9 aplicativos que todo médico precisa conhecer

9 aplicativos que todo médico precisa conhecer

É cada vez mais difícil encontrar pessoas que não tenham se rendido às facilidades proporcionadas pelo uso de smartphones e, consequentemente, de aplicativos. Embora muitos sejam bastante populares e de uso mais geral, como Facebook, WhatsApp e Instagram, outros são desenvolvidos para públicos específicos e com recursos certeiros.

É o caso dos apps destinados aos profissionais da saúde. Afinal, quem atua em clínicas e hospitais sabe como é difícil manter a agenda e as finanças em ordem sem um bom aplicativo de médico.

Por isso, se você atua nessa área, no post de hoje vai poder conferir 9 dicas de aplicativos que não podem faltar no seu smartphone.

Conheça os aplicativos médicos!

1. Figure 1

Com mais de 1 milhão de usuários, o Figure 1 está entre os apps mais populares para profissionais da saúde. Por meio dele é possível compartilhar casos clínicos com uma comunidade global e conhecer condições raras de doenças, resguardando a privacidade dos pacientes.

Além de expor seus casos clínicos, nesse aplicativo de médico você também pode participar de grupos de discussão sobre outros casos e cirurgias em tempo real, trocar mensagens com especialistas do mundo inteiro e ainda acompanhar entrevistas com respostas sobre dúvidas dos usuários.

A vantagem é que o Figure 1 é gratuito e está disponível para Google Play e App Store.

Telemedicina

2. Whitebook

Esse é o aplicativo médico ideal para quem enfrenta longos plantões em hospitais e precisa de informações atualizadas a todo instante. Ele oferece mais de 3 mil tópicos de todas as especialidades para que o profissional tenha respostas rápidas e precisas na hora da tomada de decisão clínica.

O software oferece ainda recursos como prescrição, medicamentos, guia de ECG, guia de intoxicações, condutas pediátricas, drogas pediátricas, trauma, condutas cirúrgicas e muitos mais!

O aplicativo é gratuito e permite upgrades pagos, podendo ser encontrado na App Store e Google Play.

3. Calculate by QxMD

Calculate by QxMD é a calculadora médica mais utilizada no mundo, baseada totalmente em evidência científica e com referências bibliográficas. Tudo que um profissional ou estudante necessitar na assistência hospitalar em termos de cálculos é possível encontrar nesse aplicativo.

Ele também disponibiliza estudos científicos de maneira resumida e simplificada. Por isso, é indispensável para quem trabalha em emergências, Clínica Geral, Cardiologia, Cirurgia, Obstetrícia, Nefrologia, Hematologia, Ortopedia, Pediatria, Gastroenterologia, Neurologia, Neurocirurgia, entre outras áreas.

A calculadora está disponível em inglês, tanto no Google Play quanto na App Store.

4. Resuscitation

Para quem gosta de aprender jogando, Resuscitation é o aplicativo certo. Ele é um simulador de paciente virtual. Nele você vai ter acesso a casos de pacientes doentes e vai jogar no papel de profissional de saúde. Assim, terá que tomar decisões sobre o tipo de atendimento a ser realizado.

A pontuação dos usuários varia de acordo com cada atitude tomada perante casos de urgência e emergência de pediatria, obstetrícia, traumatologia, psiquiatria e gerontologia. A versão gratuita oferece 10 casos, mas você pode ter acesso a mais casos se tiver interesse em fazer um upgrade pago.

O Resuscitation está disponível na App Store e Google Play.

5. Medscape

Esse é um ótimo aplicativo de médico para dar suporte aos atendimentos clínicos. Ele é gratuito e conta com muitas informações atualizadas sobre doenças, medicamentos, indicação de exames, protocolos de atendimento e diversos artigos sobre temas variados.

Assim, com um simples aplicativo você acessa conteúdo diversificado e abrangente para ajudar na sua prática. Ele ainda é oferecido apenas em inglês. No entanto, já é possível acessar um site em português com material bastante completo.

Como os demais, esse aplicativo está disponível na App Store Google Play.

guia gestão financeira para médicos

6. Resolution MD

Quem trabalha com clínica precisa baixar esse aplicativo de médico. Ele permite que o profissional acesse imagens dos exames dos pacientes pelo celular ou computador. Dessa forma, é possível atuar em conjunto com outros médicos para fazer diagnósticos por imagem sem precisar se deslocar.

Você ainda consegue compartilhar aquelas imagens e interagir com outros colegas, sendo possível criar um histórico de exames. Outra vantagem é que esse aplicativo foi aprovado por um órgão americano equivalente à Anvisa, o Food and Drug Administration — FDA em conjunto com a Comunidade Europeia e a Health Canada.

Quem se interessar pode baixar o app na App Store ou no Google Play.

7. CID-10: Código das Doenças

Cada doença exibe um código, chamado de CID. Entretanto, embora sejam fundamentais no preenchimento de pedidos de exames e outras requisições, existem tantos códigos que é impossível memorizar todos.

Por isso, um aplicativo no qual você possa consultar o código que deseja utilizar acaba sendo uma tremenda facilidade. E é exatamente isso que o CID-10 faz. Nele você pode pesquisar o CID de todas as doenças com rapidez e facilidade. E é possível ainda fazer uma lista com aqueles mais utilizados de acordo com a sua especialidade.

Achou interessante? Você pode baixá-lo no App Store ou no Google Play.

8. Genéricos BR

Os medicamentos genéricos são ótimas alternativas para que os pacientes possam conseguir os ativos por preços mais amigáveis. No entanto, são tantos compostos que é impossível lembrar todos eles de cabeça.

Por isso, esse app é tão interessante. Com ele você acessa uma lista com todos os medicamentos genéricos e suas indicações. Assim, você consegue ver a bula de diversos produtos e encontrar a melhor opção para prescrever ao seu paciente.

Aproveite para fazer o download e instalação a partir da App Store.

9. Visual DX

Esse aplicativo é muito interessante, pois é uma ferramenta de pesquisa aprovada pelo FDA. Com o app, você consegue acessar milhares de diagnósticos e imagens muito úteis para fazer comparações e facilitar a sua análise.

Assim, caso você tenha alguma dúvida, basta pegar as imagens e exames dos seus pacientes e comparar com diversos outros casos semelhantes. E o mais importante é que todas elas foram revisadas e aprovadas por médicos de todo o mundo!

O aplicativo está disponível na App Store e no Google Play.

Existem muitos aplicativos médicos para ajudar os profissionais nas suas práticas diárias. Pesquise a melhor opção para o seu caso e comece a utilizá-lo. Outra dica é investir em aplicativos de gestão, muitos deles permitem que você marque consultas, acesse prontuários e gerencie suas finanças, tudo em um único produto. Com isso, fica muito mais fácil manter a saúde da sua clínica e minimizar problemas como atrasos e faltas.

E então? Já baixou seus preferidos? Continue navegando e descubra como um software pode aumentar a produtividade da sua clínica.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se