As paredes de clínicas não costumam ser motivo de preocupação na hora de planejar o ambiente de trabalho. Geralmente, gestores e médicos pensam mais nos equipamentos, no software de gestão, na contratação dos profissionais, no atendimento ao cliente, etc.
Porém, as paredes de clínicas devem ser vistas com outros olhos, já que compõem boa parte do espaço onde o paciente está, na entrada, na sala de espera ou no consultório. Veja mais sobre essa questão no texto que preparamos. Boa leitura!
Um ambiente receptivo
As paredes de clínicas fazem parte da construção de um ambiente receptivo para o cliente. Isso pede uma decoração que tenha conexão com o espaço de trabalho, atrativa, elegante e que desperte boas sensações.
Por isso, as paredes de clínicas influenciam a decoração e a identidade visual do espaço médico. É preciso pensar em todos os elementos que compõem o local, incluindo as cores, os elementos visuais e os papéis utilizados.
Para os pacientes se sentirem bem acolhidos, estando em um local agradável e que gere bem-estar, você precisa se preocupar com o papel de parede utilizado em cada local da clínica.
Muitos estabelecimentos utilizam o papel de parede e têm resultados incríveis. Além de prático, o elemento é esteticamente bonito quando usado adequadamente. Veja alguns tipos de papéis que separamos e saiba escolher o certo para o ambiente.
Escolha o tipo de papel de parede para a sua clínica
É claro que a arte e as cores inseridas na decoração de clínica são muito importantes, mas, antes disso, você precisa se atentar para o tipo de papel utilizado no seu negócio. Apresentamos as opções mais comuns abaixo.
O papel de parede tradicional
É um tipo de papel fabricado com celulose. Sendo assim, é mais indicado para locais com pouca umidade ou, melhor ainda, que estejam completamente secos. Esse tipo de papel de parede é muito sensível e não tem muita resistência. Por outro lado, a vantagem é a grande variedade de modelos e preços convenientes.
A utilização do TNT
Em alguns estabelecimentos, utiliza-se TNT (tecido não tecido) como opção para compor a ambientação. Esse material é extremamente resistente e pode ser aplicado em regiões mais úmidas.
Tem um aspecto plástico, mas é muito maleável e possibilita uma infinidade de desenhos para impressão. Outra vantagem é a limpeza, muito fácil de ser feita: basta um paninho e um pouco de detergente.
O TNT é uma ótima opção para paredes de clínicas. Com certeza, pode dar um charme nas salas, nas recepções e nos demais ambientes. Vale a pena conhecer melhor esse material e fazer um teste.
O papel vinílico como opção
O papel de parede vinílico é feito de PVC, um tipo de plástico. Altamente resistente, ele é ótimo para locais úmidos e tem boa durabilidade (podendo chegar até 12 anos). Também é muito fácil de limpar.
Outro diferencial é a resistência à luz e o fato de não desbotar. É um tipo de material muito versátil, podendo ser usado em banheiros e cozinhas. Para limpar, basta usar sabão e um pano úmido.
2. Qual papel de parede usar e como harmonizar com outros elementos da clínica
Avalie bem os espaços na sua clínica e decida que tipo de papel usar, observando as cores, as imagens, os elementos, etc. Veja algumas dicas sobre isso na sequência.
Dê preferência para cores mais neutras
Essa é uma dica para decoração de clínica. Quando você for escolher o papel de parede para sua clínica, opte por cores mais neutras e discretas, que não chamem muito a atenção.
As cores interferem no humor das pessoas, por isso, as mais pesadas, como vermelho, laranja, amarelo, preto e azul royal, por exemplo, podem deixar o ambiente carregado, sem gerar o bem-estar pretendido.
Obviamente, a melhor cor para a clínica é você quem irá decidir, mas lembre-se que as cores escolhidas devem estar de acordo com toda a identidade visual da sua marca para que não destoarem e provocarem uma bagunça visual no seu ambiente.
A cor para parede de clínica é algo muito importante e deve ser pensado com cautela!
Pense com carinho no papel de parede vinílico
Como já falamos, em vez de pintar parede, pense em utilizar papel. Entre os apresentados anteriormente, o vinílico é o mais recomendado para a sua clínica médica.
Com o vinílico, você tem um papel de parede de muita durabilidade, que suja pouco, é fácil de limpar e muito versátil, ideal para locais de intensa movimentação de pessoas.
Pense na decoração do banheiro
Muitos não dão importância para a decoração do banheiro, mas, por não possuir muitos objetos decorativos, esse ambiente pode ter grande destaque no papel de parede.
Como dica, utilize um papel de parede vinílico no seu banheiro, sempre mantendo as cores neutras, como já destacado, seguindo a identidade visual da sua clínica.
Conheça outros conteúdos e assine nossa newsletter
Gostou do nosso conteúdo? Estamos sempre trazendo novidades para todo o universo da saúde, assim como materiais relevantes e dicas para você ter a melhor clínica médica possível. Acompanhe nossos materiais no blog e assine nossa newsletter.
Você também pode gostar destes conteúdos: