Como administrar sua clínica e manter os lucros em alta

Como administrar sua clínica e manter os lucros em alta

Manter a lucratividade em alta é um dos maiores desafios dos gestores de clínicas e consultórios, como um todo. Não é à toa que, ao navegar na internet, você encontrará milhares de materiais abordando esse assunto.

Muitos desses materiais têm abordagens inapropriadas, com foco em áreas que não influenciam diretamente no lucro. Neste artigo, focaremos somente no que importa, ou seja, nos pilares de uma boa administração de clínicas.

Se é isso que você está procurando, fique conosco até o final. Boa leitura!

Os princípios básicos da administração de uma clínica

20% das empresas que abrem no Brasil duram apenas pouco mais de 1 ano, segundo o Valor Econômico. O maior motivo para isso? A falta de lucratividade.

O lucro, no entanto, não é o grande problema. Na verdade, ele é apenas um reflexo de diversas ações tomadas na empresa e que influenciam no aumento ou diminuição do lucro.

O problema, portanto, está na administração e gestão das clínicas, consultórios e empresas em geral. A seguir, compartilharemos os princípios básicos que uma gestão deve considerar para ter sucesso com clínicas:

Fortalecimento de marca

Muitas empresas focam exclusivamente em ações de captação de clientes. Isso tem sua importância, naturalmente, e falaremos disso a seguir.

No entanto, o que sustenta uma empresa não são as ações promocionais pontuais, mas sim um trabalho intenso de fortalecimento da marca.

Isso é feito por campanhas que consigam comunicar o posicionamento da marca, evidenciando os diferenciais da empresa frente aos concorrentes.

Captação de clientes

O trabalho de fortalecimento de marca deve ser feito em simultâneo com a captação de cliente, já que é preciso gerar clientes para o dia a dia e um trabalho de marca só apresenta resultados a longo prazo.

As ações de captação de clientes podem ser realizadas de forma online ou presencial. Online, algumas ações são: campanhas de geração de leads, anúncios patrocinados, campanhas com influenciadores, etc.

Já presencialmente, é possível promover a distribuição de panfletos, a fixação de cartazes em vias movimentadas, a compra de espaços em outdoors, etc.

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Gestão da clínica

Mas não é apenas a comunicação que deve receber uma atenção especial. A gestão da clínica também precisa ser observada.

Por gestão de clínica entendemos todos os processos de organização estratégica e operacional de uma instituição. Entre os pontos que precisam ser observados estão:

  • tempo médio de atendimento;
  • custo por atendimento e relação do lucro obtido por paciente;
  • retenção de clientes;
  • taxa de cancelamento de serviços;
  • serviços mais procurados;
  • e etc.

Gestão financeira

Por fim, como um dos pilares da administração de uma clínica, é preciso encarar a gestão financeira.

Como ponto de atenção, a gestão financeira precisa identificar os clientes inadimplentes e realizar a cobrança das dívidas, além de organizar todas as contas a pagar e a receber.

Além disso, é responsabilidade da gestão financeira garantir a presença de plataforma de pagamento online que facilite os pagamentos por parte dos clientes.

Os maiores erros na administração de uma clínica

A administração de uma clínica exige muita atenção e dedicação. Apesar de ser uma tarefa bem desafiadora, é totalmente possível alcançar bons resultados e conseguir desenvolver um trabalho digno de ser elogiado e reconhecido.

Ao olhar para o mercado, no entanto, é fácil perceber que existem erros cometidos (que poderiam ser evitados) que acabam prejudicando os resultados das clínicas na perspectiva do lucro.

Conheça, a seguir, alguns desses erros:

Falta de investimento em marketing

O primeiro grande erro é deixar de investir em marketing. Infelizmente, os clientes não costumam cair do céu. É preciso ir atrás deles ou, ao menos, preparar um cenário onde eles consigam encontrar sua empresa caso estejam buscando por uma clínica.

Entre as ações mais efetivas de marketing, destacamos o Google Business, o Facebook Ads, o Google Ads e o marketing de conteúdo.

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Desorganização financeira

A desorganização financeira também é um erro bastante cometido em organizações. Essa desorganização é percebida através de alguns sintomas como, por exemplo:

  • ausência de informações e relatórios;
  • dificuldades financeiras;
  • problemas de recebimento;
  • contas atrasadas;
  • lucro incerto.

Quando a desorganização bate à porta, os reflexos na empresa são terríveis. Muitas clínicas acabam atrasando o salário dos funcionários ou deixando de pagar o pró-labore dos sócios.

Gastos excessivos

Outro grande sintoma de problemas na administração são os gastos excessivos. Gastar mais do que arrecada é um erro fatal para a subsistência de um negócio.

Nesse sentido, recomenda-se buscar cortar gastos de forma estratégica. Isso significa que esse corte não será feito de forma não criteriosa, mas que alguns princípios serão aplicados.

Alguns cortes que pode ser feitos são:

  • redução de impressões;
  • diminuição dos materiais de escritório;
  • otimização do estoque.

Carência de programas de fidelização

Um programa de fidelização é essencial para clínicas, sobretudo para aquelas que atendem de forma particular.

Por meio da fidelização, você estimula que os clientes voltem, sobretudo através de premiações e bonificações liberadas.

Não ter esse tipo de programa é um risco para clínicas, que poderão perder seus clientes para os concorrentes assim que estes fizerem propostas mais econômicas ou mais completas.

Ausência de uma plataforma de pagamento online

Por fim, destacamos que um dos maiores erros na administração de uma clínica é não ter uma plataforma de pagamento online.

Ao fazer isso, o processo de pagamento é dificultado, aumentando o nível de inadimplência e cancelamentos.

Por meio da plataforma de pagamento online, a clínica poderá diversificar os meios de pagamento disponíveis, o que é muito vantajoso para o cliente.

Para resumir tudo que dissemos, estes são os erros que você precisa evitar na gestão da sua clínica:

  • falta de investimento em marketing;
  • desorganização financeira;
  • gastos excessivos;
  • carências de programas de fidelidade;
  • ausência de plataforma de pagamento online.

Dê um passo a mais em direção à otimização da gestão de sua clínica. Utilize o Clínica nas Nuvens como seu sistema de gestão. Por meio dele é possível integrar todos os setores da sua clínica.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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