Administrar uma clínica é uma tarefa desafiadora e demanda atenção para a regularidade do estabelecimento. Saber o que é CNES é essencial para você, que gerencia um empreendimento em saúde. Esse cadastro junto ao Ministério da Saúde possibilita realizar algumas ações importantes, que vamos explicar mais adiante, e também permite manter a empresa de saúde regular.
Neste conteúdo especial, vamos explicar o que é CNES e também mostrar quais são os principais passos para fazer o procedimento. Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto!
O que é CNES?
CNES é a sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, representando um registro para as instituições privadas e públicas que prestam serviços de saúde. Esse registro foi normatizado pela Portaria MS/SAS número 511 de 29 de dezembro de 2000.
O cadastro tem o objetivo de auxiliar no mapeamento da rede assistencial do país. É uma ferramenta que contribui para que os gestores de saúde possam tomar decisões com mais facilidade. Ele fornece dados para o planejamento estratégico, o monitoramento e o controle das instituições de saúde.
Outras finalidades importantes do CNES são automação de processos, embasamento do planejamento e realização da integração da rede assistencial do país. O cadastro também fornece informações valiosas para pacientes, que podem conferir a regularidade das instituições que frequentam.
Os estabelecimentos que precisam do CNES são clínicas, consultórios, policlínicas, hospitais, ambulatórios, serviços de fisioterapia e os ambulatórios que ficam dentro de empresas.
Qual a importância de fazer o CNES?
Fazer o CNES é muito importante para manter a regularidade do estabelecimento. O registro é obrigatório, sendo necessário para a instituição ser legalizada. Ele é exigido para a realização de parcerias e contratos, ou seja, para receber repasses e pagamentos do SUS e dos planos de saúde, o número gerado no registro é demandado na assinatura de contrato.
É importante lembrar que é preciso atualizar sempre o cadastro. No CNES, você coloca informações do corpo de profissionais que trabalham no local e indica também os tipos de serviços prestados, as instalações e os equipamentos disponíveis. Assim, qualquer modificação na empresa de saúde deve ser notificada para as autoridades por meio do sistema informatizado.
Como realizar o cadastro?
Para realizar o cadastro, é necessário procurar o órgão gestor de saúde municipal ou estadual, como a secretaria de saúde da cidade. A entrada no pedido demanda que a instituição esteja regularizada junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e com o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura.
O CNES deve ser completado e entregue em 2 vias. Ele contém 15 fichas para serem preenchidas. Após conseguir as autorizações, você deve realizar o cadastro no site do CNES.
O Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde é uma importante ferramenta para gestores e pacientes. O recurso é necessário para a legalização da empresa de saúde, fornecendo dados para o planejamento e o desenvolvimento de soluções na área. O CNES permite mapear a rede e estruturar políticas para o atendimento adequado da população.
Com ele, sua empresa de saúde fica regulamentada e pode prosseguir nas atividades com sucesso. Isso facilitará as operações junto a planos de saúde e gerará efeitos positivos em longo prazo.
E então? Gostou de aprender sobre o que é CNES? Confira também o nosso conteúdo especial sobre gestão em saúde!
