Receituário de controle especial é um tipo de prescrição médica para medicamentos controlados, que tendem a afetar o sistema nervoso central do cérebro.
Neste conteúdo, veja o que o termo significa, quais são as modalidades e os medicamentos que podem ser enquadrados nessa categoria, além de como fazer um receituário de controle especial eletrônico.
O que é receituário de controle especial?
O receituário de controle especial é um arquivo ou um documento que o médico prescreve para o paciente com algum problema no sistema nervoso do cérebro. Os medicamentos têm a função de regular ou aumentar a produção de alguns hormônios para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Um dos efeitos que também pode ser considerado complicador é a possibilidade de vício, já que, por vezes, é difícil reduzir ou parar a dosagem quando chega o momento.
Quais medicamentos se enquadram nesse tipo de receituário?
O receituário de controle especial pode ser dividido em alguns tipos. Eles mudam em relação aos formatos e, principalmente, à cor. Dê uma olhada em alguns.
Medicamentos para receita amarela
O receituário especial médico de cor amarela é destinado aos remédios de alta dependência, como entorpecentes e psicotrópicos. A receita tem validade de apenas 30 dias. A quantidade de medicamento também corresponde a 30 dias para tratar o paciente.
Medicamentos para receita branca especial
O receituário branco especial é emitido em duas vias. Uma delas fica com o paciente, enquanto a outra fica sob a supervisão da farmácia. Esse é o padrão que deve ser seguido.
Nesse modelo de receituário especial, entram imunossupressores, antirretrovirais e antibióticos, por exemplo. São remédios que requerem controle especial. Eles também são vendidos com validade de 30 dias e quantidade corresponde ao mesmo período de tratamento.
Medicamentos para receita azul
No receituário de controle especial azul, os medicamentos indicados são anorexígenos (também chamados de moderadores de apetite) ou aqueles que causam dependência.
Bem como já mencionado nas outras receitas, esses medicamentos também têm validade máxima de 30 dias e quantidade corresponde ao mesmo período de tratamento indicado pelo médico.
Sobre o receituário de controle especial online
O receituário de controle especial online é a versão digital da prescrição médica. Essa nova maneira de efetuar a receita é extremamente comum, com muitas clínicas e farmácias adotando o recurso.
De fato, é muito mais fácil para o médico, o paciente e a farmácia, além de ser mais rápido, prático e seguro. Basta que o médico crie um documento digital e encaminhe para o paciente por WhatsApp, SMS ou e-mail, que deve mostrar ou encaminhar para a farmácia.
Alguns pré-requisitos precisam ser seguidos. Por exemplo, é preciso que o médico tenha um certificado digital expedido pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras), um serviço que serve exatamente para a emissão de certificados digitais.
Com o certificado digital, o médico pode adquirir uma assinatura para a receita online. O farmacêutico também precisa ter um certificado digital para assinar o documento.
Vantagens do receituário de controle especial online
O receituário especial online possui vantagens em relação ao modelo físico. Além do que já foi mencionado, cabe trazer mais alguns tópicos. Acompanhe abaixo.
1. Mais tempo para cuidar do paciente
Preenchendo os receituários manualmente, o profissional perde um bom tempo. Agora, contando com um receituário online, tudo fica muito mais ágil, e sobra mais tempo para cuidar de quem realmente importa: o paciente.
Com o receituário eletrônico, o processo de elaboração e envio da prescrição é dinâmico, diferente do modelo padrão, em que por vezes, é preciso escrever mais de uma vez o mesmo dado ou informação.
Além disso, utilizando o formato online, é possível deixar salvo um modelo de receita para personalizar a prescrição para alguns pacientes recorrentes, que consultem com frequência e sempre utilizem os mesmos medicamentos.
2. Menos erros comuns
Outra questão importante quando o assunto é utilizar receituário especial online é a diminuição ou mesmo o fim dos erros que podem acontecer quando a receita é feita manualmente.
O receituário físico pode conter erros muito sérios, e isso pode causar problemas importantes para a saúde dos pacientes. Além de equívocos na hora de escrever, outro problema diz respeito à questão da ilegibilidade.
Com o uso das receitas online, esses problemas desaparecem, pois existe uma padronização muito intuitiva e fácil de ser utilizada, seja no preenchimento dos medicamentos, seja no envio.
3. Acessibilidade para o médico e o paciente
Um dos pontos que merecem atenção quando o assunto é receita médica é a possibilidade do paciente esquecer, perder, molhar, rasgar sem querer, etc, o documento.
Nesse caso, o paciente precisa se deslocar até o consultório para conseguir um documento novo. Isso nem sempre é uma tarefa fácil, já que o médico pode ter ido embora ou saído.
Diferentemente da receita física, o médico pode enviar a receita online para o paciente de qualquer lugar. Basta o paciente entrar em contato por telefone ou mandar uma mensagem por WhatsApp, por exemplo.
Além disso, com um software de gestão de clínicas, as receitas podem ficar armazenadas na nuvem. Então, basta o médico reencaminhar para o paciente, sem a necessidade de refazer.
Assine nossa newsletter
Gostou do nosso conteúdo? Então, siga a gente nas redes sociais e acompanhe nossos posts, assinando a nossa newsletter. Assim, você fica por dentro das nossas matérias.