Dicas para aumentar a venda de serviços médicos 

Dicas para aumentar a venda de serviços médicos 

A venda de serviços médicos sempre foi uma condição sensível por lidar com a saúde e até mesmo a vida das pessoas. O tabu em torno da venda muitas vezes surge da preocupação de que o lucro possa comprometer a qualidade do atendimento ou a integridade ética. 

Reconhecer a natureza empresarial das clínicas e saber precificar não significa colocar o lucro acima da responsabilidade. Em vez disso, destaca a necessidade de uma gestão eficiente, investimentos em tecnologia e estratégias de venda éticas para garantir a sustentabilidade financeira da clínica e a qualidade contínua dos serviços. 

Para entender mais sobre como funcionam as vendas na área de saúde, continue a leitura! 

Como funcionam as vendas na saúde 

Muitos médicos e gestores de clínicas e consultórios buscam maneiras de realizar vendas na área de saúde através de técnicas padrão. Elas podem até ajudar, porém, é necessário reconhecer as particularidades do segmento para que o processo seja melhor executado. 

O processo de vendas em clínicas envolve questões sensíveis e emocionais, o que faz com que uma abordagem mais empática seja importante. Além disso, os profissionais devem estar cientes das leis e regulamentos sobre a divulgação de serviços médicos e garantir práticas éticas em suas vendas. 

Ao contrário das vendas de outros tipos de serviços, a de serviços médicos muitas vezes requer uma postura educacional mais forte. Os profissionais precisam passar informações detalhadas sobre condições de saúde, opções de tratamento e benefícios dos serviços oferecidos. 

Levando estes pontos em consideração, é hora de entender sobre a prática que começa no mundo digital, passa pela recepção acolhedora e se estende até a venda física ética. 

marketing médico

Estratégias de marketing digital na área da saúde 

Antes mesmo do paciente cruzar a porta da clínica, o caminho da venda já se inicia no ambiente digital e nas estratégias de marketing. Já trouxemos no nosso blog uma série de posts sobre marketing médico, inclusive específicos para diversas especialidades. Mas um dos pontos fundamentais é: tenha um excelente site! 

Um site passa credibilidade! Nele é importante ter informações claras e conteúdos que ajudem a identificar que serviços você oferece. Se possível depoimentos de pacientes, acesso simplificado as suas redes sociais e meios de contato fáceis e rápidos de encontrar.  

Hoje as pessoas buscam os serviços de uma clínica na internet e ter uma presença digital sólida ajuda no processo de decisão do paciente. No caso da venda de serviços médicos, transmitir confiabilidade online pode gerar uma primeira impressão positiva, impactando nas vendas.  

Venda de serviços médicos desde a recepção 

Após o processo de reconhecimento, atração e confiabilidade adquiridas no digital, a venda física está presente a todo momento em uma clínica. Lembre-se de que estamos tratando de situações sensíveis que exigem empatia. 

Estratégias para garantir uma recepção calorosa, eficiente e informativa fazem toda a diferença. Investir em treinamentos para comunicação efetiva, escuta ativa e a compreensão de como apresentar os serviços, podem ajudar. 

É preciso que os pacientes tenham fácil acesso a informações sobre as especialidades, exames e tratamentos disponíveis. Outro fator importante são as condições de pagamento oferecidas pela clínica. Quanto mais claras e objetivas forem as informações, mais confiança será passada. 

Porém, de nada adianta todo o esforço se o operacional for cheio de falhas. Se o paciente teve dificuldades para agendar e se passa por longas filas de espera, a chance de vender outras opções de consultas e pacotes de tratamentos fica mais complicada. 

De modo geral as primeiras impressões são importantes. Existe a possibilidade de utilizar sistemas para clínicas médicas que ajudam em toda a gestão de atendimento, com agenda online prática, lembretes de consultas, chatbot 24 horas por dia, entre outras funcionalidades que tornam a clínica referência em atendimento e tecnologia. 

Chatbot para WhatsApp

Importância da indicação 

Quando falamos em cuidados com a saúde, falamos em confiança. Além da presença online, o que conta muito nas vendas de serviços médicos é a indicação. É o que se chama do “boca a boca” bastante difundido no marketing tradicional. 

Quando um paciente compartilha de forma espontânea e positiva sua experiência, cria uma validação única. As chances de novos pacientes virem dessa forma são grandes, mas não é necessário esperar passivamente que elas aconteçam. 

Para estimular ativamente o “boca a boca” em vendas de serviços médicos, é preciso cultivar um ambiente propício para experiências positivas. 

  • Investir no treinamento da equipe para garantir um bom atendimento; 
  • Implementar processos eficientes que minimizem problemas; 
  • Manter uma comunicação transparente sobre os tratamentos e custos envolvidos. 
  • Incentivar feedbacks e depoimentos dos pacientes; 
  • Entre outros pontos. 

Programa de fidelidade 

Já dizia Peter Drucker, “É mais fácil manter um cliente existente do que encontrar um novo.” Diante desse ponto de vista um programa de fidelidade entra como um importante aliado. 

A oferta de benefícios concretos como descontos, serviços gratuitos e brindes a cada quantidade de serviços contratados ou pacotes fechados chama a atenção e ajuda a ampliar o vínculo com o paciente. 

Estimule check ups completos e consultas para saúde preventiva. Além do aumento de vendas para a clínica, beneficia também o paciente pelo desconto e pelos cuidados efetivos com a própria saúde.  

Cartão de benefícios 

Por falar em ampliar o vínculo com o paciente, sua clínica já pensou em criar o próprio cartão de benefícios? Essa é uma forma de gerar receita recorrente que atrai muitos pacientes que não possuem um plano de saúde, por exemplo. 

Os cartões de benefícios representam uma poderosa conexão entre os pacientes e os cuidados de saúde essenciais. Com uma taxa mensal paga pelo paciente ele recebe um cartão com condições especiais na sua clínica. 

Se tornando um beneficiário, ele tem acesso simplificado a descontos e vantagens em consultas, exames, tratamentos programas preventivos, entre outros. É possível inclusive fazer parcerias com empresas para ampliar os benefícios, como desconto em farmácias e academias. 

É claro que gerir um serviço como esse parece bastante complexo, mas hoje em dia você pode contar com softwares médicos como o Clínica nas Nuvens que além de auxiliar em toda a gestão da clínica ainda ajuda na administração completa do seu cartão de benefícios. 

O sistema para clínicas reconhece os perfis dos pacientes que são beneficiários ou não, identifica os inadimplentes, distingui os procedimentos incluídos em cada categoria, estabelece limites para cada contrato entre diversas outras funções, já que interage diretamente com funcionalidades de diversos setores. 

Tecnologia que favorece a relação com o paciente 

Muitos fatores envolvem a venda de serviços médicos, entre eles um bom atendimento e uma boa gestão. Um software médico que suporta as necessidades de uma clínica que busca crescer oferecendo os melhores serviços, faz toda a diferença. 

Com o Clínica nas Nuvens é possível agendar consultas de maneira ágil, acessar de forma integrada os históricos dos pacientes e gerir as finanças de maneira transparente. Com a qualidade proporcionada pelo sistema para clínicas, é possível criar oportunidades de negócios. 

Sua clínica consegue conciliar, cartão de benefícios, descontos e perfis inadimplentes de maneira simplificada através do controle financeiro e sistemas de cobranças. 

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Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
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