Prontuário eletrônico na pediatria: como escolher o melhor 

Prontuário eletrônico na pediatria: como escolher o melhor 

Ter o prontuário eletrônico na pediatria proporciona mudanças significativas para o seu trabalho como pediatra, melhorando a qualidade no cuidado aos pacientes e proporcionando avanços como a otimização de processos, automatização de rotinas e facilidade na inserção e compartilhamento de dados com outros profissionais. 

Por isso, este texto tem como objetivo mostrar a importância de contar com o prontuário eletrônico na pediatria e mostrar para você como escolher o melhor, de acordo com a sua necessidade profissional, além de mostrar as diferenças entre o prontuário pago e o gratuito. Continue a leitura e confira! 

prontuário eletrônico

Vantagens em utilizar o prontuário eletrônico na pediatria 

Mas afinal, qual a importância do prontuário eletrônico? A verdade é que esta ferramenta representa um avanço significativo na gestão de pacientes, promovendo mais eficiência, segurança e melhorias na prática médica. Veja os benefícios que o prontuário irá proporcionar para sua rotina de trabalho: 

Acesso instantâneo e remoto  

O prontuário eletrônico tem a capacidade de acessar os registros dos pacientes de forma instantânea e de qualquer lugar, desde que haja conexão com à internet. Por se tratar de um software com recursos em nuvem, os dados podem ser modificados e compartilhados em poucos cliques. 

Isso significa também que, em uma emergência ou situação crítica, você pode tomar decisões importantes mesmo quando não estiver fisicamente presente no consultório de pediatria. 

Organização eficiente das informações 

A tecnologia do prontuário eletrônico do paciente (PEP) permite uma organização padronizada de todos os dados dos pacientes.  

As informações são disponibilizadas de maneira estruturada, facilitando a localização de históricos médicos, exames, laudos, receitas e outros dados relevantes em segundos. 

Redução de erros e melhoria na segurança do paciente 

Contar com essa tecnologia reduz significativamente os erros associados à documentação manual. A leitura do que é digitado, por exemplo, é garantida, pois elimina interpretações errôneas e dúvidas que a escrita à mão sempre causa.  

Além disso, sistemas avançados de segurança garantem que quem tem acesso ao prontuário eletrônico e ao registro de pacientes, seja apenas o profissional devidamente autorizado. 

Economia de tempo e espaço 

Ao eliminar a necessidade de registros físicos em papel, você economiza muito tempo que seria gasto em preenchimentos manuais e arquivamento de pastas e outros documentos.  

Além disso, há economia de espaço físico no consultório e permite a realocação de áreas (para usos mais produtivos) que antes eram destinadas a arquivos.  

Aprimoramento da qualidade do atendimento 

Com acesso rápido a históricos médicos, exames e informações relevantes, você pode oferecer um atendimento mais personalizado e direcionado aos seus pacientes.  

Isso leva a um cuidado mais eficaz e preciso para cada paciente, aumentando a satisfação e a confiança dos pais que acompanham o bebê, a criança ou o jovem no seu consultório. 

Melhoria na análise de dados  

Através da análise de dados (BI ou Business Intelligence), o prontuário eletrônico pode ser uma ferramenta valiosa para a tomada de decisões estratégicas, visando seu aprimoramento profissional e o crescimento do seu negócio.  

O Business Intelligence permite identificar tendências e padrões que podem ser úteis na melhoria dos protocolos de tratamento, por exemplo, além de muitas outras áreas. 

Business Intelligence para clínicas

Quais as diferenças entre o prontuário pago e o gratuito? 

Antes de passar para as dicas de como escolher o prontuário eletrônico na pediatria, vamos avaliar as diferenças entre prontuário pago e gratuito.  

Isso é importante, pois você pode considerar que uma ferramenta gratuita é suficiente para resolver seus problemas, ou, pelo contrário, considerar que o prontuário pago (e também mais completo) é o melhor para sua rotina.   

De fato, ambos têm prós e contras, mas é crucial destacar que a versão paga oferece uma série de recursos e vantagens que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Vamos analisar cada uma das opções: 

Prontuário eletrônico gratuito 

A principal vantagem do prontuário eletrônico gratuito é óbvia: não exige investimento financeiro inicial. Isso pode ser bastante atraente, principalmente em um consultório de pediatria com orçamento limitado. 

Normalmente, as versões gratuitas oferecem funcionalidades básicas, como registro de informações de pacientes e histórico médico. Sendo assim, essas versões são adequadas para consultórios com menor volume de pacientes. 

Além disso, para quem está iniciando no universo digital, a versão gratuita também pode ser uma maneira de se familiarizar com a tecnologia e avaliar, em seguida, se um prontuário mais robusto e mais completo deve ser considerado. 

Prontuário eletrônico pago 

A versão paga geralmente oferece um conjunto completo de funcionalidades avançadas. Isso inclui recursos como armazenamento e integração de imagens e exames, campos personalizáveis que se adaptam ao seu padrão de consulta e análises de dados mais recentes (BI). 

Soma-se a isso uma maior customização para atender às necessidades específicas de seu consultório e o fato de serem mais escalonáveis, crescendo junto com seu negócio à medida que você atende mais pacientes. 

Também precisamos levar em conta o fato de os prontuários pagos oferecerem melhor integração com outros sistemas, como sistemas de faturamento, o que pode economizar tempo e reduzir erros. 

Além disso, com um prontuário eletrônico pago você terá acesso a um suporte técnico dedicado. Isso significa que, em caso de problemas ou dúvidas, haverá uma equipe pronta para ajudar a resolver qualquer questão. 

No mais, as versões pagas geralmente investem muito em segurança e buscam se enquadrar às regulamentações de privacidade de dados. Isso é fundamental para proteger as informações dos seus pacientes e deve ser considerado na hora de fazer sua escolha. 

Dicas para escolher o melhor prontuário eletrônico para pediatria 

Ao escolher seu prontuário eletrônico na pediatria é crucial considerar questões como interface, personalização, integração com outros setores e sistemas, comunicação, suporte técnico, conformidade com regulamentações e outros pontos importantes.  

Veja algumas dicas sobre o que deve conter no prontuário eletrônico e esteja mais preparado para escolher a ferramenta certa para sua clínica: 

Interface intuitiva e amigável 

É importante que você leve em conta a baixa complexidade de trabalhar com o sistema, ou seja, que ele tenha uma interface intuitiva e de fácil utilização.  

Uma navegação simples reduzirá o tempo gasto na aprendizagem e no trabalho diário com o sistema, e permitirá que sua equipe tenha mais agilidade nas tarefas e se concentre no cuidado ao paciente. 

Personalização e capacidade de adaptação 

Escolha um prontuário que possa ser personalizado para atender às necessidades específicas da pediatria e que consiga ser customizado para atender cada paciente de uma maneira exclusiva.  

Isso inclui campos personalizados para o registro de informações pediátricas, como imunizações, histórico de crescimento e outras opções. 

Deve ser de fácil integração 

Priorize prontuários que se integrem facilmente a outros setores e sistemas, como a agenda médica online.  

Isso garante uma troca eficiente de informações e promove uma abordagem multidisciplinar para o cuidado do paciente. 

Funcionalidades de prescrição e envio de receitas 

É importante que o prontuário tenha um banco de dados com informações armazenadas como protocolos e interações medicamentosas. 

Além disso, certifique-se de ele facilita o envio de receitas digitais através de WhatsApp, SMS ou e-mail de forma segura e eficiente. 

Teste grátis, demonstração gratuita e suporte técnico  

Escolha um fornecedor que ofereça a possibilidade de você fazer teste grátis da ferramenta, que possibilite uma demonstração gratuita para que você possa tirar suas dúvidas antes de escolher o sistema para clínicas ideal e que também tenha um suporte técnico robusto para quando você precisar. 

Conformidade com as regulamentações de segurança e privacidade 

O seu prontuário eletrônico precisa ser seguro e estar em conformidade com as normas e regulamentações exigidas pelos órgãos responsáveis.  

Por isso, verifique se o prontuário segue rigorosamente todas as exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Isso é fundamental para garantir a proteção das informações sensíveis dos pacientes. 

Modelos de laudos, de atestados e de anamnese 

Com modelos prontos de laudos, atestados e anamnese, você vai acelerar os processos e atender com mais tranquilidade, pois não precisará ficar perdendo tempo criando perguntas e elaborando textos técnicos o tempo todo.   

Obviamente, caso você precise, o prontuário também deve permitir que você altere os textos já pré-definidos, pois cada caso é um caso e, às vezes, será necessário fazer ajustes. 

O Clínica nas Nuvens pode te ajudar! 

Com o prontuário eletrônico na pediatria você pode melhorar a agilidade no atendimento, centralizar informações dos pacientes em um só lugar e melhorar a experiência do seu paciente no seu consultório.  

Com a tecnologia do nosso software médico, muitas dificuldades que você enfrenta no dia a dia do consultório serão sanadas. Então solicite agora mesmo uma demonstração gratuita do Clínica nas Nuvens. 

sistema médico
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se