então desconhecidas e construir uma solução para um problema social, foi engrandecedora e só aconteceu graças ao incentivo do Clínica nas Nuvens. “Obrigada Clínica nas Nuvens por incentivar e conceder essa oportunidade”, finaliza. 

Entre as três melhores ideias

Desenvolver grandes ideias e ganhar reconhecimento por isso é algo significativo e mostra que dedicação e foco valem a pena. A executiva de contas do Clínica nas Nuvens, Jhenifer dos Santos, sabe bem disso. 

Ela também participou do Startup Weekend pela primeira vez e pôde sentir a emoção de ficar entre as três melhores equipes, com a criação de um aplicativo voltado à educação financeira infantil, chamado InvesChildren.

“Foram 54 horas de muito trabalho duro e esforço. Participar do Startup Weekend é uma imersão de conhecimento e emoções durante todo o evento. Alcançar o terceiro lugar em meio a tantas ideias incríveis e inovadoras é muito gratificante”.

Além de levar o troféu para casa, Jhenifer levou também a incrível sensação de ter feito parte dessa vivência. “Só tenho a agradecer o Clínica Nas Nuvens por me proporcionar essa experiência incrível. Tenho muito orgulho de fazer parte desse time de pessoas que não pensa apenas na experiência do cliente, mas, também, na qualidade da carreira profissional de seus colaboradores”, pontua. 

software médico

“Construir uma startup não é tão simples como imaginei que seria”

Tirar uma ideia do papel e transformar em um negócio rentável não é uma tarefa simples. É preciso foco, dedicação e persistência. Quando Nayara Ganasol Duarte garantiu sua vaga no Startup Weekend não imaginou que o evento seria tão desafiador, mas a experiência não poderia ter sido melhor. 

“Minhas expectativas foram plenamente atendidas. Tive a oportunidade de ficar em um grupo com membros de outras áreas e com eles eu aprendi muito sobre empreendedorismo e inovação. Todos eram proativos e quando um estava com um pouco de dificuldade ou cansaço, sempre tinha outro para assumir a liderança e não deixar ninguém desanimar. Afinal, construir uma startup não é tão simples quanto imaginei que seria. Mas foi justamente o fato de ser desafiador que tornou tudo mais incrível”, comenta a profissional de atendimento ao cliente do Clínica nas Nuvens.

software médico

Esse sentimento é partilhado pela executiva de vendas, Samara Muravski, que já quer garantir sua presença nas próximas edições. “Participar do SW Xanxerê foi uma experiência incrível, foi ótimo conhecer pessoas e ideias novas, poder unir forças e pensamentos. Colocar uma ideia que estava no papel para funcionar de verdade é maravilhoso”, pontua a colaboradora do Clínica nas Nuvens. 

Clínica nas Nuvens apoiando importantes ações

Trazer o Startup Weekend para Xanxerê foi um trabalho longo, de muitas tentativas por parte dos organizadores. E para tornar isso possível, o Clínica nas Nuvens, junto de outras empresas locais, abraçou a ideia e patrocinou a ação. 

“Eventos como esse são extremamente importantes para a nossa região, principalmente quando vemos, cada vez mais, pessoas interessadas em empreender e desenvolver soluções em prol da sociedade. Por isso, buscamos sempre apoiar essas ações e contribuir para o crescimento de ideias”, pontua André Forchesatto. 

software médico

Para ter uma noção da importância do evento, no mesmo final de semana que o Startup Weekend acontecia em Xanxerê, outras sete edições eram realizadas ao redor do mundo. Desses oito eventos, quatro deles só em Santa Catarina. 

“Ficamos muito felizes em conseguir trazer esse evento, que vai ser um marco para cidade de Xanxerê no que diz respeito a empreendedorismo e inovação. Foram três meses de organização e busca de patrocinadores e apoiadores para entregar uma experiência incrível, com muito conhecimento, networking e troca de experiências”, comenta o coordenador da organização, Gustavo Damschi. 

Agora, é manter as expectativas para as próximas edições e esperar que cada vez mais pessoas participem dessa incrível experiência. “O SW recarrega as energias. Quando deitei para dormir depois do último dia de evento, só conseguia agradecer pela oportunidade e pensar que o mundo está cheio de ideias incríveis. Quero estar, cada vez mais com quem vivencia esse universo também. Ou seja, próximo Startup Weekend, te espero!”, finaliza Nayara. 

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se