Vale a pena investir na comunicação visual da sua clínica ou consultório?

Vale a pena investir na comunicação visual da sua clínica ou consultório?

Muito além do atendimento de excelência e do comprometimento com a saúde do paciente, clínicas e consultórios precisam estar atentos à mensagem que estão repassando ao público externo.

Essa mensagem é construída diariamente por todos que fazem parte do quadro de colaboradores, pelos serviços oferecidos, pelo atendimento e, também, pela comunicação visual. As cores e as formas desempenham um papel igualmente importante na percepção dos pacientes.

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Quais materiais devem fazer parte da comunicação visual da minha clínica?

Logotipo (que é composto pelo símbolo e o “nome”), cartão de visita, sinalização interna, materiais de contato (receituário), fachada podem ser citados como exemplos de materiais. Tudo que possa estabelecer um contato com o seu público constitui a identidade e a comunicação visual do seu negócio.

Assim, a maneira que você encara e se importa com esses materiais também reflete diretamente na concepção que o público terá.

Por onde devo começar para construir a comunicação do meu consultório?

Contar com o apoio e as ideias de quem entende do assunto é o primeiro passo para realizar um bom trabalho. Assim, trocar ideias com uma agência de publicidade sobre o que você gostaria, o que já viu de referências e o que imagina possibilitará traçar um caminho bastante claro e objetivo para essa tarefa.

Além disso, esse parceiro conseguirá identificar o público-alvo para saber a melhor forma de comunicar a mensagem, definindo a linguagem apropriada, entre outros elementos. Esse bate-papo inicial é importantíssimo porque é o pontapé para começar, com sucesso, todo o trabalho de desenvolvimento dos materiais.

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Cores e símbolos

Com o trabalho iniciado, é importante que você e a agência parceira estejam atentas ao significado das cores escolhidas, certificando-se de que elas estejam alinhadas com a mensagem que você deseja que a sua clínica repasse. Da mesma maneira, os símbolos criados devem harmonizar com as cores e, mais uma vez, seguirem a linha de comunicação definida.

Você pode pesquisar os concorrentes para saber o que eles utilizam e como você pode se diferenciar positivamente. Outra sugestão está em entender o que mais se encaixa na área de saúde, espelhando-se no que grandes clínicas e consultórios de renome utilizam.

Nome e slogan

Se você está iniciando sua clínica, a escolha do nome também demanda grande atenção. O processo de escolha e definição de nome de uma empresa – independente do ramo de atuação – chama-se naming. Ele deve expressar a essência do empreendimento, além de ser fácil de pronunciar.

Caso você já tenha um nome, cabe uma análise de posicionamento de mercado para verificar se ele vai ao encontro do propósito da sua clínica ou consultório. Dependendo do resultado, você pode optar por um redesign de marca, que objetiva dar um upgrade na comunicação.

O slogan, por sua vez, trata-se de uma frase de apoio que complementa o sentido do naming, ressaltando o objetivo de existência da sua clínica. Assim como o nome, esta mensagem – que deve ser curta e breve – exige dedicação e atenção para ser definida.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse processo, pode visualizar a importância de contar com uma comunicação consistente e que possibilite mais sucesso junto aos atuais e potenciais clientes.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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