Análise SWOT para clínica de estética: o que é, qual é a importância e como desenvolver

Análise SWOT para clínica de estética: o que é, qual é a importância e como desenvolver

A análise SWOT para clínica de estética serve como estratégia para alavancar as vendas, melhorar a organização do ambiente de trabalho e compreender melhor o cenário no qual a empresa está inserida.

Acompanhe nosso conteúdo para compreender bem o que é e como a análise SWOT para clínica de estética ajuda seu empreendimento a ter melhores resultados, gerando maior lucratividade. Fique por dentro!

O que é análise SWOT

Antes de entender como fazer e qual é a importância da análise SWOT para clínica de estética, é importante saber o que significa a sigla SWOT. Originária do inglês, cada letra representa uma palavra: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em tradução para o português, a sigla corresponde à FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). 

SWOT ou FOFA é um método para planejamento estratégico, tão importante hoje em dia quanto missão, visão e valores de um centro de estética. O objetivo é analisar os cenários (internos e externos) da empresa para esclarecer dúvidas, entender melhor o mercado, projetar caminhos e encontrar o rumo certo na tomada de decisão. 

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Entendendo melhor o que são forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A análise SWOT para clínica de estética precisa ser pensada a partir do entendimento do que as quatro palavras significam. Então, compreenda melhor cada elemento do método a seguir.

Forças e fraquezas

As forças e as fraquezas da análise SWOT de uma clínica de estética são conhecidas como o ambiente interno. As forças dizem respeito a tudo o que a clínica tem de positivo, como serviços, produtos, profissionais, localização, etc.

As fraquezas são o oposto, indicando o que há de negativo ou pouco desenvolvido no espaço profissional. Você deve atuar com sinceridade e apontar as fraquezas, pois, somente assim, pode melhorar o que não está bom. 

Oportunidades e ameaças

As oportunidades e as ameaças representam o campo dos problemas que afetam a clínica de estética do ponto de vista dos fatores externos, ou seja, tudo o que está fora do controle. Como exemplo de ameaças, podemos citar: concorrentes, novas técnicas que substituam o trabalho, falta de profissionais qualificados, etc.

Como exemplo de oportunidades, é importante que você pense no que possa estar ocorrendo, como uma mudança na economia, bom para você, como gestor, e para sua clínica estética. 

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Como criar uma análise SWOT para a sua clínica de estética 

Agora que você já viu que a análise SWOT é exemplo de planejamento, imagine como criar uma para sua clínica de estética. Os passos que você deve seguir estão dispostos a seguir.

1. Defina seu objetivo

Para criar uma análise SWOT funcional, você precisa ter um objetivo bem estabelecido, como aumentar o número de pacientes para sua clínica de estética. O intuito precisa ser claro e preciso o suficiente para valer a pena construir a estratégia.

2. Faça uma pesquisa 

Pesquisas podem ser mais práticas que você imagina. É possível analisar a concorrência pelo site ou pelas redes sociais para ver como ela se posiciona. Além disso, compreenda como seu próprio público se comporta, quem é seu público-alvo.

Também é possível fazer pesquisas de mercado, utilizando o auxílio de consultores. Essa é uma decisão interna que precisa ser pensada com parcimônia. O mais importante é fazer uma avaliação do ambiente, da empresa, dos concorrentes e do público.

3. Chame a equipe para debater 

Aqui, entra a parte de elaborar a análise SWOT para empresa de fato, trabalhando e analisando forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Não deixe nada de fora e envolva todo mundo no assunto.

Todas as variáveis possíveis devem ser consideradas. Faça perguntas, proporcione um ambiente de brainstorming para ideias surgirem e incentive as pessoas a extravasar a visão de todo o negócio. 

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4. Tome as decisões mais assertivas

A partir do que foi alinhado, das perguntas, das respostas, das pesquisas e das informações apresentadas, reúna e organize tudo. Nesse ponto, você já tem uma visão mais ampla de forças, fraquezas, oportunidades, ameaças. Assim, pode tomar as decisões de forma mais segura para alcançar seu objetivo.

O Clínica nas Nuvens também ajuda 

Além da análise SWOT, em que você expõe forças, fraquezas, oportunidades e ameaças tanto da própria empresa quanto dos concorrentes, existem outras formas de se destacar no mercado.

Uma delas é investir em um software de gestão para clínicas que tem toda a capacidade e condição de administrar a sua clínica de estética de forma assertiva, dinâmica e com qualidade.

Com o Clínica nas Nuvens, você tem um sistema para clínicas que otimiza o tempo dos seus profissionais, organiza a rotina, agiliza os processos internos e transforma o dia a dia da sua clínica.

Conte com ferramentas como a agenda médica online, o prontuário eletrônico, a telemedicina, o controle financeiro, o cartão de benefícios, o faturamento TISS, a integração contábil, o sistema de cobranças, o controle de estoque, o business intelligence e outras.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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