A análise SWOT para clínica de estética serve como estratégia para alavancar as vendas, melhorar a organização do ambiente de trabalho e compreender melhor o cenário no qual a empresa está inserida.
Acompanhe nosso conteúdo para compreender bem o que é e como a análise SWOT para clínica de estética ajuda seu empreendimento a ter melhores resultados, gerando maior lucratividade. Fique por dentro!
O que é análise SWOT
Antes de entender como fazer e qual é a importância da análise SWOT para clínica de estética, é importante saber o que significa a sigla SWOT. Originária do inglês, cada letra representa uma palavra: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em tradução para o português, a sigla corresponde à FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).
SWOT ou FOFA é um método para planejamento estratégico, tão importante hoje em dia quanto missão, visão e valores de um centro de estética. O objetivo é analisar os cenários (internos e externos) da empresa para esclarecer dúvidas, entender melhor o mercado, projetar caminhos e encontrar o rumo certo na tomada de decisão.
Entendendo melhor o que são forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A análise SWOT para clínica de estética precisa ser pensada a partir do entendimento do que as quatro palavras significam. Então, compreenda melhor cada elemento do método a seguir.
Forças e fraquezas
As forças e as fraquezas da análise SWOT de uma clínica de estética são conhecidas como o ambiente interno. As forças dizem respeito a tudo o que a clínica tem de positivo, como serviços, produtos, profissionais, localização, etc.
As fraquezas são o oposto, indicando o que há de negativo ou pouco desenvolvido no espaço profissional. Você deve atuar com sinceridade e apontar as fraquezas, pois, somente assim, pode melhorar o que não está bom.
Oportunidades e ameaças
As oportunidades e as ameaças representam o campo dos problemas que afetam a clínica de estética do ponto de vista dos fatores externos, ou seja, tudo o que está fora do controle. Como exemplo de ameaças, podemos citar: concorrentes, novas técnicas que substituam o trabalho, falta de profissionais qualificados, etc.
Como exemplo de oportunidades, é importante que você pense no que possa estar ocorrendo, como uma mudança na economia, bom para você, como gestor, e para sua clínica estética.
Como criar uma análise SWOT para a sua clínica de estética
Agora que você já viu que a análise SWOT é exemplo de planejamento, imagine como criar uma para sua clínica de estética. Os passos que você deve seguir estão dispostos a seguir.
1. Defina seu objetivo
Para criar uma análise SWOT funcional, você precisa ter um objetivo bem estabelecido, como aumentar o número de pacientes para sua clínica de estética. O intuito precisa ser claro e preciso o suficiente para valer a pena construir a estratégia.
2. Faça uma pesquisa
Pesquisas podem ser mais práticas que você imagina. É possível analisar a concorrência pelo site ou pelas redes sociais para ver como ela se posiciona. Além disso, compreenda como seu próprio público se comporta, quem é seu público-alvo.
Também é possível fazer pesquisas de mercado, utilizando o auxílio de consultores. Essa é uma decisão interna que precisa ser pensada com parcimônia. O mais importante é fazer uma avaliação do ambiente, da empresa, dos concorrentes e do público.
3. Chame a equipe para debater
Aqui, entra a parte de elaborar a análise SWOT para empresa de fato, trabalhando e analisando forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Não deixe nada de fora e envolva todo mundo no assunto.
Todas as variáveis possíveis devem ser consideradas. Faça perguntas, proporcione um ambiente de brainstorming para ideias surgirem e incentive as pessoas a extravasar a visão de todo o negócio.
4. Tome as decisões mais assertivas
A partir do que foi alinhado, das perguntas, das respostas, das pesquisas e das informações apresentadas, reúna e organize tudo. Nesse ponto, você já tem uma visão mais ampla de forças, fraquezas, oportunidades, ameaças. Assim, pode tomar as decisões de forma mais segura para alcançar seu objetivo.
O Clínica nas Nuvens também ajuda
Além da análise SWOT, em que você expõe forças, fraquezas, oportunidades e ameaças tanto da própria empresa quanto dos concorrentes, existem outras formas de se destacar no mercado.
Uma delas é investir em um software de gestão para clínicas que tem toda a capacidade e condição de administrar a sua clínica de estética de forma assertiva, dinâmica e com qualidade.
Com o Clínica nas Nuvens, você tem um sistema para clínicas que otimiza o tempo dos seus profissionais, organiza a rotina, agiliza os processos internos e transforma o dia a dia da sua clínica.
Conte com ferramentas como a agenda médica online, o prontuário eletrônico, a telemedicina, o controle financeiro, o cartão de benefícios, o faturamento TISS, a integração contábil, o sistema de cobranças, o controle de estoque, o business intelligence e outras.
Siga nosso conteúdo
Se você curtiu nosso conteúdo sobre análise SWOT para clínica de estética, não deixe de conferir outros materiais que preparamos sobre o ambiente de clínicas e todo o universo da saúde. Acesse nosso blog e assine nossa newsletter.
Você também pode gostar destes conteúdos: