Nada mais satisfatório no setor da saúde do que ver e compartilhar os resultados positivos do seu trabalho. Para além de visualizar os benefícios do tratamento, existe a vontade de promover os serviços realizados na clínica. Mas afinal, médico pode postar antes e depois?
A área médica é um ramo que tem como base a ética e a responsabilidade, por essa razão, questões como divulgação de imagens sempre foi um tópico importante. Por isso criamos este artigo para responder a dúvida se médico pode postar antes e depois e explicar a melhor forma de adequar a prática médica com a criação de imagens.
Quer saber mais sobre o que pode ser aplicado na sua clínica? Continue a leitura!
Afinal, médico pode postar antes e depois?
Médico pode postar antes e depois? De forma bem direta, a resposta é sim! Mas vamos entender melhor cada ponto.
Juridicamente, a resolução n.1974 de 2011, dizia:
“é vedado ao médico expor a figura do paciente para divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, mesmo com autorização do paciente.”
Mas recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma regulamentação que permite aos profissionais de saúde uma maior liberdade na divulgação de seus serviços.
Foram três anos dedicados a elaborar as diretrizes que só passaram a valer em 11 de março de 2024. Um marco importante no campo da publicidade médica e uma oportunidade única para as clínicas médicas se destacarem.
O que o médico pode postar?
Afinal, o que o médico pode postar? Entre as novas permissões estão a publicação de fotos de “antes e depois”, explicações sobre tratamentos, a divulgação de valores cobrados por consultas e até mesmo mostrar o dia a dia de trabalho. Mas atenção: desde que não revelem a identidade dos pacientes nem realizem promoções de empresas ou marcas específicas.
O médico pode postar antes e depois do paciente e até adotar uma abordagem mais atrativa, semelhante à utilizada por influenciadores digitais, mas deve manter sua natureza informativa e educativa. Além disso, os médicos devem incluir em suas publicações nome e número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Existem outros pontos descriminados na resolução que devem ser considerados, mas este já é um excelente passo que acompanha o crescimento das redes sociais nos mais variados tipos de serviços.
O que não pode na publicidade médica?
Apesar da nova resolução, algumas regulamentações sobre publicidade médica ainda permanecem válidas. Veja o que não pode na publicidade médica:
- Fazer promessas de resultados garantidos ou milagrosos;
- Usar testemunhos de pacientes que possam ser interpretados como garantia de sucesso;
- Utilizar linguagem sensacionalista, exagerada ou enganosa;
- Divulgar informações médicas confidenciais;
- Fazer comparação de forma desleal com outros profissionais ou serviços médicos;
- Fazer publicidade direcionada a menores de idade;
- Usar imagens manipuladas ou não representativas da realidade;
- Promover tratamentos não comprovados cientificamente ou não aprovados pelas autoridades regulatórias competentes;
- Desrespeitar as normas éticas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina e outras autoridades reguladoras.
Na hora que o médico postar antes e depois, para estar em conformidade com as normas do Conselho Federal de Medicina, é importante conferir todas as regras antes de qualquer tipo de publicação.
Antes e depois eficiente e com responsabilidade
Por mais importante e interessante que seja a divulgação do antes e depois médico, muitas vezes a rotina corrida e outras responsabilidades acabam impossibilitando que seja feito com eficiência e qualidade. Isso seria diferente se pudessem ser utilizadas de forma útil e benéfica para médicos e pacientes.
Com a nova funcionalidade do Clínica nas Nuvens, o Editor e Comparador de Imagens, direto no prontuário eletrônico, clínicas e profissionais de saúde podem agora abordar essa questão de forma mais responsável e eficaz.
Com funcionalidades como:
- Comparação de imagens lado a lado;
- Edição e marcação de pontos;
- Criação de escalas de imagens;
- Manutenção de histórico de evolução com imagens;
- E com a possibilidade de criar propostas de orçamento durante a demonstração.
Além de facilitar para o médico postar antes e depois, a nova ferramenta melhora o acompanhamento do paciente e abre oportunidades para uma divulgação ética e informativa. Solicite uma demonstração e conheça na prática os novos recursos do prontuário do Clínica nas Nuvens.