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5 sugestões para deixar a recepção do seu consultório ainda mais agradável

5 sugestões para deixar a recepção do seu consultório ainda mais agradável

Antes de qualquer coisa, o que realmente importa para o cliente é a qualidade do trabalho, sempre — principalmente em uma clínica médica. No entanto, existe uma série de fatores que ajudam a conquistar mais pacientes, além de manter os que utilizam seus serviços.

Entre esses fatores, a recepção é certamente um dos mais importantes. Uma recepção ruim joga por água abaixo as suas consultas e atendimentos excelentes no consultório onde você trabalha. Portanto, certifique-se de que a recepção do seu consultório seja do mais alto nível.

Quer saber como conseguir a melhor recepção para o seu consultório? Basta continuar lendo esse artigo com 5 dicas e você já estará no meio do caminho. Confira!

Ofereça uma recepção amigável

O primeiro passo, e mais importante, é garantir que seus colaboradores sejam receptivos e amigáveis. Essa é a maneira mais simples e barata de conquistar e cativar os clientes e fazer com que sintam-se prestigiados em sua clínica.

Três características essenciais são gentileza, comunicação e proatividade. Esses fatores ajudam a humanizar não só o atendimento, mas também a recepção. Cumprindo esses pré-requisitos, você já terá caminhado bastante na busca por uma recepção perfeita.

Incorpore detalhes importantes

Não esqueça de deixar espaço para um filtro de água — ou outro objeto que sirva para a mesma função — e uma cafeteira para manter os clientes refrescados e satisfeitos no consultório.

Uma televisão sintonizada em canais informativos também é uma excelente pedida, mas isso pode variar de acordo com o seu público. Se você for dono de uma clínica pediátrica, por exemplo, canais infantis também podem ser interessantes.

Disponibilize wi-fi

Um fator diferencial e que tem se tornado cada vez mais importante para satisfazer os pacientes é disponibilizar wi-fi. Ocorre que mais e mais pessoas precisam resolver problemas de trabalho ou de casa enquanto vão à sua clínica. Ao oferecer um sinal wi-fi, você ganha pontos com esses clientes.

Uma dica positiva é deixar a senha para se conectar à vista dos pacientes. Assim, você pode bloquear a rede para pessoas que não estejam no seu estabelecimento sem complicar o acesso dos seus pacientes. Muito útil, não?

Decore o ambiente para uma melhor recepção no consultório

A decoração deve estar alinhada à imagem que a sua clínica pretende passar aos pacientes. Pode ser mais sóbria ou mais colorida, mas, no fim das contas, o que importa é que os clientes relacionem o ambiente com o seu trabalho e sintam-se confortáveis e aconchegados.

Uma boa dica é decorar a recepção apenas com objetos suficientes ao conforto dos pacientes. Compre quantas cadeiras forem necessárias, mas certifique-se de haver um espaço entre elas que resguarde a privacidade de cada um. Obviamente, a mesa dos recepcionistas deve estar sempre muito organizada e limpa.

Se ainda assim você não sentir-se seguro quanto à decoração, que tal consultar um designer de interiores para a sua clínica? Pode representar um custo a mais, mas pode trazer ótimos retornos.

Fique atento à iluminação

Por último, fique de olho na luz. Um ambiente claro é muito importante e pode fazer toda a diferença para o cliente. Utilize a iluminação correta e evite luzes muito fortes, como lâmpadas fluorescentes. Lâmpadas de led são mais caras, porém conferem uma atmosfera mais confortável à sua clínica, como uma luz natural.

Seguindo essas dicas, você certamente oferecerá aos clientes uma melhor recepção, aconchegante e inesquecível, com a cara da sua clínica. Os pacientes satisfeitos irão comentar com amigos e parentes, e assim você poderá ter conquistado ainda mais clientes para o seu consultório. Ah, nunca esqueça de pedir um feedback dos clientes para saber se está dando certo, ok?

Gostou das dicas para ter uma melhor recepção no seu consultório? Tem alguma sugestão? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião com outros profissionais de clínicas.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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