Tudo que é necessário para tomadas de decisão médica 

Tudo que é necessário para tomadas de decisão médica 

A prática clínica é uma mistura de ciência, experiência e intuição. E cada tomada de decisão médica pode ter um grande impacto na vida de um paciente.  

No entanto, a quantidade de informações para se basear pode ser enorme, mas o tempo é limitado, tornando a pressão sobre os médicos cada vez maior. 

Para lidar com esse tipo de situação os profissionais precisam ter a tecnologia como verdadeira aliada para exercer suas tarefas e ter recursos para tomadas de decisão clínicas. Quer saber como? Continue a leitura! 

Qual a base para tomada de decisão médica 

O primeiro e mais óbvio ponto que norteia as decisões clínicas é o conhecimento científico. Os médicos devem se apoderar da extensa formação acadêmica e clínica que tiveram com confiança e sempre buscando se atualizar. 

Essa busca constante pelo conhecimento garante que os médicos estejam cientes das melhores práticas e das últimas descobertas na medicina. 

Além de muito estudo, os profissionais devem considerar também a experiência que é adquirida ao longo da prática médica e é uma fonte importante de conhecimento prático. À medida que vão atendendo os pacientes ao longo do tempo, eles desenvolvem uma compreensão profunda dos padrões de apresentação de sintomas, resposta ao tratamento e possíveis complicações. 

Por fim, podemos considerar o julgamento pessoal, não estamos falando em meros achismos. O julgamento pessoal é a capacidade dos médicos de avaliar cada situação individualmente e tomar decisões com base em uma combinação de conhecimento científico, experiência clínica e os contextos de cada paciente. 

Fatores como a gravidade da condição do paciente, suas preferências pessoais, histórico médico, recursos disponíveis etc. Além disso os médicos muitas vezes precisam equilibrar os riscos e benefícios de diferentes opções de tratamento. 

A tomada de decisão médica de modo geral inclui a capacidade de se adaptar a situações imprevistas e tomar decisões sob pressão, mantendo o foco no melhor interesse do paciente. 

prontuário eletrônico

Tecnologia a favor das tomadas de decisão médica 

Médicos carregam uma bagagem intelectual muito grande, mas eles não precisam sobrecarregar ainda mais sua rotina se utilizarem mecanismos e ferramentas como aliadas nas tomadas de decisão em saúde

Sistemas para médicos são fundamentais para qualquer clínica ou consultório. Principalmente para aqueles que além de médicos fazem eles próprios a gestão do local.  

Trata-se de uma ferramenta que une agendamento, faturamento, marketing médico, sistema de cobrança e muito mais em um único sistema. Para tomadas de decisão, os médicos podem contar com o software para: 

Centralização de informações de pacientes 

Uma das principais formas em que um software médico pode ajudar é centralizando as informações dos pacientes em um só lugar. Em vez de pilhas de papel que atrapalham a consulta e podem se perder, ou navegar por diferentes sistemas digitais, os médicos podem acessar rapidamente o histórico médico de um paciente em um único lugar e todos os detalhes que forem importantes para a tomada de decisão. 

Com ficha de anamnese personalizável e prontuário eletrônico é possível recolher, armazenar e compartilhar de forma inteligente as informações dos pacientes. 

Ficha de anamnese

Análise e interpretação de dados 

Os melhores sistemas para médicos emitem relatórios com informações que podem se relacionar tanto com aspectos de saúde quanto de comportamentos. Alguns fazem integração com BI que tem recursos de análise de dados que ajudam os médicos a interpretar grandes volumes de informações de forma rápida e eficiente. 

Recursos visuais 

Para clínicas dermatológicas, de estética e odontológicas, por exemplo, alguns sistemas para clínicas contam com apoio de imagens, como edição e comparação de fotos e odontograma. Assim o profissional além de conseguir ir a fundo na identificação patológica com recursos visuais ainda consegue demonstrar para o paciente como vai ser o tratamento 

Conte com a segurança de quem apoia médicas há mais de 11 anos 

O médico pode confiar no Clínica nas Nuvens como seu software médico devido à sua capacidade de integrar e centralizar dados essenciais do paciente, proporcionando um acesso rápido e fácil a informações. 

Com prontuário eletrônico, os médicos podem acessar facilmente o histórico completo, incluindo registros de tratamentos anteriores e notas de consulta, tudo em um único local. Além disso, a anamnese personalizada permite aos médicos adaptarem as perguntas as suas escolhas e as necessidades específicas dos pacientes, garantindo uma coleta de informações mais precisa. 

O perfil do paciente no sistema, contém todas as informações, inclusive preferencias, dados demográficos e pagamentos, que permite uma abordagem verdadeiramente personalizada no atendimento. 

O Clínica nas Nuvens é um sistema para clínicas completo e integrado que simplifica a gestão clínica e enriquece a prática médica, permitindo uma tomada de decisão mais informada e personalizada. Então peça agora mesmo sua demonstração gratuita e tenha a confiança que você precisa! 

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se