Compartilhar Inscreva-se

Receba dicas para o seu negócio lucrar mais

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Saiba como ter uma boa gestão financeira para clínicas e consultórios

Saiba como ter uma boa gestão financeira para clínicas e consultórios

Locais que prestam serviços de saúde precisam de uma boa gestão como qualquer outro tipo de negócio. Mas muitos profissionais da área encontram desafios na gestão financeira para clínicas e consultórios.

Acontece que é preciso entender o que faz parte dessa situação e como esses fatores devem ser controlados a fim de garantir a saúde financeira das clínicas, para em seguida controlá-los em um sistema que estruture os processos, garantindo que os recursos sejam otimizados.

Veja a seguir que ações tornam a gestão financeira para clínicas e consultórios eficiente!

Adotar um software de gestão

O primeiro passo para fazer uma boa gestão financeira é adotar um software para gerenciar os processos da sua clínica. Dessa forma, você garante que o seu negócio tenha um sistema voltado para esse contexto que de fato viabiliza uma gestão integral.

Ter todos os seus processos online e alinhados entre si traz mais organização para o consultório e ainda gera insights valiosos para administrar os negócios.

Automatizar funções que geram gastos

Hoje não existe ferramenta melhor para diminuir gastos do que a tecnologia. No contexto médico, existem algumas funções recorrentes que geram despesa, como as ligações feitas para pacientes.

Porém, é possível substituir grande parte dessas ligações por um sistema que envie SMS de confirmação, e-mail ou, até mesmo, mensagem via WhatsApp.

Ganhe tempo, dinheiro e tranquilidade. Facilite o controle financeiro da sua clínica. Quero controlar melhor o financeiro

Decisões baseadas em relatórios

Para tomar decisões importantes com segurança, é preciso ter dados concretos sobre o funcionamento da clínica ou consultório. Porém, coletar esses dados manualmente requer uma dedicação quase que exclusiva de algum funcionário. O que muitas vezes é impossível para o orçamento da clínica.

Com isso, uma plataforma automatizada completa é a melhor solução para quem deseja acompanhar os processos do seu estabelecimento de perto, conhecendo os resultados em números.

Esse controle dá origem a uma gestão financeira mais completa, capaz de fornecer informações importantes para controlar os gastos da clínica, conhecer o perfil de seus clientes e, assim, nas mudanças que podem trazer melhorias.

Fazer uma análise periódica dos dados financeiros

Não basta fazer o orçamento da clínica uma vez apenas, é preciso fazer isso constantemente. A análise dos dados financeiros com métricas é o que mostra se a sua clínica está crescendo ou não, uma vez que permite comparar resultados reais com metas.

Toda melhoria passa pelo financeiro, seja ela relacionada ao corte de gastos, seja a adoção de novos recursos para melhorar o atendimento. Por isso, a gestão financeira é a base de qualquer decisão importante para clínicas e consultórios.

Além de não desperdiçar dinheiro, um negócio que preze pela boa gestão financeira consegue ter controle da evolução da sua clínica, enxergando seus progressos e desafios de forma clara. Com um software de gestão tudo isso fica mais fácil.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.