Livro-caixa para clínica: o que é e como fazer

Livro-caixa para clínica: o que é e como fazer 

Todo gestor de clínicas ou médico autônomo sabe a importância do controle financeiro. Entre os elementos fundamentais da gestão, está o livro-caixa para clínica. 

O livro-caixa é uma ferramenta extremamente útil para fornecer e controlar informações financeiras, além de servir de meios para elaboração de relatórios gerenciais.  

Você já conhece este recurso e como ele pode beneficiar sua clínica? Neste texto vamos explorar esse tema em detalhes para demonstrar os benefícios e como ele dever ser elaborado. Confira!

fluxo de caixa para clínica

O que é um livro-caixa para clínicas? 

O livro-caixa para clínicas é uma ferramenta que auxilia médicos e gestores na gestão financeira do empreendimento através do controle de receitas e despesas.

Para uma clínica médica, significa anotar todos os recebimentos (como pagamentos de consultas, exames, tratamentos, etc.) e todos os gastos (como salários, compras de materiais, contas de energia, aluguel, etc.).  

Todas as movimentações referentes a despesas e receitas devem ser registradas, independentemente dos meios de pagamentos como boleto, pix ou cartão.  

O livro-caixa é obrigatório para clínicas enquadradas no regime tributário Simples Nacional. Para as que não são enquadradas neste regime, ele auxilia na escrituração contábil de modo geral. 

Qual a diferença entre fluxo de caixa e livro-caixa?

Apesar de muitas vezes serem confundidos, o fluxo de caixa e o livro-caixa têm funções distintas. O livro-caixa é um registro apenas de receitas e despesas da clínica. Já o fluxo de caixa considera outras movimentações como investimentos e empréstimos. 

O principal objetivo do livro-caixa é manter um registro fiel e organizado de todas as movimentações financeiras do dia a dia. Serve como base para a contabilidade, e como mencionamos, facilita a prestação de contas e o cumprimento de obrigações fiscais. 

Já o objetivo do fluxo de caixa é prever a liquidez da clínica, ajudando a planejar e assegurar que a clínica tenha dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações financeiras futuras. É uma ferramenta estratégica de planejamento e gestão financeira.  

Ambos têm importâncias diferentes e funcionam bem se utilizados da forma correta. Mas o que pode colocar no livro caixa? 

Como deve ser feita a escrituração do livro-caixa

A escrituração do livro-caixa é uma prática essencial para a gestão financeira de uma clínica, garantindo que todas as transações sejam devidamente registradas e organizadas. Nele, existem alguns procedimentos importantes para garantir que a ferramenta cumpra com seu objetivo. 

O termo de abertura deve conter a finalidade do documento e dados da empresa, como o nome e CNPJ. É essencial apontar o número de páginas e a data para seguir os padrões requisitados pelas autoridades fiscais. 

Já nas folhas de escrituração propriamente ditas, é onde vão entrar as informações sobre as transações correspondentes à entrada e saída de valores, preenchidas, conforme explicaremos abaixo. 

E o termo de encerramento, que nada mais é do que a última folha do caderno, deve finalizar com os mesmos dados do início, data de encerramento e assinatura do responsável.

gestão financeira para clínica

Como preencher corretamente o livro-caixa da clínica? 

Uma ferramenta tão importante quanto o livro-caixa para clínica só é efetiva se preenchida corretamente. Então uma das dúvidas mais frequentes é saber qual informação não pode faltar no livro-caixa da clínica?

Primeiro de tudo, é importante registrar todas as entradas e saídas diariamente para evitar esquecimentos e garantir precisão nos registros. As informações de registro, devem ser tudo que envolve determinada atividade financeira, por exemplo: 

  • Data: O dia em que a transação foi realizada. 
  • Descrição: Detalhamento da transação (ex: consulta médica, compra de materiais, pagamento de funcionários). 
  • Valor: Quanto foi envolvido na transação. 
  • Forma de Pagamento: Dinheiro, cartão de crédito, transferência bancária, etc. 
  • Categoria: Classifique a transação como receita ou despesa e especifique a categoria (ex.: receita de consultas, despesa com insumos médicos). 

É importante se certificar de que todos os responsáveis pelo registro de transações estejam bem treinados e entendam a importância de manter o livro-caixa atualizado. Outra dica importante também, são revisões semanais e mensais para garantir que todos os registros estejam corretos. 

Como a tecnologia ajuda no controle financeiro 

Cuidar do controle financeiro da clínica é imprescindível para qualquer negócio se manter saudável. E a adoção de um sistema de gestão para clínicas é uma das maneiras mais eficazes de utilizar a tecnologia para melhorar o controle financeiro de uma clínica. 

Um sistema de gestão automatiza o registro de entradas e saídas financeiras, o que ajuda na redução de erros humanos e economiza tempo. Todas as transações são registradas em tempo real, e assim os dados ficam sempre atualizados. 

Como um software médico como este, que centraliza as informações, é possível gerar relatórios financeiros com o objetivo de entender como anda o desempenho da clínica.  

Um software médico como o Clínica nas Nuvens, é o que toda clínica que deseja ter receita e despesas acessíveis de forma transparente e organizada precisa ter. Conheça melhor as funcionalidades solicitando uma demonstração gratuita!

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Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
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