Você já ouviu falar em telessaúde? Na era da informação digital, muitas coisas evoluíram para ampliar o bem-estar das pessoas. Um dos recursos mais interessante na área da saúde é justamente a saúde à distância, ou seja, a telessaúde.
Neste material, você vai entender o que é telessaúde, os protocolos, os campos de atuação e a diferença entre telessaúde e telemedicina. Acompanhe o texto e fique por dentro!
O que é telessaúde
Utilizar a internet para tirar dúvidas, conversar com médicos, psicólogos, terapeutas e demais especialistas parecia coisa de filme até pouco tempo atrás, mas já é realidade hoje.
É claro que não podemos dar à internet todo o mérito da criação da telessaúde. Muito antes da era digital, as pessoas já eram atendidas à distância, por telefone, por exemplo. Porém, com o avanço da tecnologia digital, tudo ficou mais acessível e facilitado.
De maneira bem simples, telessaúde é a possibilidade de um paciente ser atendido sem precisar se deslocar, tendo assistência médica por meio de uma chamada de vídeo, por exemplo, utilizando a tecnologia digital.
Obviamente, a expressão “telessaúde” é muito mais ampla que isso, pois compreende todas as áreas da saúde que possam atender aos pacientes por mecanismos tecnológicos e comunicação à distância.
Plataforma Telessaúde Brasil Redes
A plataforma Telessaúde Brasil Redes é uma iniciativa conjunta entre organizações privadas e públicas, com implicação do próprio Ministério da Saúde, para melhorar o atendimento das pessoas pelo SUS.
Uma das características é buscar apoio para quem vive em locais remotos e precisa de assistência. Essas pessoas seriam atendidas pela internet, utilizando o apoio do programa Telessaúde Brasil como mecanismo de interação entre médicos.
Protocolos da telessaúde
A telessaúde tem protocolos que são verdadeiros padrões a serem seguidos. Isso é importante para os atendimentos manterem uma organização pré-determinada, e os pacientes serem assistidos de forma adequada.
As medidas garantem que, mesmo à distância, as pessoas sejam atendidas seguindo as regras estabelecidas pela telessaúde. Independentemente de onde o profissional esteja, seguindo os protocolos da telessaúde, ele fará um trabalho correto.
Entre os protocolos instaurados pela telessaúde, está o de telerregulação. Entenda melhor o que é e para que serve ao conferir o texto na sequência.
Telerregulação
O protocolo de telerregulação enquadra-se em uma das áreas do programa Telessaúde Brasil Redes. Ele tem como missão “filtrar” as solicitações, fazendo com que cada demanda dos pacientes seja destinada para o especialista adequado.
A telerregulação tem um importante papel no que é conhecido como Atenção Primária em Saúde, pois reduz filas de espera, otimiza o tempo dos pacientes e promove mais agilidade no atendimento.
Campos de atuação da telessaúde
Tendo em vista que a telessaúde se desmembra para atender demandas específicas, é importante pontuar as áreas de atuação que fazem a diferença para os pacientes de todo o país.
É preciso salientar que a telerregulação também é considerada um dos campos de atuação da telessaúde. Portanto, além da telerregulação, destacamos mais 4 protocolos ou áreas que fazem parte do programa Telessaúde Brasil Redes.
Teleconsultoria
A teleconsultoria em telessaúde atua dando consultoria para as equipes do campo da saúde e tirando dúvidas sobre questões médicas, técnicas e outras especificidades da área.
Utilizando os mecanismos tecnológicos, fundamentais para a teleconsultoria, os profissionais de saúde recebem essa consultoria para saber sobre diagnósticos clínicos, procedimentos, exames e outras questões.
Telemonitoramento
Como o próprio nome já diz, o telemonitoramento tem a função de monitorar a saúde do paciente pelas tecnologias digitais, avaliando o quadro clínico em uma frequência de tempo.
O telemonitoramento presta um serviço elementar para o paciente à distância, coletando dados, orientando e direcionando os caminhos para a recuperação.
Telediagnóstico
Outra área importante da telessaúde é o telediagnóstico. Ele é destinado à troca de informações entre médico e paciente no que diz respeito à análise e à avaliação de exames, laudos e outros serviços.
Pelo telediagnóstico, o profissional diminui o tempo para ter e encaminhar o devido diagnóstico aos pacientes. Com ele, muitas pessoas que vivem em locais isolados também são atendidas.
Teleducação
A telessaúde também se ocupa do processo de ensino-aprendizagem na área da saúde. Com a teleducação, é possível disponibilizar mecanismos de aprendizagem para os profissionais da saúde.
O objetivo principal da teleducação é garantir a transmissão do conhecimento e da interatividade pelos meios digitais para as pessoas envolvidas nos mais diversos setores da saúde melhorarem a qualificação profissional.
Diferenças da telessaúde e da telemedicina
A diferença primordial entre telessaúde e telemedicina é que a telemedicina é uma espécie de categoria na telessaúde, visto que, telessaúde, é um conceito mais amplo, que engloba outras áreas da saúde.
De fato, a telemedicina surgiu antes, lá por volta de 1970, nos EUA, para tratar pessoas que viviam no campo e não tinham condição de se deslocar para os centros de saúde.
No entanto, mesmo surgindo depois, por volta dos anos 2000, a telessaúde cobre todas as áreas que dizem respeito à saúde, promovendo eventos, conferências, capacitações profissionais e outras ações diversas.
Enquanto isso, a telemedicina está focada no atendimento médico, exclusivamente. Ela busca promover os cuidados com os pacientes pelas consultas à distância, por exemplo.
Receba novos conteúdos no seu e-mail
Gostou do nosso conteúdo? Então, comente e compartilhe. Você também pode assinar nossa newsletter para receber as informações sobre novas postagens na área da saúde no seu e-mail. Sempre atualizamos nosso blog!