Todo profissional da saúde, não só no início da atuação no mercado, mas em todo o decorrer da carreira, deve pensar em boas maneiras para atrair mais pacientes e manter um ótimo relacionamento com essas pessoas.
Quando as ações são bem feitas, os pacientes sempre retornam e, com certeza, se tornam leais aos serviços médicos recebidos, indicando para outras pessoas. Pensando em te ajudar nisso, separamos ótimas dicas, com foco em conquistar seu paciente e conseguir mais consultas para sua clínica. Confira!
Conheça a fundo a sua especialização
Para o setor médico, ter uma ou mais especializações significa praticamente trabalhar com um nicho de mercado, ou seja, com certo tipo de público-alvo.
Quanto mais o profissional se atualizar e souber acerca das atividades que presta no mercado, mais será capaz de recomendar aos pacientes as recentes descobertas de tratamento e medicação, utilizar técnicas eficazes e mostrar todo seu conhecimento ao tirar as dúvidas das pessoas que vão ao consultório.
Estudar e se manter atualizado sobre as novidades da medicina é algo essencial na rotina de todo médico. Ler artigos científicos, acompanhar trabalhos desenvolvidos por profissionais renomados na área, consumir estudos recentes. Enfim, as formas de buscar por conhecimento são muitas e é preciso se beneficiar de todas elas para crescer profissionalmente.
Conheça também o que seus pacientes querem
Quando se tem a exata noção das demandas mais frequentes das pessoas que o procuram, se torna possível moldar seus serviços para o atendimento especial daquelas necessidades.
É importante estudar com mais afinco sobre determinados temas médicos e buscar o contentamento das pessoas com um tipo de atendimento superior ao que elas esperam.
Por isso, desde o primeiro contato, realize um atendimento diferenciado, se mostrando atento a tudo que o paciente tem para dizer referente ao problema de saúde que está enfrentando, por exemplo. Para que todas as informações não passem em branco, anote tudo no prontuário, incluindo observações, exames anteriores, entre outras informações que sejam relevantes para prosseguir com o atendimento.
Nesse caso, opte por um prontuário eletrônico, garantindo que todos os dados sejam arquivados de forma segura, sem risco de perdas ou danos. Algo que pode acontecer em prontuários de papel.
Além disso, durante o atendimento, tire todas as dúvidas que surgirem e deixe tudo muito bem claro sobre os procedimentos que serão realizados. Apresente os prós e também os contras, caso existam. Se for possível e condizer com a técnica que será utilizada no paciente, mostre outros resultados já feitos anteriormente, comprovando a qualidade do seus serviços.
Use um software para clínicas
Contar com o auxílio de um sistema para clínicas é algo cada vez mais essencial dentro dos locais de trabalho e atendimento médico. Na verdade, esse é um aspecto que deve ser considerado como estratégico, porque facilita a organização interna, a interação com pacientes e o gerenciamento financeiro e também da agenda médica.
Com um software para clínica médica, o controle e o acesso aos históricos dos pacientes se torna mais confiável e muito mais rápido. Sem falar que, se for um software sofisticado, ele terá compatibilidade com dispositivos móveis, e permitirá o envio automático de avisos e armazenamento em nuvem, por exemplo, facilitando o dia a dia do médico e de toda a equipe.
Para saber mais sobre as vantagens de utilizar um software em sua clínica, leia também o conteúdo “8 problemas que um software para clínicas médicas ajuda a resolver“.
Amplie as oportunidades de comunicação
Existem diversas maneiras para o médico se comunicar com os pacientes e lhes dar conteúdos relevantes, o que efetivamente alimenta os relacionamentos com o profissional. Pode-se fazer bom uso do e-mail marketing e também das páginas nas redes sociais para publicar notícias e avisos interessantes, divulgar as promoções internas e abrir mais um canal para tirar dúvidas, receber sugestões e responder as perguntas de seus contatos.
Além disso, as redes sociais são ótimos canais para fortalecer ainda mais a imagem de autoridade. Ou seja, é possível criar conteúdos que mostrem todo o seu conhecimento sobre a área em que atua, exibindo procedimentos realizados, técnicas utilizadas e resultados gerados. Mas, lembre-se que é preciso ter cuidado para não realizar diagnósticos sem que uma consulta tenha acontecido antes.
Esse tipo de prática vem ganhando força na internet, mas pode ser perigosa quando a palavra de um especialista leva uma pessoa a tomar decisões sem passar pelo atendimento e prescrição médica indicada para o perfil e realidade dela.
Aperfeiçoe o atendimento ao paciente
A princípio, seu atendimento ao paciente deve ser objetivo, eficaz e transparente. Afinal, não basta oferecer bons serviços para cativar as pessoas, sem oferecer atenção e simpatia.
Assim, é importante conversar com os pacientes, mostrar-se disponível para tirar as dúvidas, lembrar-se de seu nome e de seu histórico, fazendo uma checagem de seu arquivo antes de começar o novo atendimento. Ao promover uma experiência positiva desde o primeiro momento, você estará colaborando para a satisfação da pessoa e para a manutenção da relação que se pretende continuar com ela.
Quais dessas dicas de como conquistar seu paciente e conseguir mais consultas você gostou? Algumas delas já são aplicadas em seu consultório? O que você faz para cativar ainda mais os pacientes que o procuram? Escreva suas impressões ou conte um pouco de suas experiências nos comentários a seguir!