Diversas clínicas enfrentam o desafio de manter processos ágeis e eficientes, e a tecnologia desempenha um papel importante na superação desses desafios. É aí que soluções como o Nuvem AI, chatbot para WhatsApp do Clínica nas Nuvens, se destaca como uma ferramenta que otimiza o atendimento e facilita a rotina da recepção de clínicas.
Um dos casos de destaque e uso inteligente e estratégico do Nuvem AI, foi do Centro Médico Petrus. Acompanhe!
Sobre o Centro Médico Petrus
O Centro Médico Petrus é referência em oferecer um atendimento de qualidade, com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. Reunindo diversas especialidades médicas, como ortopedia, endocrinologia, cirurgia vascular, pediatria, além de serviços de estética avançada.
A clínica tem como missão proporcionar uma ótima experiência para os pacientes, com um atendimento focado no bem-estar e qualidade de vida. Por isso, busca sempre pelas melhores soluções do mercado.
Desde 2022, a clínica utiliza o Clínica nas Nuvens para organizar suas operações internas, mas em junho de 2024, diante de insatisfações com a plataforma de agendamento anterior, decidiram testar o Nuvem AI.
Desafios com agendamento
A secretária clínica Suelen, que lida diariamente com a gestão de consultas na Petrus, descreveu os desafios enfrentados com a solução anterior.
“Antes do chatbot (do Clínica nas Nuvens), a gente tinha um outro sistema, em que a nossa intenção era só marcar consulta. Até porque a gente tem outras demandas que às vezes levam um pouquinho mais de tempo, e a gente sabe que o WhatsApp acaba consumindo um tempo maior.”
A intenção era facilitar a rotina, mas logo a solução escolhida apresentou limitações e retrabalho.
“Nesse sistema, a gente montou um fluxo com perguntas que eram respondidas pelos pacientes, mas, na hora de fazer o agendamento, era a gente que tinha que fazer. Lá era necessário digitar tudo.”
Essa falta de automatização total no sistema anterior gerava sobrecarga na equipe de atendimento e prejudicava a eficiência dos processos, exigindo atenção constante.
A solução: Chatbot para WhatsApp Nuvem AI
Em busca de uma solução mais prática e eficiente, o Centro Médico Petrus implementou o Nuvem AI, um chatbot totalmente integrado ao WhatsApp e ao sistema Clínica nas Nuvens, que permite o agendamento e o cancelamento de consultas de forma automatizada.
O feedback de Suelen foi imediato: “E agora, com o chatbot Nuvem AI, é diferente. O paciente consegue agendar a própria consulta e cancelar sem precisar falar com a atendente.”
O Nuvem AI permitiu que os pacientes agendem consultas no horário, 24 horas por dia, sem limitações de horário de atendimento.
Benefícios do Nuvem AI
Com a implementação do Nuvem AI, outras clínicas como o Centro Médico Petrus podem obter benefícios como:
Automatização dos agendamentos: Pacientes passam a ter total autonomia para agendar ou cancelar suas consultas sem intervenção da equipe de atendimento.
Redução no tempo atendimentos: O tempo gasto para responder e organizar consultas pelo WhatsApp fica bastante reduzido.
Maior organização: O chatbot integrado ao Clínica nas Nuvens garante que as agendas estejam sempre atualizadas e bem-organizadas.
O Nuvem AI e os impactos positivos no atendimento
A adoção do Nuvem AI proporcionou ao Centro Médico Petrus uma transformação no atendimento ao paciente, com processos mais ágeis e menos dependentes da intervenção humana.
O sistema é uma solução essencial para atender às necessidades da clínica, que já possui uma série de outras demandas para se preocupar, enquanto a tecnologia cuida das tarefas mais repetitivas.
Se você também deseja otimizar o atendimento e aumentar a eficiência operacional de sua clínica, o Nuvem AI pode ser a solução que você procura. Solicite uma demonstração gratuita!