Saúde 4.0: qual o impacto da tecnologia na melhoria da saúde?

Baixar o e-book
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
jan 30
4 problemas que um software para clínica médica ajuda a resolver

4 problemas que um software para clínica médica ajuda a resolver

Os avanços tecnológicos na área da saúde trazem inúmeros benefícios não só para os pacientes, mas também para os profissionais. Esse cenário fica evidente quando um software para clínica médica é utilizado, visto que ele descomplica os processos e ajuda a resolver os problemas de forma mais rápida.

Além disso, esse tipo de tecnologia propicia aos funcionários o total foco no paciente, uma vez que a administração, contabilidade e a organização se tornam mais simples. Ou seja, não há perda de tempo e ele se torna otimizado.

Neste post, apresentamos alguns problemas que um software para clínica médica pode ajudar a resolver. Confira!

1. Erros na marcação de consulta e tempo de espera longo

Imagine um cenário em que o paciente chega até o local de atendimento conforme agendamento e procura a recepção. Nesse momento, a secretária informa que a pessoa não pode ser atendida, visto que a sua marcação de consulta foi feita no dia errado e não há vaga para aquele horário. Esse é um grande problema, visto que o paciente acaba muito insatisfeito.

Além disso, esperar um longo tempo para ser atendido é outro fator que gera insatisfação no paciente. Esses problemas podem ser resolvidos com uma medida simples: uso da agenda eletrônica do software. Essa funcionalidade permite que o dia a dia médico seja organizado da melhor forma, evitando erros no processo, assim como atrasos.

2. Perda de prontuários

O prontuário é essencial para acompanhar a evolução do paciente. Sendo assim, é imprescindível ele esteja presente no momento da consulta. Em clínicas e consultórios que ainda usam prontuários de papel é comum que haja muita dificuldade para achar os documentos ou até que eles se percam, especialmente por conta do grande volume de pacientes.

O software também pode ajudar nesse ponto, visto que propicia a confecção de um prontuário eletrônico. Assim, a história do paciente pode ser acessada de qualquer lugar, uma vez que fica salva na nuvem.

3. Dificuldades na gestão da clínica

Muitos profissionais são, além de médicos, gestores de suas clínicas e consultórios. Dessa forma, além de coordenar o atendimento aos pacientes é preciso se preocupar com os aspectos financeiros, de gestão de pessoal, do marketing e diversas outras necessidades.

Ter um software médico é uma ótima ferramenta para potencializar a gestão. Afinal, todos os processos são integrados em um só lugar. Além de guardar as informações do paciente e realizar o agendamento de consultas, o software é útil para gerar relatórios, atuar em conformidade com as exigências legais, fazer a gestão de estoque e outras ações imprescindíveis para o bom funcionamento da clínica.

4. Falta de segurança

As informações médicas são sigilosas e pessoais. Sendo assim, elas devem ser mantidas em segurança. Esse é um dos grandes problemas da clínica, visto que a forma de guardar os dados comumente é precária e frágil. Afinal, simplesmente guardar os arquivos em um ficheiro em uma sala ou em pastas no computador causa essa fragilidade.

O interessante é que o software também atua nesse aspecto. Todas as informações interligadas são protegidas com segurança máxima.

Viu só como um software para clínica médica pode facilitar o dia a dia no seu consultório? São diversas as vantagens que esse tipo de sistema traz ao seu negócio, inclusive aumentando a autoridade da marca, uma vez que mostra aos pacientes que você se mantém a par das novidades tecnológicas.

Quer saber ainda mais sobre o tema? Entre em contato e descubra como essa tecnologia pode facilitar o seu trabalho e o de seus funcionários!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.