Wearable devices: como a tecnologia está influenciando a saúde 

Wearable devices: como a tecnologia está influenciando a saúde 

Os wearables estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, mas você sabe o que são estes dispositivos, como funcionam ou como podem contribuir para trazer mais benefícios no dia a dia da clínica? 

Neste texto vamos abordar todas estas questões sobre os wearables devices, bem como o seu uso, quais os principais tipos existentes e os benefícios proporcionados. Continue a leitura e confira! 

Entenda o que são wearable devices 

Quando o assunto é tecnologia aplicada à área da saúde, podemos pensar em equipamentos robóticos, sistemas de gestão para clínicas, avanços em pesquisas, além de outros aparelhos, e, mais recentemente, dispositivos que o seu paciente pode, literalmente, vestir, ou seja, os wearables. 

Assim, como o próprio nome sugere, wearable device é um dispositivo que consegue detectar, através de sensores, dados relativos à saúde do seu paciente. 

Como funcionam os wearable devices?  

Bem, seu funcionamento é muito simples. Eles identificam o estado atual de saúde do paciente, como batimentos cardíacos, nível de glicose, pressão, etc, armazenam na nuvem (através da internet) os registros das informações captadas e também podem enviar estes dados (em tempo real) para acompanhamento médico. 

Para que servem os wearables devices? 

Estes dispositivos servem para controlar a saúde do paciente em seu cotidiano, funcionando como um mecanismo de manutenção e avaliação do estado clínico da pessoa, para além do momento da consulta. Aqui estão algumas das principais utilidades dos wearables na área médica: 

Monitoramento de saúde 

Os wearables podem monitorar informações como frequência cardíaca, pressão arterial, níveis de oxigênio no sangue e temperatura corporal. Esses dados são fundamentais para cuidar da saúde geral de um paciente, detectar anormalidades e identificar tendências ao longo do tempo. 

Atividade física e exercícios 

Os dispositivos também são frequentemente usados para rastrear a atividade física diária, como passos, distância percorrida e calorias queimadas. Isso é especialmente útil para médicos que desejam avaliar o nível de atividade de um paciente e ajustar as recomendações de exercícios conforme necessário. 

Monitoramento de sono 

Outro ponto interessante é que os wearebles podem rastrear os padrões de sono de um indivíduo, incluindo a duração e a qualidade do sono. Isso pode ser usado para identificar problemas de sono, como insônia, e fornecer insights sobre como melhorar a qualidade do sono. 

Gestão de estresse 

Alguns wearables incorporam recursos de monitoramento de estresse, incluindo medição de frequência cardíaca em repouso e variação da frequência cardíaca. Esses dados ajudam os médicos a avaliarem os níveis de estresse de um paciente e podem recomendar técnicas de gerenciamento de estresse. 

Acompanhamento de condições crônicas 

Pacientes com condições médicas crônicas, como diabetes ou doenças cardíacas, podem usar wearables para monitorar seus sintomas e parâmetros de saúde relevantes. Os médicos recebem informações em tempo real sobre as condições de seus pacientes e podem fazer ajustes nos planos de tratamento, se necessário. 

Alertas e notificações 

Alguns wearables podem fornecer alertas e notificações para lembrar os pacientes de tomar medicamentos, agendar consultas médicas ou realizar atividades específicas relacionadas à saúde. 

Avaliação de desempenho esportivo 

Atletas e pacientes em reabilitação, muitas vezes, usam wearables para monitorar seu desempenho esportivo. Isso inclui análises de ritmo cardíaco durante o exercício, consumo de calorias e análise da forma física. 

Promoção do autoconhecimento 

Ao fornecer informações contínuas sobre a saúde e o comportamento, os wearables capacitam os indivíduos a se tornarem mais conscientes de seus hábitos e a tomarem medidas proativas para melhorar seu bem-estar. 

Pesquisa médica 

Os dados coletados por meio de wearables podem ser usados em estudos médicos e de saúde pública para obter insights sobre tendências de saúde em larga escala e eficácia de tratamentos. 

Algumas vantagens dos wearable devices 

Uma das grandes vantagens do wearable devices para o ambiente médico está no fato de prestar assistência em saúde com maior precisão, através dos dados que são disponibilizados pelos dispositivos.  

É possível utilizar os wearables no tratamento e também na prevenção de doenças, por meio da identificação precoce de fatores de risco.  

Os relatórios e a análise do banco de dados, são diferenciais para as próximas condutas, possibilitando ajustes no tratamento, já que o médico compreende melhor o dia a dia do paciente e não apenas em momentos pontuais. Veja isso de forma mais detalhada: 

Adesão ao tratamento 

Os wearables podem aumentar a adesão ao tratamento por parte dos pacientes, pois, ao visualizarem seu próprio progresso e compreenderem melhor a relação entre suas ações diárias e sua saúde, os pacientes acabam seguindo os tratamentos de forma mais consistente, visto que estão acompanhando os resultados de seus esforços.  

Além disso, os wearables podem enviar lembretes automáticos para a ingestão de medicamentos e a realização de atividades recomendadas, contribuindo para uma adesão mais eficaz. 

Prevenção  

Os wearables desempenham um papel crucial na prevenção de doenças, permitindo a detecção precoce de anomalias e fatores de risco. Com o monitoramento, pacientes e médicos conseguem identificar mudanças na saúde que podem indicar um problema emergente.  

Isso possibilita uma intervenção precoce e a implementação de medidas preventivas, reduzindo a gravidade das condições potenciais e evitando complicações a longo prazo. 

Acompanhamento de doenças 

Pacientes com condições crônicas se beneficiam imensamente dos wearables, pois esses dispositivos oferecem monitoramento constante e em tempo real de configurações específicas relacionadas à doença.  

Isso permite que os médicos ajustem os planos de tratamento com base em dados reais, em vez de dependerem apenas de consultas periódicas.  

Incentivo ao autocuidado 

Os wearables incentivam o autocuidado, capacitando os pacientes a desempenharem um papel mais ativo em sua própria saúde, ou seja, os wearables ajudam os pacientes a entenderem como seus comportamentos afetam sua saúde.  

Isso motiva as pessoas a adotarem hábitos saudáveis e a fazerem escolhas conscientes para melhorar seu bem-estar geral. 

Protocolo de Manchester

Wearable devices e a Covid-19 

A pandemia do Covid-19 mostrou como os wearable devices tem sua importância na rotina das pessoas e como podem transformar a relação de médicos-pacientes para melhor.  

Como a doença tem como um de seus principais sintomas a baixa da saturação, cresceu no mercado a busca por pulseiras inteligentes capazes de medir o nível de oxigênio e, hoje, o número de famílias que possuem um oxímetro em casa é mais alto do que antigamente. 

Com o auxílio desses dispositivos, os pacientes conseguem acompanhar o desenvolvimento de seu quadro de casa, procurando o médico quando for realmente necessário e munidos de informações mais completas, o que pode facilitar o diagnóstico clínico. 

Principais tipos de wearable devices 

Conheça alguns dos principais tipos de weareble devices e entenda como eles podem ser úteis para seus pacientes e, claro, consequentemente, para a sua clínica ou consultório. Acompanhe! 

Relógio inteligente (Smartwatch) 

Um smartwatch é um dispositivo semelhante a um relógio que incorpora funcionalidades além do simples acompanhamento do tempo. Na medicina, um smartwatch pode medir a frequência cardíaca, monitorar a atividade física, monitorar o sono e até mesmo fornecer outras notificações médicas importantes.  

Esses dispositivos usam sensores embutidos, como fotodiodos, acelerômetros e giroscópios, para coleta de dados. Essas informações são processadas pelo dispositivo e, muitas vezes, podem ser sincronizadas com aplicativos em smartphones ou plataformas de saúde online.  

Assim, os médicos podem acessar esses dados para avaliar a saúde geral do paciente e tomar decisões informadas sobre o melhor tratamento, caso seja necessário. 

Pulseira 

Os “wearables pulseiras” são semelhantes a uma pulseira comum usadas no pulso. Eles podem ser equipados com sensores para medir a atividade física, a frequência cardíaca, os níveis de oxigênio no sangue e até mesmo o estresse.  

Como já foi comentado, esses sensores coletam dados continuamente, e as informações podem ser sincronizadas com aplicativos ou dispositivos móveis para acompanhamento do médico.  

Obviamente, os profissionais da saúde utilizam esses dados para avaliar a saúde cardiovascular e o nível de atividade do paciente, além de identificar padrões de comportamento que podem influenciar na saúde. 

Monitores  

Os monitores de saúde são dispositivos ainda mais especializados e que podem medir parâmetros específicos, como pressão arterial, glicose no sangue ou ECG (eletrocardiograma).  

Eles são frequentemente usados por pacientes com condições crônicas. Por exemplo, um monitor de glicose pode fornecer leituras regulares do nível de açúcar no sangue de um paciente diabético.  

Novamente, os dados são transmitidos através da internet, por aplicativos ou sistemas de gerenciamento de saúde, e o médico vai acompanhando a saúde do paciente. 

Roupas Inteligentes 

As roupas inteligentes incorporam sensores diretamente no tecido. Isso pode incluir roupas de exercício que monitorem a frequência cardíaca e a temperatura corporal durante os treinos.  

É claro, como não poderia deixar de ser, os sensores são conectados a um dispositivo ou aplicativo que exibe informações em tempo real.  

É algo bem interessante para pacientes com problemas cardíacos ou outras condições, pois as roupas inteligentes também podem ser usadas para monitorar sinais constantes, fornecendo uma visão abrangente da saúde do paciente ao longo do dia. 

Óculos VR e Smart Glasses 

Os óculos de realidade virtual (VR) e os óculos inteligentes (Smart Glasses) estão sendo explorados na medicina para uma variedade de finalidades específicas. 

Na área de treinamento médico, os óculos VR podem simular procedimentos cirúrgicos, permitindo que os médicos pratiquem técnicas antes de realizarem procedimentos reais.  

Os óculos inteligentes podem ser usados para fornecer informações em tempo real durante cirurgias, exibindo dados médicos importantes sem que o médico precise desviar o olhar da área cirúrgica. 

Outras soluções de wearable devices que estão movimentando o mercado 

Conheça agora algumas outras soluções de wearable devices que estão fazendo sucesso no mercado e que você, como médico ou gestor de clínica ou consultório, também pode ofertar para seus pacientes, dependendo das queixas que chegam no seu estabelecimento. Veja! 

Chrono Therapeutics 

Chrono Therapeutics é um exemplo de wearable usado para ajudar as pessoas a superarem vícios, como fumar. Ele consiste em um dispositivo que libera doses controladas de medicamentos de forma programada, para ajudar a reduzir gradualmente a dependência.  

O dispositivo é programado para administrar a dose em momentos estratégicos, ajudando o paciente a combater os momentos de maior desejo de fumar. Isso ajuda a gerenciar o processo de retirada de forma mais eficaz, aumentando as chances de sucesso na cessação do tabagismo. 

FreeStyle Libre 

O FreeStyle Libre é um monitor de glicose usado por pacientes diabéticos para medir os níveis de açúcar no sangue. Consiste em um pequeno sensor que é fixado na pele e mede continuamente os níveis de glicose intersticial.  

Os pacientes escaneiam o sensor com um dispositivo móvel para obter leituras instantâneas dos níveis de glicose, eliminando a necessidade de picadas frequentes nos dedos. Isso facilita o monitoramento contínuo da glicose e ajuda os pacientes a ajustarem a insulina e os hábitos alimentares de acordo. 

HealthPatch MD 

O HealthPatch MD é um sensor adesivo que pode ser fixado na pele para monitorar uma variedade de sinais específicos, como frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura corporal e movimentos.  

Ele é frequentemente usado em ambientes clínicos para monitorar pacientes em recuperação ou em situações em que é necessária uma vigilância constante dos sinais vitais. 

Quell 

O Quell é um dispositivo vestível que oferece interrupção da dor por meio de estimulação elétrica. Ele é projetado para ser usado no corpo e utiliza estímulos elétricos para bloquear a sensação de dor, ativando os sistemas naturais de ruptura da dor do corpo.  

Os pacientes e médicos também podem controlar o dispositivo por meio de um aplicativo móvel. É usado para aliviar dores crônicas em condições como artrite, neuropatia e fibromialgia. 

Valedo 

O Valedo é um sistema de treinamento de correção postural que usa sensores incorporados em um colete e um dispositivo móvel para fornecer feedback em tempo real sobre a postura e os movimentos do usuário.  

Ele é frequentemente usado em programas de reabilitação para ajudar a melhorar a postura e a força das costas, prevenindo ou tratando dores nas costas e problemas relacionados. 

Acompanhe as transformações e evolua 

De fato, os “dispositivos vestíveis” inteligentes são uma realidade e estão se disseminando cada vez mais. Além disso, os avanços em pesquisas estão ampliando os campos do saber que podem se beneficiar dos wearebles.  

Logo, em alguns anos, poderemos ter novos equipamentos colaborando em outras áreas da saúde que, hoje, ainda não estão cobertas por esta tecnologia.  

Por fim, mesmo que os wearable devices estejam longe de substituir a experiências e o conhecimento de um médico (mesmo porque, essa nem é a função deles), é preciso entender como podem ser usados para melhorar e facilitar o trabalho na clínica ou consultório, isso sim é fundamental. 

E agora que você já sabe o que é wearables e se interessou por este assunto tão importante para o dia a dia de médicos e pacientes, talvez possa se interessar por outra tecnologia que vem revolucionando a rotina de clínicas e consultórios.  

Então saiba mais sobre a importância de contar com um ótimo software para gestão de clínicas!  

sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se