A telemedicina é uma ferramenta elementar nos negócios da saúde atualmente e está presente em diversas especialidades médicas. É um propulsor de praticidade, agilidade, conforto e outras vantagens. Com ela, o paciente não precisa mais sair de casa para ser atendido, receitado ou até mesmo diagnosticado.
Além da simplicidade e bem-estar, também proporciona economia para a clínica médica em vários aspectos, como na estrega de exames, que podem ser enviados digitalmente ou mantidos em um servidor, bastando o acesso.
Outra questão diz respeito aos laudos online, por exemplo, que já são aplicados em grande escala e atendem as principais áreas médicas.
Por isso mesmo muitas especialidades médicas têm aderido à telemedicina. Vamos ver algumas delas neste texto.
Principais especialidades médicas que utilizam a telemedicina
Todos os profissionais buscam as melhores soluções em suas especialidades médicas. O desejo é sempre gerar mais consultas, com maior qualidade, podendo atender os pacientes sem sofrer com ruídos de comunicação ou falta de recursos.
A telemedicina veio para solucionar uma gama de problemas que assolam os especialistas na área médica há tempos, mas que, com maior intensidade, ganharam amplitude logo após o começo da pandemia.
O distanciamento social necessitou do apoio da tecnologia para que médicos e pacientes pudessem manter suas relações em perfeita sintonia.
Vejamos algumas especialidades médicas que têm se beneficiado com a telemedicina:
Muito útil no campo da Neurologia
O eletroencefalograma ou EEG é um exame que detecta doenças no sistema nervoso e alterações vasculares.
Este exame já é realizado com auxílio da telemedicina, com os aparelhos ligados aos computadores ou laptops e transmitindo para outros pontos, por meio virtual, as imagens captadas.
Usada para detecção de doenças na Pneumologia
Um dos procedimentos mais usados na Pneumologia é a Espirometria. Trata-se de um exame que detecta a capacidade pulmonar da pessoa na inspiração e expiração.
A avaliação permite diagnosticar doenças como asma, bronquite, enfisema, fibrose, entre outras.
Com a telemedicina, o aparelho utilizado para a Espirometria, fornece as imagens e transmite para outros computadores ou tablets, replicando os resultados através da internet.
A telemedicina nos diagnósticos por imagem
Raio-X
O Raio-X é um dos exames mais pedidos pelos médicos. De fato, ele pode ser feito em qualquer parte do corpo.
Com o uso da telemedicina, as imagens não necessitam de impressão. São digitais e podem ser enviadas imediatamente para as centrais de laudo.
Ressonância Magnética
Ressonância é um exame caro e complexo. Muito usado para diagnósticos por imagem que mostram a aparência dos órgãos em alta definição.
É também uma área que exige alta especialização de vários profissionais médicos, habilitados a laudar as informações.
Somando isso, custo dos equipamentos e investimento em profissionais habilitados, a manutenção da clínica torna-se bastante complicada em termos de recursos financeiros.
Tendo isso em vista, a telemedicina pode ser útil nesse caso, pois é possível terceirizar os laudos e reduzir os gastos, melhorando a saúde financeira da clínica.
A telemedicina na Senologia ou Mastologia
A Mamografia é um exame que dedica-se ao diagnóstico de tumores nas mamas. A colaboração da telemedicina, nesse caso, também se dá quanto à qualidade das imagens.
Além de proporcionar agilidade e dinamismo na transmissão das informações e dos laudos, a telemedicina ajuda na questão das imagens, pois este exame necessita de alta resolução para observar os detalhes e gerar uma avaliação médica precisa.
Telemedicina na saúde dos olhos: Oftalmologia
A telemedicina também é eficiente quando se trata da especialidade médica voltada para a saúde dos olhos.
O exame para detecção de problemas de visão e patologias específicas, pode ser feito, por exemplo, por técnicos, à distância, e, na sequência, enviado para que os médicos oftalmologistas, independente de onde estiverem, possam avaliar e laudar.
Colaborando com a Medicina do Trabalho
A telemedicina pode ser útil quando se trata da medicina do trabalho. Esta área, tão relevante nas empresas e corporações, preocupa-se com a saúde geral dos trabalhadores.
É necessário e importante que os profissionais mantenham sua saúde em dia e façam os exames antes da contratação e também diante da demissão ou pedido de desligamento.
Hoje em dia, vários exames já são realizados ou laudados com o uso da telemedicina.
Vantagens da telemedicina para as especialidades médicas
A telemedicina é uma ferramenta fantástica que tem se desenvolvido rapidamente nesses tempos virtuais. Praticamente todas as áreas médicas podem ter benefícios com esta tecnologia, desde que sabendo utilizar e investindo em qualidade. Dentre tantas vantagens, vale destacar algumas:
Assertividade
Muito já foi dito sobre a segurança e precisão dos recursos da telemedicina. Os profissionais que utilizam esta ferramenta podem contar com um sistema qualificado e que chegou para resolver inúmeros problemas na relação entre clínicas médicas e pacientes, principalmente depois da pandemia.
Minimizar os gastos
A telemedicina pode ajudar a reduzir os investimentos com contratação e a manutenção de médicos no espaço físico, muitas vezes apenas para a realização do laudo.
Rapidez
Agilidade é um dos aspectos mais relevantes quando se fala em telemedicina. Por exemplo, assim que os profissionais recebem os exames dos pacientes, os especialistas conseguem entregar o laudo no mesmo dia. Com o laudo em mãos, o paciente tem a possibilidade de retornar ao seu médico e logo iniciar o seu tratamento.
E mais:
- Prescrição de medicamentos com receita e assinatura digitais;
- Cobranças pelo cartão de crédito ou emissão de boleto;
- Somente pessoas autorizadas têm acesso aos documentos;
- Tudo fica integrado ao prontuário eletrônico.
Ferramentas mais utilizadas na telemedicina
Algumas das ferramentas mais utilizadas na telemedicina incluem teleconsulta, teleassistência, preenchimento de prontuário, receitas digitais e telelaudos.
Diversas especialidades médicas usufruem dos recursos disponibilizados pela telemedicina. Veja algumas ferramentas da telemedicina:
Teleassistência
É o monitoramento do paciente, avaliando e assegurando sua saúde e conforto. Independentemente do local, seja em casa ou em algum centro de saúde, o paciente será cuidado remotamente.
Neste caso específico, é necessário que um profissional de saúde fique junto do paciente, onde ele estiver, e mantenha contato remoto com o médico especialistas, informando sobre o estado de saúde da pessoa e cumprindo o que lhe é requisitado.
Teleconsulta
A consulta remota ou teleconsulta pode ocorrer entre o médio e seu paciente ou mesmo entre dois profissionais, a fim de averiguar um caso e trocar informações.
No caso da consulta entre médico e paciente, a tecnologia atual torna esta interação muito próxima da consulta pessoal. Além de entender as dores do paciente, é possível fazer recomendações, indicar assistências de outros especialistas, prescrever medicamentos e outras ações.
Telelaudos
A tecnologia a serviço dos laudos médicos também é uma realidade. Imaginemos exames sendo feitos em determinada clínica. No caso dos telelaudos, estes exames podem ser laudado por um especialista que esteja em qualquer parte do mundo.
Ademais, é imprescindível que continue existindo o contato físico e humanizado entre médico e paciente. Obviamente, o trabalho por meios digitais cumpre sua função e tem sua importância, mas o que precisa ficar claro é que ambas as formas de interação são complementares e não excludentes.
Sendo assim, os profissionais de saúde precisam sempre aperfeiçoar a experiência do paciente, para que ele tenha o melhor tratamento possível, independente do meio utilizado para tal.
Conheça mais sobre as ferramentas da telemedicina do Clínica nas Nuvens.
Porque escolher o Clínica nas Nuvens
Quando falamos em especialidades médicas e telemedicina, estamos falando também do Clínica nas Nuvens, o software médico que pode proporcionar para sua clínica um ambiente profissional que vai gerar lucro para todos os seus profissionais e muito mais bem-estar para seus pacientes.
As ferramentas e recursos mostrados neste texto, são parte da nossa expertise e refletem a capacidade do nosso software de transformar seu negócio!
Basicamente, o Clínica nas Nuvens é o software que simplifica a gestão na sua clínica médica. Todas as informações são armazenadas em nuvem, de forma segura e com acesso facilitado. Mas não adianta só falar, você só vai entender tudo o que podemos fazer para solucionar inúmeros problemas na sua clínica, quando realmente experimentar o Clínica nas Nuvens.
Por isso, confie em quem ajuda mais de 12 mil profissionais a gerir suas clínicas e consultórios, em todo o Brasil. Solicite uma demonstração gratuita do nosso software clínica médicas.
Mais alguns benefícios que o Clínica nas Nuvens pode trazer para seu ambiente profissional:
- Otimize seu tempo e dos seus colaboradores;
- Fidelize seus clientes;
- Tenha agendas médicas digitais;
- Use prontuários eletrônicos;
- Trabalhe com relatórios inteligentes;
- E muito mais!
Quer saber mais como o Clínica nas Nuvens ajuda a reduzir em 40% o trabalho das secretárias e aumenta em até 20% sua receita com agendamentos online? Converse com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração agora.