O importante papel da realidade virtual na medicina 

O importante papel da realidade virtual na medicina 

A realidade virtual na medicina é um assunto cada vez mais abordado. Muitos estudos e ações práticas estão sendo desenvolvidos com base nessa vertente tecnológica e os resultados gerados têm se mostrado promissores para o futuro da medicina. 

A seguir, entenda mais sobre a realidade virtual, como ela tem ajudado e mudado a medicina ao redor do mundo, apresentando resultados cada vez mais inovadores. Continue a leitura e confira. 

Qual é a importância da realidade virtual para a medicina?

Que a tecnologia e a medicina andam lado a lado todo mundo já sabe. Porém, o que ainda está em desenvolvimento e, aos poucos, é aplicado na rotina de médicos é a realidade virtual. Essa vertente tecnológica está sendo estudada para oferecer resultados cada vez mais promissores no tratamento de pacientes, reduzindo os riscos e contribuindo para o desenvolvimento profissional dos médicos. 

Hoje, alguns profissionais da saúde já utilizam essa técnica para tratamentos específicos. Por exemplo, há psiquiatras que apostam na realidade virtual para o tratamento de fobias, como o medo de andar de avião ou insetos. Na prática, o paciente coloca o óculos de realidade virtual e se sente dentro de uma situação que lhe causa desconforto, como estar dentro de um avião ou perto de insetos.

O objetivo é fazer o cérebro entender que aquela pessoa tem condições de reduzir ou diminuir aquele medo específico, inibindo as fobias. Para entender mais sobre esse tipo de tratamento realizado por meio da realidade virtual, confira a matéria desenvolvida pelo Estadão

Recentemente, um caso chamou atenção nacional: dois gêmeos unidos pelo crânio foram separados com ajuda da realidade virtual. Para conquistar esse feito, os profissionais envolvidos passaram meses testando técnicas e projeções, com base em tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas. 

Os irmãos brasileiros foram levados para Londres e a cirurgia contou com a participação de quase 100 cirurgiões de vários países, que puderam compartilhar a mesma sala durante a operação com o uso de fones de ouvido e realidade virtual. Casos como esse reforçam a importância dos avanços tecnológicos na medicina e mostram que essas inovações são importantes para salvar vidas. 

Como funciona a realidade virtual? 

Pode-se definir a realidade virtual como um mundo digitalizado por computador, que pode ser um avião, uma sala de cirurgia, um parque, uma casa, entre outros inúmeros ambientes. 

É nesse mundo criado por computação que a pessoa é inserida, por meio da utilização de equipamentos específicos, como óculos de realidade virtual, fones de ouvido e conexão com a internet

Realidade virtual no treinamento de médicos

Além de tratamentos mais precisos, a realidade virtual na medicina oferece treinamento aos médicos. Por meio da criação de ambientes computadorizados, os estudantes conseguem visualizar um paciente e treinar procedimentos avançados. 

Um exemplo é o projeto desenvolvido pelo centro médico acadêmico Cleveland Clinic nos EUA. A instituição criou um campus de treinamento médico imersivo, que possibilita aos estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem aprenderem a anatomia de maneira realista, por meio da realidade virtual. 

Entenda a importância da realidade virtual na medicina e conheça os principais avanços já conquistados no tratamento de pacientes.

Principais benefícios da realidade virtual na medicina

A realidade virtual aplicada na medicina vem trazendo grandes benefícios para profissionais da saúde e pacientes. Então, a tendência é que, conforme evolua, essa vertente tecnológica ofereça mais possibilidades. A seguir, confira alguns dos benefícios já conquistados.  

Diagnósticos mais precisos

Um dos benefícios que a realidade virtual na medicina trouxe foi a possibilidade de realizar diagnósticos mais precisos em muitos casos. Em um tratamento psiquiátrico, por exemplo, já é possível analisar reações no cérebro de pacientes em tempo real, utilizando um cenário controlado como estratégia. 

Na medicina, a realidade virtual também possibilita a análise de exames de imagem de uma maneira mais precisa, graças ao nível de detalhes proporcionados, muito mais eficazes que exames tradicionais. 

Melhoria na experiência do paciente

São muitos os benefícios já proporcionados pela realidade virtual na medicina. Entre eles, podemos destacar a possibilidade de utilizar a tecnologia para o desenvolvimento da cognição social nas pessoas com autismo ou em tratamentos para dor. 

Um exemplo disso é um jogo criado pela Universidade de Washington, chamado de SnowWorld, focado no tratamento de pessoas vítimas de queimaduras. Nele, por meio da realidade virtual, os pacientes se inserem em um mundo onde podem jogar bolas de neve em pinguins enquanto as próprias feridas são tratadas. 

O resultado disso é uma experiência muito mais agradável aos pacientes, que conseguem inibir a dor normalmente sentida nesse tipo de tratamento, alcançando uma maior qualidade de vida. 

Mais chances de sucesso em determinados tratamentos

No início do conteúdo, apresentamos o caso dos gêmeos nascidos com o crânio unido. Nesse e outros casos já relatados, os médicos tiveram maiores chances de êxito por conta da utilização da realidade virtual. 

Esse é justamente outro dos benefícios que a realidade virtual na medicina proporciona: a maior probabilidade de obter sucesso em determinados tratamentos, podendo até ser ferramenta essencial na hora de salvar uma vida.  

Software para clínicas

A tecnologia a serviço da medicina

Assim como a realidade virtual, outras importantes ferramentas tecnológicas vêm surgindo e se tornando aliadas da medicina. A telemedicina, por exemplo, é uma funcionalidade muito importante e eficaz nos dias de hoje. 

Porém, há muitas outras soluções que vêm facilitando o dia a dia dos profissionais e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Conheça mais sobre elas acessando o conteúdo: 8 avanços da tecnologia na medicina que você precisa conhecer.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se