Influenciadores de estética: como utilizar esta estratégia 

Influenciadores de estética: como utilizar esta estratégia 

Com o Brasil sendo o 3º país que mais utiliza redes sociais no mundo, o marketing de influência se tornou essencial para determinados públicos. No segmento da beleza, é comum encontrar diversos influenciadores de estética capazes de ajudar empresas a ganharem popularidade orgânica e relevância. 

O levantamento da Comscore, empresa que avalia mídia e plataformas, mostrou que são 131.506 milhões de contas ativas nas redes sociais. Esse boom de usuários mudou a forma como as empresas de produtos e serviços devem se comunicar com seus consumidores. 

No texto de hoje, vamos mostrar que criar parcerias com influencers pode ser uma estratégia ideal para atrair novos clientes e aumentar a visibilidade da sua clínica de estética. Confira! 

Qual o impacto de influenciadores de estética no mercado 

Os influenciadores de estética são verdadeiros formadores de opinião quando se trata do que é, e o que não é de qualidade dentro do segmento. Influencers têm a capacidade de alcançar grandes audiências de maneira autêntica e específica, o que é particularmente eficaz na divulgação de tratamentos de beleza e cuidados pessoais. 

Antes de começar a promover as marcas, esses profissionais já estão inseridos em um nicho específico. Além disso, estabelecem uma relação de confiança com seu público. 

Todos os seguidores e até mesmo pessoas que não os seguem e são impactados com seus conteúdos, podem considerar sua opinião antes de aderirem a um produto ou serviço. De acordo com o Opinion Box, 71% dos usuários do Instagram seguem influenciadores digitais e cerca de 58% deles já realizaram compras com base em suas indicações.  

Por isso, diversas clínicas de estética já utilizam o marketing de influência como uma das principais formas de atingi o público-alvo e divulgar seus serviços. 

teleconsulta na estética avançada

Por que investir em marketing de influência para estética 

O marketing de influência já é uma realidade entre as principais ações de divulgação para clínicas e demais empresas de estética. Entre os principais motivos para se investir no modelo, está a autenticidade e confiança que os influencers podem transmitir. 

Quando um influencer de estética fala bem da sua clínica, os seguidores tendem a ver essas recomendações como genuínas, o que aumenta a probabilidade de escolherem seus serviços. 

Ao colaborar com eles, sua clínica pode alcançar um público muito mais amplo do que através de métodos de marketing tradicionais. Essa exposição adicional pode resultar em um aumento considerável no reconhecimento da marca. 

Com a escolha certa de influencers, você pode segmentar seu público de maneira mais eficaz. Por exemplo, se sua clínica se especializa em tratamentos faciais, trabalhar com um influencer focado em cuidados com a pele pode ser mais eficaz do que um influencer genérico. Assim fica mais fácil garantir que sua mensagem chegue a pessoas que realmente têm interesse nos serviços que você oferece. 

Como escolher influenciadores para clínica de estética 

Caso já esteja determinado trabalhar com marketing de influência, deve saber que não basta procurar os maiores influenciadores de beleza do Brasil. Você deve considerar fatores como: 

Relevância: o conteúdo do influenciador deve ser importante e de valor para seu público-alvo. É importante escolher aquele que além de ter propriedade para abordar a temática, que esteja também alinhada com os seus serviços. 

Engajamento: o número de seguidores é importante, mas o nível de engajamento é ainda mais. Avalie as interações que o público tem com o influenciador de estética, seja em forma de reações ou comentários. É a troca com a audiência que vai mostrar como o influenciador constrói suas relações. 

Autenticidade: é muito importante que sua marca seja atrelada a um influenciador que atue de forma genuína e honesta. Aqueles que parecem promover qualquer coisa que lhes seja oferecida podem não ter a mesma credibilidade com seus seguidores, fora o risco de se prejudicar ao invés de extrair os benefícios da parceria. 

Perfil: Nem sempre os que mais tem seguidores vão ser os influenciadores perfeitos. Você precisa entender para qual nível socioeconômico os conteúdos são direcionados, por exemplo. Esse fator vai determinar o acordo que você vai prestar com o influenciador em termos de retorno financeiro. 

Como estruturar estratégias de marketing de influência em estética 

Determine o objetivo da ação 

Você quer aumentar o número de consultas, melhorar a visibilidade da marca ou promover um novo tratamento? Estes pontos vão te ajudar a nortear a escolha do influenciador, como a campanha vai ser feita e como avaliar se ela foi efetiva ou não. Nesse momento é importante estabelecer objetivos mensuráveis, então seja específico. 

Encontre o influenciador de estética 

Considere as informações do tópico acima. Pondere entre algumas opções e tente estabelecer uma conversa prévia antes da proposta para entender se é o que você está procurando para representar sua clínica. 

Crie uma proposta de valor 

É preciso que a parceria seja vantajosa para a clínica, para o influenciador e para o público. Veja o profissional como uma ponte que conecta um serviço de qualidade para quem quer e precisa. Entenda se pode ser feito através de permutas e/ou cachês, se é possível oferecer cupons de desconto ou até mesmo uma comissão por cada cliente que eles indicarem. 

Desenvolva conteúdo de qualidade 

Vocês podem definir quantos e quais conteúdos vão ser criados, em quais plataformas e como serão medidos. Trabalhe em conjunto com os influencers para criar algo que destaque os serviços e diferenciais da sua clínica. Conteúdos como fotos de antes e depois, depoimentos em vídeo, tutoriais de tratamentos em stories podem ser eficazes. 

Monitore e avalie 

Avalie métricas como alcance, engajamento, tráfego para o site e conversões para medir o sucesso. Você vai conseguir compreender o que está e o que não está dando certo. Entenda que muitas vezes pode ser a forma como está sendo feito e não a campanha em si. É importante usar ferramentas analíticas para monitorar o desempenho

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Como obter os melhores resultados 

Investir em marketing de influência pode ser um divisor de águas para clínicas de estética. Com as parcerias certas e uma estratégia bem estruturada, sua clínica pode ganhar a visibilidade e a credibilidade que precisa. 

Para conseguir acompanhar o número de pacientes da clínica pós-campanha, utilizar da melhor forma possível sistemas de segmentação, direcionar outras campanhas de marketing e realizar um trabalho minucioso de relacionamento com clientes, uma parceria que pode apoiar sua jornada é com um sistema de gestão completo. 

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Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
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