Porque você precisa aprender a calcular o ROI da sua clínica ou do seu consultório médico

Porque você precisa aprender a calcular o ROI da sua clínica ou do seu consultório médico

Toda e qualquer empresa precisa saber quanto ganha e perde, ou seja, qual é o retorno financeiro a partir de um determinado investimento. Na área da saúde, também é válido saber como calcular o ROI.

Acompanhe o conteúdo a seguir para entender o que é, qual é a importância no ambiente da saúde, especificamente na clínica médica ou no consultório, e como calcular o ROI. Boa leitura!

O que é ROI?

Você sabe o que é ROI? Toda clínica ou consultório precisa de investimento para continuar funcionando. Além do dinheiro inicial, aplicado em estruturas e materiais, é preciso prever orçamento para outras ações, como contratação de funcionários e estratégias de marketing.

Para o negócio não fechar as portas em poucos meses, é essencial contar com um bom planejamento financeiro. Ter controle sobre os gastos e os ganhos da atividade pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do empreendimento.

Mais que criar ações, é preciso analisar constantemente os resultados. Para isso, é importante saber o que significa ROI (Return on Investment ou Retorno sobre Investimento). Essa métrica permite direcionamentos mais adequados, tomadas de decisões assertivas e, principalmente, lucrativas.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Entenda mais sobre o ROI 

O ROI é utilizado para medir os rendimentos obtidos com base na quantidade de recursos investidos. Na prática, o cálculo mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que aplicou. É uma métrica bastante antiga, conhecida, eficiente na gestão de empresas e utilizada no mundo todo.

Os resultados do cálculo do ROI permitem avaliar como os investimentos, principalmente da área de marketing, estão refletindo a clínica ou consultório médico. Eles também ajudam a identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas, ou seja, quando o gestor pode saber se ganhou ou perdeu com determinado investimento.

Qual é a importância do ROI para clínicas ou consultórios médicos?

Calcular o ROI corretamente em clínicas e consultórios médicos é uma forma simples de saber se o negócio e as estratégias adotadas estão surtindo efeito, se há resultados positivos para as tomadas de decisão ou se as coisas precisam ser revistas, diante de retornos negativos.

Incluindo o ROI no planejamento, os investimentos são mais precisos e produtivos. Os ganhos e as perdas no ambiente de trabalho também são melhor administrados, pois são controlados com muito mais eficiência.

A partir do momento em que sabe exatamente qual investimento dá melhores resultados e quais não estão surtindo o efeito desejado, você tem condição de decidir para qual lado voltar suas ações.

calcular o roi

Como calcular o ROI para sua clínica ou seu consultório

Agora, vamos para o que interessa: como calcular o ROI. Para calcular o ROI, você deve subtrair o ganho obtido a partir do investimento pelo investimento inicial e, em seguida, dividir o resultado pelo investimento inicial. A fórmula fica assim:

Como calcular o ROI: (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial. 

Se o ganho obtido na sua clínica foi de R$ 5.000,00, e o investimento inicial foi de R$ 1.000,00, o valor do ROI será: [(5.000,00 – 1.000,00) / 1.000,00] x 100 = 400. O ROI é medido em porcentagem. Para isso, basta multiplicar o resultado da conta por 100. No caso utilizado aqui, o retorno seria de 400%. 

Com esse simples exemplo, é possível perceber um valor positivo de 400%, o que indica que o ROI é lucrativo e, consequentemente, esse investimento não está dando prejuízo para a clínica ou o consultório.

Interpretando os resultados do ROI 

No exemplo acima, o resultado demonstra que o retorno obtido foi quatro vezes o valor do investimento inicial.

Para os resultados serem precisos, é importante que todos os custos, por menores que sejam, estejam inclusos no investimento inicial. Dessa forma, você consegue analisar o retorno de suas ações de maneira correta para decidir o que está ou não dando certo.

É importante lembrar que alguns fatores externos também podem influenciar os resultados de como calcular o ROI, como ações de concorrentes diretos. Portanto, a mensuração dificilmente será precisa. É necessário conhecer o mercado para interpretar os números.

Business Intelligence para clínicas

Assine nossa newsletter

Gostou do nosso conteúdo sobre o que é ROI e como calcular? Criamos este material para você, dono de clínica médica ou consultório, estar por dentro dessa relevante métrica para uma melhor administração do seu negócio.


Estamos sempre criando novos materiais para manter as pessoas informadas sobre estratégias para crescimento, ideias para ter mais sucesso e novas tecnologias sobre a área da saúde. Pedimos para que você assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos posts.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se