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fev 15
Redes sociais para clínica: o que postar e o que não postar?

Redes sociais para clínica: o que postar e o que não postar?

Quando pensamos no gerenciamento de uma clínica, diversos aspectos dever ser considerados para manter o bom funcionamento do local. Assim como as demais organizações, é de suma importância atrair o usuário e fidelizá-lo. Para que esse processo seja bem-sucedido, o marketing médico figura como um recurso essencial. Por meio das estratégias elaboradas, a clínica aumenta a sua visibilidade e garante presença no seguimento de mercado.

Você deve estar se perguntando quais são as melhores práticas para obter sucesso com o marketing. Por isso, vamos te contar no texto como as redes sociais para clínica representam uma excelente aposta para o local. Continue a leitura e confira!

Os cuidados ao fazer marketing médico

Antes de tudo, reconhecemos que o marketing médico causa muitos anseios nas clínicas, pois o Conselho Federal de Medicina (CFM) redigiu uma série de normas que podem, de certa forma, limitar e fiscalizar o conteúdo divulgado nas redes.

Porém, esclarecemos que é possível elaborar uma série de estratégias e colocar em prática diferentes campanhas publicitárias para sua clínica, cumprindo com o objetivo de alcançar maior visibilidade.

Para isso, é necessário se atentar para situações que devem ser evitadas, como:

  • autoafirmação de especialista sem o registro no Conselho;
  • adjetivos de superioridade como “o melhor”, “o mais moderno” ou “o mais qualificado”, se referindo aos equipamentos ou ao profissional;
  • divulgação de preços das consultas ou procedimentos;
  • consultas e prescrições à distância;
  • divulgação de fotos dos pacientes, inclusive comparações de antes e depois.

As redes sociais para clínica

Agora que você já sabe o que deve ser evitado, confira algumas dicas de como obter sucesso com o marketing nas redes sociais!

A identidade visual

O primeiro passo para o caminho do sucesso no marketing digital é desenvolver uma identidade visual para o seu negócio. Isso significa dar uma cara para a sua clínica nas redes, sendo de suma importância manter um perfil exclusivo para o negócio, sem misturar com questões pessoais.

A análise do público

Com a identidade feita, chegou a hora de conhecer o seu público alvo, ou seja, entender qual o perfil das pessoas que consumem os conteúdos publicados. Faça um levantamento com as principais características, como faixa etária, gênero, escolaridade, entre outros dados importantes dos pacientes.

Os conteúdos bem produzidos

Uma vez identificado o perfil dos seguidores, é possível elaborar estratégias de conteúdos capazes de levar valor para a persona. Assim, é possível atrair mais leitores, que buscam por algo capaz de agregar conhecimento para eles.

A interação com o público

Por fim, é preciso entender que as redes sociais são meios de comunicação com a sociedade. Não basta apenas oferecer conteúdo e não demonstrar retorno para as interações. A equipe de colaboradores deve se mostrar disponível para esclarecimento de dúvidas e quaisquer outros tipos de engajamentos com os leitores.

Os benefícios das estratégias de marketing

Mas, afinal, por que investir no marketing digital? São vários os motivos e o primeiro deles já foi dito: você consegue aumentar a visibilidade do seu empreendimento. Dessa forma, é possível dar um passo diante com relação à concorrência.

Com uma maior visibilidade, a sociedade começa a enxergar seu negócio como uma referência no seguimento, procurando pelos seus serviços. Além de atrair pacientes, você fideliza os usuários, pois mantém presença no dia a dia deles por meio das redes sociais.

Viu só como é essencial utilizar redes sociais para clínica? É um recurso com um bom custo-benefício e simples manutenção, que figura como promissor para o sucesso do negócio. Vale lembrar que as publicações devem estar de acordo com o que é permitido pela legislação, prezando por conteúdos relevantes e alinhados com a persona e com o CFM.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.