Clínica nas Nuvens lança chatbot para WhatsApp

Clínica nas Nuvens lança chatbot para WhatsApp

Nomeado de Nuvem AI, o novo recurso de chatbot para WhatsApp do Clínica nas Nuvens chega para oferecer ainda mais facilidade na comunicação entre clínicas e pacientes, permitindo agilizar o agendamento de consultas, atender mais pessoas em um mesmo momento, otimizar o tempo da secretária e muito mais. 

O recurso de chatbot para clínicas é nativo do Clínica nas Nuvens, ou seja, não há a necessidade de clínicas investirem em outra ferramenta e em API para integração. Tudo é feito dentro do software de gestão para clínicas, facilitando ainda mais os processos.

Chatbot para WhatsApp

Como o Nuvem AI funciona

O Nuvem AI é um chatbot para WhatsApp, que funciona como assistente virtual de clínicas. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, a ferramenta se mantém sempre disponível para responder às dúvidas dos pacientes de forma instantânea, mesmo em dias e horários que a clínica não esteja em funcionamento. 

O atendimento ao paciente é automatizado e acontece da seguinte forma: assim que o paciente envia uma mensagem no WhatsApp da clínica, ele é direcionado para um fluxo de pré-atendimento, com perguntas padrões e respostas que podem ser personalizadas. 

Nesse fluxo, o paciente pode solicitar o agendamento, alteração ou cancelamento de consultas. Além disso, o chatbot oferece outras opções como informar o horário de atendimento e endereço da clínica, caso seja solicitado pelo paciente. 

Além disso, os agendamentos feitos pelo chatbot do Clínica nas Nuvens são integrados com a agenda online da clínica, mantendo a organização dos horários, realizando a atualização da agenda de forma automatizada e agilizando os processos.

WhatsApp como estratégia de comunicação com o paciente

O WhatsApp está entre os aplicativos mais utilizados no Brasil. De acordo com pesquisa da Accenture e divulgada pelo Exame, 83% dos consumidores brasileiros utilizam a ferramenta para comprar produtos e serviços. 

Nesse cenário, é importante entender como atingir o público-alvo por meio desse canal de comunicação. No caso de clínicas, oportunizar que o paciente obtenha respostas rápidas e precisas é uma estratégia fundamental para gerar aproximação e fidelização do público. 

De acordo com o CEO do Clínica nas Nuvens, André Forchesatto, a ferramenta chatbot para WhatsApp chegou justamente com esse intuito: melhorar a comunicação entre as clínicas e seus pacientes. 

“Em contato com nossos clientes, percebemos que existe uma certa dificuldade em oferecer retorno rápido a grande demanda de solicitações que chegam pelo WhatsApp. Muitas vezes, o paciente deseja apenas fazer um agendamento, mas precisa aguardar vários minutos para que alguém lhe dê um retorno. Com o chatbot, o paciente conseguirá realizar de forma mais rápida e autônoma esse tipo de ação, melhorando sua comunicação com a clínica”, pontua.

A ideia do chatbot é agilizar a comunicação por meio da automatização de perguntas, mas se o paciente realmente precisa falar com uma pessoa, a clínica pode ativar o recurso dentro do Clínica nas Nuvens e habilitar a conversa com um atendente humano. 

Chatbot para WhatsApp

Vantagens do Nuvem AI para clínicas

Entre as vantagens que o chatbot para WhatsApp do Clínica nas Nuvens oferece, está a redução de custos, economia de tempo, agilidade, disponibilidade 24 horas e muito mais.

Redução de custos na clínica

Utilizando o sistema de chatbot para WhatsApp, é possível diminuir os gastos com profissionais, pois automatiza o fluxo de agendamentos e transforma o atendimento em uma experiência mais prática.

Múltiplos atendimentos simultâneos

Com o recurso de chatbot, a clínica consegue atender mais pessoas ao mesmo tempo, pois não precisa de profissionais para isso.  Assim, independente do número de pacientes que entrarem em contato, todos serão atendidos imediatamente. 

Tudo concentrado em um único lugar

Ao utilizar o chatbot nativo do Clínica nas Nuvens, a gestão da clínica e a comunicação automatizada com o paciente ficam centralizadas em um único lugar, dentro do software, facilitando a rotina da equipe.  

Economia do tempo das secretárias

O Nuvem AI cumpre algumas tarefas que antes eram de responsabilidade da secretária, como agendar consultas e relembrar os pacientes dos horários agendados. 

Dessa forma, a equipe da clínica também ganha, pois as secretárias podem se concentrar no atendimento personalizado aos pacientes que chegam na recepção e desejam mais atenção. 

Mais liberdade para os pacientes

Com o Nuvem AI, os pacientes podem agendar consultas no dia e na hora que desejarem. Essa liberdade, ao utilizar o sistema de chatbot para WhatsApp, acaba sendo um diferencial para a clínica e para a experiência do usuário dos serviços. 

Central de agendamento sempre disponível

Utilizando o chatbot para WhatsApp, é possível ter uma verdadeira central de agendamentos trabalhando ininterruptamente. Assim, independente de quando o paciente chamar, o Nuvem AI estará pronto para atender da melhor forma possível. 

Mais agilidade e eficiência = maior lucratividade para a clínica

A ferramenta ajuda a reduzir o desgaste de responder mensagens o tempo todo, confirmar agendamentos e passar manualmente agendas para o sistema. Com o Nuvem AI, é possível aumentar a organização, padronização e diminuir o estresse da equipe de atendimento. 

Como ter acesso a essa funcionalidade? 

O Nuvem AI é uma funcionalidade essencial para clínicas e consultórios que possuem um grande fluxo de solicitação e possuem dificuldade em lidar com a quantidade de pacientes que entram em contato diariamente. 
Para ter acesso ao recurso, basta entrar em contato com um especialista e conhecer mais sobre o software de gestão e essa funcionalidade de atendimento automatizado.

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Ana Paula Dornelles

Ana Paula Dornelles

Redatora engajada na criação de conteúdos sobre tecnologia, mercado e gestão de clínicas. O foco é entregar informações e dicas relevantes, que auxiliem no dia a dia de profissionais da área da saúde.
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