O que é margem EBITDA e a importância do cálculo para a clínica

O que é margem EBITDA e a importância do cálculo para a clínica

Todo mundo que lida com a gestão financeira em clínicas sabe que cuidar das contas requer intimidade com várias nomenclaturas, que representam índices financeiros e ferramentas de gestão. Por isso a importância de entender o que é margem EBITDA.

Pensando nisso, criamos este conteúdo que vai te ajudar a compreender qual é a utilidade da margem EBITDA em clínicas e consultórios, como fazer o cálculo, se é de fato importante para os negócios e muitas outras questões. Aprenda mais sobre este assunto e acabe com suas dúvidas. Boa leitura!

fluxo de caixa

O que é EBITDA e qual a diferença para margem EBITDA?

A sigla “EBITDA” significa “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization” (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, em português).

Enquanto o EBITDA é um valor absoluto que mede o lucro operacional bruto da empresa, a margem EBITDA é uma medida relativa que expressa esse lucro em relação à receita da empresa. 

Sendo assim, o EBITDA é o valor absoluto do lucro operacional antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização, enquanto a margem EBITDA é a proporção desse lucro em relação à receita líquida da empresa, expressa em porcentagem.

Assim, margem EBITDA nada mais é do que um dos indicadores financeiros e de desempenho do negócio. Com ele, é possível descobrir quanto as atividades operacionais da clínica ou consultório estão gerando para o caixa da empresa.

Porque é importante entender a margem EBITDA?

A margem EBITDA é uma medida útil porque permite que os investidores e analistas comparem a rentabilidade operacional de diferentes empresas, independentemente de suas estruturas de capital, taxas de impostos ou políticas de depreciação. 

Ela é especialmente relevante em setores onde as despesas com juros, impostos e depreciação podem variar significativamente entre as empresas. Uma margem EBITDA mais alta geralmente indica uma maior rentabilidade operacional da empresa, enquanto uma margem EBITDA mais baixa pode sugerir que a empresa enfrenta desafios em suas operações principais. 

No entanto, é importante observar que a margem EBITDA não leva em consideração outros fatores importantes, como o fluxo de caixa, a dívida da empresa e os investimentos em ativos fixos.

Qual a diferença entre EBITDA, EBIT e EBITDA Ajustado?

Agora que você já sabe o que é margem EBITDA, e antes de aprender como calcular, vamos entender alguns outros termos semelhantes e saber qual a diferença entre eles.

Enquanto o EBITDA (ou LAJIDA) refere-se a “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”, como citado anteriormente, o EBIT apresenta uma pequena diferença. 

EBIT se diferencia apenas pela exclusão da “depreciação” e “amortização”. Ou seja, significa “Earning Before Interest and Taxes” (Lucros Antes de Juros e Tributos). Desta forma, o EBIT representa o verdadeiro lucro contábil da empresa. Já o EBITDA refere-se aos resultados que refletem diretamente no caixa.

Por fim, o EBITDA ajustado nada mais é do que o EBITDA adequado à realidade e às particularidades da empresa. Uma mesma empresa pode até ter EBITDAs ajustados para cada setor, caso decida segmentar o cálculo dessa forma.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Como calcular a margem EBITDA?

Partindo dos elementos centrais do indicador, temos os componentes do cálculo que será feito. As informações das empresas necessárias para o cálculo vão constar na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

Caso não saiba onde encontrar esse relatório, peça ajuda ao responsável pela contabilidade da clínica. Mas, como calcular a margem EBITDA? A partir dos dados da DRE, será possível obter a margem EBITDA, fazendo o seguinte cálculo: EBITDA = lucro operacional líquido + depreciações + amortizações.

  • O valor do lucro líquido deverá ser somado aos tributos, imposto de renda e contribuição;
  • Qualquer valor positivo que não interfira no caixa deverá ser subtraído;
  • O primeiro resultado é o EBIT, ou seja, indica lucros sem tributação;
  • EBIT = receita líquida de vendas – custos dos produtos vendidos – despesas operacionais;
  • Com o valor do EBIT, soma-se a depreciação e a amortização constantes na DRE;
  • Esse resultado deverá ser dividido pela receita líquida e, então, multiplicado por 100, para que se transforme em um valor percentual (%): esse é o resultado final, ou seja, a margem EBITDA da empresa para o exercício em questão.

Resultados possíveis

O valor da margem EBITDA será menor que 1, pois é virtualmente impossível que um negócio gere lucro maior que a receita do mesmo período. Pode acontecer de o resultado do cálculo do EBITDA ser um valor negativo, o que significa que a empresa está operando no prejuízo e, sendo assim, a dica é melhorar sua gestão.

Como adotar a margem EBITDA em clínicas e consultórios?

A margem EBITDA é um cálculo financeiro que pode ser feito para avaliar o desempenho de qualquer tipo de negócio. Agora que você já entende como calcular, é importante saber como usar a margem EBITDA em clínicas ou consultórios. Então, vamos a um exemplo:

Um gestor de uma clínica utiliza a DRE para calcular a margem EBITDA e identifica que, desde o último exercício, houve queda na margem de mais de 20%. A partir dessa comparação, é hora de pensar:

  • Quais foram as mudanças na operação da empresa que causaram uma queda no índice? 
  • Por quais motivos o mesmo rendimento está menos lucrativo?
  • Nossas margens de cobrança estão de acordo com o mercado e a nossa proposta de valor? 
  • Existe algum setor ou serviço que está contribuindo diretamente para essa baixa? 
  • Como posso mudar esse índice e tornar os serviços mais lucrativos? 

Para o professor de contabilidade, Ariovaldo dos Santos, da Universidade de São Paulo: “O EBITDA mostra o potencial de geração de caixa de um negócio, pois indica quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais.”

Trace um plano de melhorias

Por isso, diante desses dados e das perguntas acima relacionadas, o gestor da clínica tem informações preciosas em mãos para traçar um plano de melhorias para alavancar o caixa da empresa. 

Com base nas informações obtidas, pode-se decidir pela redução de custos, por reajuste de valores das consultas ou outras adaptações operacionais para recuperar a margem anterior. 

Isso pode gerar a necessidade de mudanças na expectativa da clínica, que precisará ampliar a agenda de atendimentos, pois o mercado mudou e a lucratividade diminuiu.

software médico com financeiro

As vantagens e desvantagens da margem EBITDA como indicador

Todos sabemos que não existe fórmula mágica para gerir uma empresa e levá-la ao sucesso, por isso, apesar do EBITDA definitivamente ser um ótimo indicador, sempre vale a pena estar atento para as vantagens e desvantagens que cada KPI (Key Performance Indicator) apresenta.

Vantagens do EBITDA

  • É um indicador financeiro internacional, o que pode facilitar a comunicação com outros setores ou investidores, dependendo da dinâmica organizacional da sua clínica ou empresa da saúde;
  • Pode ser calculado a partir de cada setor, criando um cenário de competitividade;
  • Quando acompanhado periodicamente, a evolução do EBITDA indica a capacidade de crescimento e eficiência da empresa;
  • Para realizar investimentos, esse indicador financeiro apresenta o real poder operacional da empresa, o que é essencial na hora de investir;
  • Desconsidera aspectos financeiros não recorrentes, focando apenas no operacional.

Desvantagens do EBITDA

  • Às vezes, uma empresa pode apresentar um EBITDA positivo, mas ter prejuízos líquidos;
  • Quando a empresa investe em ativos financeiros, a margem não refletirá esse cálculo, pois esse indicativo não é levado em conta;
  • Se todas as decisões foram baseadas apenas nesse cálculo, muitas possibilidades de alavancagem do caixa acabam ficando de fora;
  • O EBITDA não considera a liquidez. 

Dito isso, podemos perceber que o EBITDA é um ótimo indicador de desempenho, mas não deve ser usado como a única fonte de dados para a tomada de decisões estratégicas para sua clínica ou consultório.

Cuidar da gestão de clínicas requer atenção para assegurar a rentabilidade do negócio. Usar indicadores financeiros como a margem EBITDA ajuda no processo de tomada de decisão, uma vez que adota critérios objetivos e números reais da empresa para refletir sobre o desempenho.

Como a tecnologia pode ajudar na análise de indicadores financeiros como o EBITDA?

Hoje, clínicas e consultórios já podem contar com ferramentas tecnológicas na hora de monitorar indicadores financeiros como o EBITDA, facilitando ainda mais a gestão e evitando falhas. E quem lida com índices financeiros com frequência sabe que cometer enganos, por menores que sejam, pode comprometer a empresa.

O Clínica nas Nuvens é um software para clínicas que conta com a ferramenta Business Intelligence (BI), que permite analisar indicadores e definir estratégias para serem colocadas em prática, visualizando o cenário e os resultados a curto, médio e longo prazo. 

Com o BI, também é possível criar relatórios completos com foco no crescimento do negócio. Alguns indicadores que podem ser analisados são: indicadores de faturamento, de ticket médio, cruzamento de contas a pagar e receber, inadimplências, etc.

Business Intelligence para clínicas

Conheça melhor o BI do Clínica nas Nuvens

Ficou interessado em conhecer o BI do Clínica nas Nuvens? Então peça agora mesmo uma demonstração gratuita desta ótima funcionalidade e transforme o dia a dia na sua clínica médica. 

Além disso, com o nosso sistema para gestão de clínicas, você também encontra outros recursos como controle de caixa, gestão de contas a pagar e receber, controle de repasses e comissões, entre outras inúmeras soluções para o seu negócio.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se