O preenchimento das Guias SADT para clínicas (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico) é indispensável para seu bom funcionamento. Além de certificar a realização de exames e procedimentos, esse processo assegura o reembolso adequado dos serviços médicos, evita glosas e melhora a experiência dos pacientes.
Vamos detalhar como preencher essas guias de forma eficiente e destacar a importância desse processo no dia a dia da gestão de saúde.
O que são as Guias SADT?
A Guia SADT é um tipo de um registro obrigatório para a realização de serviços voltados ao diagnóstico e terapia de pacientes. Esses serviços podem incluir:
- Exames laboratoriais;
- Procedimentos de imagem, como tomografias ou ultrassons;
- Terapias, como fisioterapia ou sessões de fonoaudiologia.
Esses atendimentos podem ser financiados por diferentes fontes: convênios médicos, o Sistema Único de Saúde (SUS) ou pagamento particular. Assim, o preenchimento da guia SADT para clínicas é a ponte que conecta o atendimento ao devido faturamento.
Como funciona o preenchimento das Guias SADT nas clínicas?
1. Solicitação médica: O processo começa com o médico identificando a necessidade de exames ou tratamentos. A prescrição é o documento que valida a abertura de uma guia SADT.
2. Registro de dados no sistema: As informações do paciente, como dados pessoais e o CID (Classificação Internacional de Doenças), são registradas, assim como os detalhes do procedimento solicitado.
3. Autorização prévia:
- Convênios: Muitas operadoras exigem autorização para custear procedimentos, o que demanda o envio prévio da guia com os dados corretos.
- SUS: No caso do SUS, a autorização segue protocolos específicos definidos pelo sistema público de saúde.
- Pagamentos particulares: Nesse caso, o paciente costuma acertar o pagamento diretamente com a clínica.
4. Agendamento do procedimento: Após a autorização, o exame ou terapia é agendado. Esse passo é fundamental para otimizar o fluxo de atendimentos na clínica.
5. Realização do procedimento: Os serviços são executados conforme agendado, e os resultados são registrados para análise posterior e entrega ao paciente ou médico solicitante.
6. Faturamento e envio da guia: Com o procedimento concluído, a guia é finalizada e enviada para o convênio ou fonte financiadora, para possibilitar o reembolso. Aqui, um sistema de gestão integrado pode fazer toda a diferença para evitar erros e atrasos.
Dicas para um preenchimento de Guia SADT correto
Saber como preencher uma guia SADT corretamente vai determinar a eficiência do seu faturamento. A partir dos dados como código do procedimento, diagnóstico, data da realização e etc, a operadora vai avaliar a necessidade do procedimento e autorizar o pagamento.
Primeiro, é fundamental garantir que todos os dados do paciente estejam atualizados no sistema, como nome completo, CPF, número do cartão do plano de saúde e dados de contato. Qualquer inconsistência nesses detalhes pode levar à rejeição da guia.
Certifique-se de que o procedimento ou exame solicitado esteja de acordo com as normas da operadora de saúde. Alguns convênios exigem códigos específicos para diferentes procedimentos, e uma consulta ao manual da operadora pode evitar erros.
Outro cuidado importante é manter um checklist interno para o preenchimento das guias. Assim, a equipe pode revisar todas as informações antes de enviá-las.
Existem profissionais capacitados que conseguem lidar com particularidades de cada operadora. Mas mais do que isso, a tecnologia hoje em dia é capaz de padronizar e manter o contato com as operadoras em uma única interface, o que facilita o preenchimento e evita erros.
Além disso, sistemas de gestão clínica centralizam informações desde o agendamento até histórico clínico e pagamentos. Com isso, o preenchimento das guias SADT fica muito mais simples.
Tenha processos mais assertivos
Como vimos, as guias SADT são o elo entre diagnóstico, atendimento e faturamento. Investir em processos eficientes para seu preenchimento é uma estratégia que evita dores de cabeça e promove um ciclo financeiro saudável para a clínica.
O Clínica nas Nuvens, além de todas as funcionalidades para padronizar o atendimento e centralizar informações, tem uma ferramenta completa de controle financeiro.