Médico pode postar antes e depois nas redes sociais? 

Médico pode postar antes e depois nas redes sociais? 

Nada mais satisfatório no setor da saúde do que ver e compartilhar os resultados positivos do seu trabalho. Para além de visualizar os benefícios do tratamento, existe a vontade de promover os serviços realizados na clínica. Mas afinal, médico pode postar antes e depois? 

A área médica é um ramo que tem como base a ética e a responsabilidade, por essa razão, questões como divulgação de imagens sempre foi um tópico importante.  Por isso criamos este artigo para responder a dúvida se médico pode postar antes e depois e explicar a melhor forma de adequar a prática médica com a criação de imagens.  

Quer saber mais sobre o que pode ser aplicado na sua clínica? Continue a leitura! 

Pesquisa de satisfação para clínicas

Afinal, médico pode postar antes e depois? 

Médico pode postar antes e depois? De forma bem direta, a resposta é sim!  Mas vamos entender melhor cada ponto. 

Juridicamente, a resolução n.1974 de 2011, dizia: 

“é vedado ao médico expor a figura do paciente para divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, mesmo com autorização do paciente.” 

Mas recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma regulamentação que permite aos profissionais de saúde uma maior liberdade na divulgação de seus serviços. 

Foram três anos dedicados a elaborar as diretrizes que só passaram a valer em 11 de março de 2024. Um marco importante no campo da publicidade médica e uma oportunidade única para as clínicas médicas se destacarem.   

O que o médico pode postar?  

Afinal, o que o médico pode postar? Entre as novas permissões estão a publicação de fotos de “antes e depois”, explicações sobre tratamentos, a divulgação de valores cobrados por consultas e até mesmo mostrar o dia a dia de trabalho. Mas atenção: desde que não revelem a identidade dos pacientes nem realizem promoções de empresas ou marcas específicas. 

O médico pode postar antes e depois do paciente e até adotar uma abordagem mais atrativa, semelhante à utilizada por influenciadores digitais, mas deve manter sua natureza informativa e educativa. Além disso, os médicos devem incluir em suas publicações nome e número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM). 

Existem outros pontos descriminados na resolução que devem ser considerados, mas este já é um excelente passo que acompanha o crescimento das redes sociais nos mais variados tipos de serviços.

marketing médico

O que não pode na publicidade médica? 

Apesar da nova resolução, algumas regulamentações sobre publicidade médica ainda permanecem válidas. Veja o que não pode na publicidade médica

  • Fazer promessas de resultados garantidos ou milagrosos; 
  • Usar testemunhos de pacientes que possam ser interpretados como garantia de sucesso; 
  • Utilizar linguagem sensacionalista, exagerada ou enganosa; 
  • Divulgar informações médicas confidenciais; 
  • Fazer comparação de forma desleal com outros profissionais ou serviços médicos; 
  • Fazer publicidade direcionada a menores de idade; 
  • Usar imagens manipuladas ou não representativas da realidade; 
  • Promover tratamentos não comprovados cientificamente ou não aprovados pelas autoridades regulatórias competentes; 
  • Desrespeitar as normas éticas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina e outras autoridades reguladoras. 

Na hora que o médico postar antes e depois, para estar em conformidade com as normas do Conselho Federal de Medicina, é importante conferir todas as regras antes de qualquer tipo de publicação. 

Antes e depois eficiente e com responsabilidade 

Por mais importante e interessante que seja a divulgação do antes e depois médico, muitas vezes a rotina corrida e outras responsabilidades acabam impossibilitando que seja feito com eficiência e qualidade. Isso seria diferente se pudessem ser utilizadas de forma útil e benéfica para médicos e pacientes. 

Com a nova funcionalidade do Clínica nas Nuvens, o Editor e Comparador de Imagens, direto no prontuário eletrônico, clínicas e profissionais de saúde podem agora abordar essa questão de forma mais responsável e eficaz. 

Com funcionalidades como: 

  • Comparação de imagens lado a lado; 
  • Edição e marcação de pontos; 
  • Criação de escalas de imagens; 
  • Manutenção de histórico de evolução com imagens; 
  • E com a possibilidade de criar propostas de orçamento durante a demonstração. 

Além de facilitar para o médico postar antes e depois, a nova ferramenta melhora o acompanhamento do paciente e abre oportunidades para uma divulgação ética e informativa. Solicite uma demonstração e conheça na prática os novos recursos do prontuário do Clínica nas Nuvens. 

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se