Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

O que é margem EBITDA? Entenda!

O que é margem EBITDA? Entenda!

Cuidar das finanças de clínicas e consultórios requer intimidade com várias nomenclaturas, que representam índices financeiros e ferramentas de gestão. Uma delas é a margem EBITDA. A sigla vem do inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que pode ser traduzida para lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortizações.

Mas, afinal de contas, qual é a utilidade da margem EBITDA em clínicas e consultórios? Como fazer o cálculo? Aprenda a seguir!

Para que serve a margem EBITDA?

A margem EBITDA é um indicador de saúde financeira e desempenho do negócio. O resultado do cálculo consegue indicar se os ativos dele estão gerando caixa para a empresa. Ela serve para mostrar a lucratividade de um negócio em um determinado período, sendo importante também para identificar quando a operação está sendo realizada com prejuízos.

Como calcular a margem EBITDA?

Se fôssemos aplicar a tradução também à sigla, teríamos LAJIDA. Partindo dos elementos centrais do indicador, temos os componentes do cálculo que será feito. As informações das empresas necessárias para o cálculo vão constar da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Caso não saiba onde encontrar esse relatório, peça ajuda ao responsável pela contabilidade da empresa.

A partir dos dados da DRE, será possível obter a margem EBITDA fazendo o seguinte cálculo:

  • o valor do lucro líquido deverá ser somado aos tributos, imposto de renda e contribuição;
  • qualquer valor positivo que não interfira no caixa deverá ser subtraído;
  • o primeiro resultado é o EBIT, ou seja, indica lucros sem tributação;
  • com o valor do EBIT, soma-se a depreciação e a amortização constantes na DRE;
  • esse resultado deverá ser dividido pela receita líquida e, então, multiplicado por 100, para que se transforme em um valor percentual (%): essa é a margem EBITDA da empresa para o exercício em questão.

O valor da margem EBITDA será menor que 1, pois é virtualmente impossível que um negócio gere um lucro maior que a receita do mesmo período. Pode acontecer de o resultado ser um valor negativo, quando a empresa está operando no prejuízo.

Como adotar a margem EBITDA em clínicas e consultórios?

Agora que você já entende como calcular a margem EBITDA, é importante saber como usar na prática, certo? Então, vamos a um exemplo.

Um gestor de uma clínica utiliza a DRE para calcular a margem EBITDA e identifica que, desde o último exercício, houve queda na margem de mais de 20%. A partir dessa comparação é hora de pensar: quais foram as mudanças na operação da empresa que causaram uma queda no índice? Por quais motivos o mesmo rendimento está menos lucrativo?

Você também pode gostar desses conteúdos:

 

Com base nas informações obtidas, pode se decidir pela redução de custos, por reajuste de valores das consultas ou outras adaptações operacionais para recuperar a margem anterior. Isso pode ocasionar a necessidade de mudanças na expectativa da clínica, que precisará ampliar a agenda de atendimentos, pois o mercado mudou e a lucratividade diminuiu.

Cuidar da gestão de clínicas e consultórios requer atenção a muitos elementos para assegurar a rentabilidade do negócio. Usar indicadores como a margem EBITDA ajuda no processo de tomada de decisão, uma vez que adota critérios objetivos e números reais da empresa para refletir sobre o desempenho.

Qual sua experiência na gestão de clínicas e consultórios? O acompanhamento das finanças é difícil para você? Deixe um comentário abaixo e divida suas ideias conosco!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.